Moda & Beleza

DFB Festival 20 anos: desfiles, shows, palestras, workshops, música e gastronomia no Aterro da Praia de Iracema

Pilotado por Claudio Silveira, o DFB busca promover o empreendedorismo nacional, estabelecer novas tendências e exportar a cultura brasileira

Publicado em 05/05/2019 | Por Heloisa Tolipan

Vai dar praia! Todos os olhares se voltarão para Fortaleza a partir do próximo dia 15 de maio. Isso porque o DFB Festival comemora 20 anos em clima de verão celebrando o sucesso do nosso handmade brasileiríssimo como vitrine internacional deixando sua marca a passos largos na areia. E, depois de passar pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, pelo Centro de Convenções de Fortaleza e pelo Terminal Marítimo, a estrutura da semana de moda e artes plurais está sendo erguida no Aterro da Praia de Iracema. Pilotado por Cláudio Silveira, o megaevento na capital cearense chega ao vigésimo ano consagrando-se, também, pela extensa programação multicultural, o que reforça a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da cultura, da formação e do empreendedorismo.

Cláudio Silveira é diretor do DFB Festival e idealizador do projeto (Foto: Davi Magalhães)

Os números são impressionantes: serão 36 desfiles, 20 shows, quatro balés, oito palestras, quatro workshops, 14 restaurantes, sete bares e uma feira com foco em economia criativa que reunirá 60 expositores, que irão comercializar produtos que obedecem a critérios sustentáveis de produção e consumo consciente. Tudo isso em uma estrutura de mais de 27.000m², que Claudio Silveira batizou “Cidade Autoral”.

O local conta com três ambientes para exposição das coleções, duas salas internas com capacidade para 1.000 pessoas em cada e uma sala externa, de frente para o mar, o DFBeach Club, com passarela de 150m de extensão, instalada sobre as areias da praia. “Para o cearense, a praia é mais do que um acaso geográfico: ela traduz a vocação do nosso povo para o empreendedorismo e a inovação, dado o exemplo dos jangadeiros, das rendeiras e do horizonte vasto do Atlântico à nossa frente”, explica Claudio.

Vale destacar que a instalação da megaestrutura do DFB no Aterro da Praia de Iracema é um marco histórico, uma demonstração prática das ideias inovadoras. A iniciativa está simbioticamente alinhada a ações de fomento ao design e criatividade, desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza, através do Distrito Criativo Iracema.

O DFB Festival conseguiu os holofotes da moda antes direcionados para o eixo Rio-São Paulo (Foto: Divulgação)

Além de fazer a roda do empreendedorismo e da economia nacional girar, o DFB Festival promove a valorização dos produtos feitos à mão e imprime a identidade do povo brasileiro na moda nacional. É diante desse olhar diferenciado sobre a cultura cearense e o reconhecimento das atividades locais como promessas de novas tendências que o DFB reuniu os principais nomes da moda autoral, como Lindebergue Fernandes, Gisela Franck, David Lee, Wagner Kallieno, Almerinda Maria, Melk Z-da, Jeferson Ribeiro, Ronaldo Silvestre, Kallil Nepomuceno, Rendá por Camilla Arraes, D’Aura, Flee, os estreantes Parko e Homem do Sapato, além de novos nomes que estreiam no DFB como Baba (CE), Chico Marinho (AL), Vitor Cunha (CE) e as cariocas ESC e Marju.

O encerramento do desfile ficará a cargo da Silvânia de Deus, um dos nomes precursores do Distrito Criativo Iracema. A direção dos desfiles, tradicionalmente feita por Claudio Silveira, ganha um reforço de peso: quem assume a coordenação nesta edição é Claudio Santana, nome à frente da direção de desfiles da New York Fashion Week, São Paulo Fashion Week, Korea Fashion X Passion, entre outros. Após a passagem pelo DFB Festival, ele assinará a direção dos desfiles da próxima NY Fashion Experience, em setembro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo Claudio Silveira, a importância do evento está em “olhar a realidade através de todas as camadas, abrangendo todos os sentidos e todas as direções”. Dessa forma, é possível valorizar os contrastes de outras regiões que estão fora do eixo Rio-São Paulo, provando que não há limites para a originalidade quando combinada com o talento. “As pessoas que estão participando desta edição são profissionais vanguardistas e que se viram, mesmo com poucos recursos. Nunca vi tanta diversidade no Nordeste”.

