Moda & Beleza

Conheça Guto Moraes, o maquiador das celebs que transformou uma brincadeira de criança em profissão

Ele, que já assinou belezas de artistas como Paloma Bernardi, Bruna Marquezine, Letícia Colin e Glória Pires, contou que a pele é sua principal preocupação e identidade artística. Para ele, uma expressão iluminada é a chave de sucesso para qualquer maquiagem. "Eu amo uma pele natural e viçosa"

Publicado em 20/12/2016 | Por Julia Pimentel

Ele é um dos nomes cada vez mais comentados entre grifes e artistas quando o assunto é maquiagem. Responsável pela beleza arrasadora de Paloma Bernardi no editorial exclusivo para o site HT, Guto Moraes está em processo crescente e indiscutível em sua recente e glamourosa carreira como maquiador. Talentoso, profissional e sonhador, ele nos contou que a profissão nem sempre foi um desejo explícito em sua vida. Amante da beleza e dos cuidados com a aparência desde a infância, Guto só descobriu a paixão pelos pincéis quando adulto. “Desde pequeno, eu gostava muito desse universo de beleza. À medida que eu fui crescendo e amadurecendo, eu esqueci dessa minha paixão. Um dia, meu pai disse que era para eu escolher um curso para eu me tornar profissional em alguma área. Por eu não gostar de nenhuma matéria convencional da escola, eu resolvi fazer algo que tivesse a ver com beleza. Foi então que eu me matriculei para ser técnico em estética”, relembrou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No entanto, depois de decidir estudar Técnica em Estética, um curso de um ano e meio de duração, Guto Moraes foi picado pela lembrança e simpatia pela maquiagem. Como nos contou, depois de assinar os papeis da primeira especialização, o artista abriu mão do curso para se formar em Maquiagem Profissional, que tinha duração de apenas três meses. Formado, Guto Moraes precisou de um outro estalo para que pudesse mergulhar na nova profissão. “Depois de dois meses de ter terminado o curso, eu comecei a namorar. Nessa época eu não tinha dinheiro para sair com ele e nem para fazer os programas a dois. Foi então que percebi que aquele era o momento de eu começar a trabalhar”, contou o maquiador, que teve o