Além da apresentação de novas tendências e marcas, o DFB, em parceria com instituições representativas da cadeia produtiva do Nordeste, irá promover mais quatro desfiles. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIAC) irá homenagear a grife Água de Coco, uma das mais bem sucedidas empresas cearenses do trade. O Sindicato da Indústria de Fiação em Tecelagem e Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil) apresenta o preview dos lançamentos da Jangadeiro Têxtil. O SindRoupas promoverá a estreia do selo Matias, assinado pelo piauiense Deoclys Bezerra, vencedor da primeira edição do prêmio Novos Talentos, em 2000.

Já o Sebrae/CE irá apresentar uma coleção criada em parceria com o programa Rota das Emoções, que reuniu artesões dos municípios da Rota de Jericoacoara: Camocim, Sítio Alegre, Chaval e Barroquinha. O intuito é valorizar a criação autoral das microrregiões no interior do Estado através de materiais e técnicas como crochê, palha, chita e escama de camurupim. Alunos de Juazeiro do Norte também irão participar da mostra e irão trazer para o palco, após um semestre de pesquisas, a coleção Cariri Visceral, em parceria com o Senac/CE.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao instalar-se nas areias do Aterro da Praia de Iracema, o DFB Festival 2019 reafirma seu compromisso com ações sustentáveis de estímulo à preservação do meio ambiente. Para garantir a praia limpa antes, durante e após o evento, o DFB firmou parceria com a Enel, através do programa EcoEnel para a realização de coleta seletiva de todos os resíduos gerados, durante todos os dias de Festival. Visando ações sustentáveis e solidárias, a diretora-executiva do DFB Festival, Helena Silveira, garantirá a doação da renda total da venda da coleta seletiva no evento para ser transformada em bonificação para a Edisca. Na manhã do sábado, dia 18, Claudio Silveira e um squad de modelos, irão promover uma ação de praia limpa nas areias do Aterro, no entorno da área do DFB.

O DFB é um dos maiores e mais longevos eventos de moda do país (Foto: Reprodução/DFB)

Primeira das fashion weeks a adotar esse formato de artes integradas, o DFB foi pioneiro em atrair um público mais diversificado para perto da moda, antes restrita a convidados e fashionistas. “Isso só reforça a nossa missão maior, que é promover a inovação e o acesso às mais diversas formas de produção criativa”, ressalta Claudio Silveira.

Leia também: DFB Festival 2018: “A internacionalização da moda é bem-vinda, mas também é perigosa”, diz Claudio Silveira, idealizador da maior semana de moda do Nordeste

Prêmio Novos Talentos
Mantendo a tradição que já dura 19 anos, o prêmio Novos Talentos irá reunir estudantes promissores de todo o país para competirem pela recompensa de R$ 10.000. HT, que participa do corpo de jurados do concurso, garante que plataforma multidisciplinar visa fomentar a criatividade e revelar talentos para a moda brasileira. É por isso que o Festival é voltado para alunos da área da moda como um todo. A ação mobiliza alunos dos cursos de Estilismo, Moda e Design de todo o país, que elaboram peças sob a supervisão de seus docentes. Para participar o candidato deverá estar matriculado em uma instituição de ensino, e cursando alguma graduação ou bacharelado na área de moda. O concurso permite a participação de alunos de todo Brasil, mas lembrando que é necessário que a sua instituição de ensino cadastre sua equipe no concurso. Grupos de faculdades do Ceará, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo já estão confirmados para participar do concurso.

O prêmio Novos Talentos incentiva a indústria criativa do Nordeste (Foto: Divulgação)

Confira a premiação para os três primeiros colocados do Dragão Fashion Brasil 2019:

1º Colocado – Prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para o grupo de alunos classificado em 1º Lugar + Troféu DFB Festival 2019;
2º Colocado – Um Troféu DFB Festival 2019 – 2º Lugar para a Instituição que obtiver esta colocação;
3º Colocado – Um Troféu DFB Festival 2019 – 3º Lugar para a Instituição que obtiver esta colocação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Atrações Musicais
Unindo moda, cultura, música, gastronomia, formação e empreendedorismo, o DFB Festival se supera em programação ano após ano e, nessa edição, receberá o incensado trio Melim no Palco Cores, na Praia. Formado pelos irmãos Diogo, Rodrigo e Gabi, o grupo mistura referências reggae, pop, MPB e internacionais e fazem sucesso Brasil afora com canções como “Meu Abrigo”, “Ouvi dizer”, “Dois corações” e outras. O vocal harmonioso do trio conquistou uma legião de fãs e acumula grandiosos números na web. O evento irá receberá ainda outros artistas, como MC Pocahontas, Two Folks e mais.

A banda Melim é a principal atração musical do evento (Foto: Divulgação)

Já o Palco Sesc, com 300m² de área coberta, além das apresentações de dança, receberá grandes shows, com nomes como Marcelo Jeneci, e cujo line-up completo será divulgado em breve, com curadoria artística assinada pelo Sesc/Ce.

A programação musical do DFB Festival é inteiramente gratuita, com censura 12 anos, e acontecerá nos palcos Sesc e Cores, em line-up paralelo aos desfiles, workshops e palestras, diariamente a partir das 16h.

Mostra de Fashion Films
Entre as grandes novidades que compõe o vigésimo aniversário do evento, o lançamento de uma mostra competitiva de fashion films de curta-metragem promete arrasar. Novamente mostrando sua verve de olhar voltado a fomentar a criatividade e revelar talentos para a moda brasileira, o DFB reunirá profissionais, alunos e apaixonados por moda autoral que, tendo o universo das praias como inspiração, integrarão a 1ª Mostra DFB MoveModa. Serão 11 entidades de ensino técnico e superior e 26 vídeos exibidos individualmente na abertura dos desfiles do line-up oficial. Em jogo, R$ 10.000,00 em prêmios, distribuídos em 4 categorias: Fashion Film Independente do Ano; Pensamento Crítico; Inovação em Linguagem e Talento Estudantil.

Charles W., coordenador da 1ª MoveModa, reforça o compromisso da Mostra em democratizar o acesso a produções independentes, já que, além da exibição durante o DFB, todos os trabalhos inscritos (inclusive aqueles que ficaram de fora da mostra competitiva) podem ser assistidos, com exclusividade, no site do evento.

O júri responsável pela seleção, reuniu nomes da moda, do jornalismo cultural e da produção audiovisual: os estilistas Cândida Lopes e Lindebergue Fernandes, o crítico Diego Benevides, o cineasta George Frota, o professor de audiovisual Arthur Leite, o fotógrafo Igor Cavalcante, o produtor Pedro Nascimento, e as jornalistas Cris Pioner, Gabi Dourado e Rozze Angel.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os vencedores serão conhecidos no dia 15 de maio. Enquanto isso, confira a lista dos 26 curtas selecionados para a mostra competitiva:

4 de Cor de Matheus Dias (CE)
A vida inspira de Markos Montenegro (CE)
A tênue distância entre o concreto e o natural de Matheus Queiroz (CE)
Afã de Marcos Paulo (RN)
Alomorfa de Ivna Melo (CE)
Arca de Carla Pietra + Henrique Alves + Violeta Sutili (SC)
Black Sad Beach de Albino Freaza (CE)
Bravo de Marcelo Felippe (PR)
Choices de Paulo Nepomuceno (CE)
Damião de Gleno Rodrigues (MA)
De banzo eu não morro de Grenda Costa (CE)
Desburqada de Samer Lopes (CE)
Drive de Leon Silva (CE)
Existe mais do que eu enxergo de Lara Frota (CE)
Fluido de João Paulo Duarte de Sousa (CE)
Kurum Y’Tupâbenunga de Paulo Victor Soares + Filipe Arara (CE)
Naus de Lucas Ervedosa + Diego William + Gabriel Marques (CE)
O Mar de Gerome (CE)
Oceano plástico de Sherida Livas + Luan Marques (CE)
Ponto de Matheus Dias (CE)
Praia livre para todxs de Luanna Gondim (CE)
Quiméria de Livia Aprá + Violeta Adelita Sutili (SC)
Ressaco de Paulo Nepomuceno (CE)
Ser de Fabio Jaciuk (SE)
Sol, reflexo de mim de Albino Freaza (CE)
Start de Rafhael Castro (BA)

Programação Cultural
Além de enaltecer a cultura da moda autoral brasileira, o DFB Festival vai além e oferece uma programação multicultural, composta por exposições, mostra de curtas-metragens, lançamentos de livros, espetáculos de dança, shows de música e sets de DJs durante a época de desfiles.

É por isso que, na terça-feira, 14, um dia antes da abertura do evento, o Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF) apresenta a exposição Grandes Olhares, montada exclusivamente para o Festival, reunindo pérolas do seu acervo, incluindo imagens icônicas de Richard Avedon, Otto Stupakoff, Luiz Tripoli, Horst P. Horst, Milton Greene e Leo Faria, entre outros, cedidas exclusivamente pelo idealizador do Museu, Silvio Frota, com atuação da embaixadora da ação, Paulinha Sampaio.

O vernissage contará com performance de modelos usando looks da histórica coleção colaborativa “A Hora do Brasil”, recém-apresentada no consulado brasileiro em Londres, e coordenada por Jum Nakao para o Senac/CE, e executada e transmitida em tempo real, durante o DFB 2012.

Já a partir da quarta, 15, no Aterro da Praia de Iracema, o DFB sedia três exposições: o estilista David Lee remonta a instalação apresentada na temporada de moda de Londres, no início deste ano, para a qual foi convidado pelo British Fashion Council, em ação inédita orquestrada pelo Senac/CE; dando continuidade à expo paralela no Museu de Fotografia, o DFB apresenta a exposição DFB 20 Anos • Novos Olhares, com curadoria de Maria Julia Giffoni e Thais Mesquita, reunindo trabalhos de fotógrafos de várias gerações, como Delfina Rocha, Nicolas Gondim e Luis Moraes; enquanto isso, no lounge principal do Evento, uma timeline celebra grandes momentos dessas duas décadas de DFB Festival, incluindo imagens raras das primeiras edições, quando o evento ainda se chamava Dragão Fashion.

Fernando Torquatto autografa livro que comemora seus 25 anos de carreira (Foto: Divulgação)

Pensa que acabou? Ainda na programação cultural do DFB, no sábado, dia 17, o maquiador e fotógrafo Fernando Torquatto recebe convidados para tarde de autógrafos de seu novo livro, homônimo, em que clica celebridades e comemora 25 anos de carreira. O lançamento será no Auditório Senac, espaço onde ocorrem os talkshows e mesas redondas do Dragão Pensando Moda.

Dragão Pensando Moda
O Senac, mais uma vez, correaliza o ciclo de formação Dragão Pensando Moda, composto por talkshows, mesas redondas e workshops formativos abertos ao público, com nomes como o consultor e estilista Dudu Bertholini; o diretor criativo da Animale, Vitorino Campos; o criador da label sustentável Ahlma (Grupo Reserva), André Carvalhal; o criador do seminário Homem Brasileiro, Mario Queiroz; o diretor de marketing e exportação Água de Coco, Renato Thomaz, entre outros convidados.

Dudu Bertholini é um dos nomes do Dragão Pensando Moda (Foto: Divulgação)

A programação do DPM tem início, todos os dias, às 15h. As inscrições para talkshows e mesas redondas são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas no site do Senac/Ce. Após as atividades do DPM, a partir das 17h30min, o DFB dá início às atrações musicais e culturais.

O DFB Festival 2019 é apresentado pelo Governo do Estado, através do selo Ceará tá na Moda, com agradecimento especial à Enel patrocínio da Prefeitura de Fortaleza e apoio do Sebrae, Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Sistema FIEC, SindiRoupas, Sinditêxtil, Supermercadinhos São Luiz, Jangadeiro Têxtil, CSI, Museu da Fotografia e Cores Entretenimento. Apoio institucional: Programa TexBrasil, Abit, Apex Brasil. Apoio Cultural: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Realização: Equipe de Produção e Artesanias do Ceará.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviço:
DFB FESTIVAL 2019
15 a 18 de Maio
Aterro da Praia de Iracema
Line-up oficial de moda do DFB Festival 2019:
Quarta • 15
17h30 – Parko
18h – Coletiva de Abertura
19h • Sl. 1 – Vitor Cunha + Caio Nascimento
19h30 • Sl. 2 – Almerinda Maria
20h • Sl. 1 – Homem do Sapato
20h30 • Sl. 2 – Gisela Franck
21h • Sl. 1 – FIEC apresenta Água de Coco
Quinta • 16
17h30 • DFBeach Club – Senac/RJ apresenta ESC
18h30 • Sl. 2 – Saldanha
19h • Sl. 1 – Senac/CE apresenta Cariri Visceral + Bruno Olly
19h30 • Sl. 2 – Sinditêxtil apresenta Jangadeiro Têxtil
20h • Sl. 1 – Rendá por Camila Arraes
20h30 • Sl. 2 – David Lee
21h • Sl. 1 – Wagner Kallieno
Sexta • 17
17h30 • DFBeach Club – Senac/RJ apresenta Marju
18h30 • Sl. 2 – Concurso dos Novos (Ateneu, Fanor, Sta. Marcelina, UNAMA)
19h • Sl. 1 – Jeferson Ribeiro
19h30 • Sl. 2 – SindiRoupas apresenta Matias
20h • Sl. 1 – Melk Z-Da
20h30 • Sl. 2 – Sebrae apresenta Rota Jeri + Lindebergue Fernandes
21h • Sl. 1 – Kallil Nepomuceno
Sábado • 18
18h30 • Sl. 2 – Concurso dos Novos (Unifor, UTFPR, UFPI, Veiga de Almeida)
19h • Sl. 1 – Baba
19h30 • Sl. 2 – D’Aura
20h • Sl. 1 – Ronaldo Silvestre
20h30 • Sl. 2 – Flee
21h • Sl. 1 – Silvânia de Deus

Pesquisas relacionadas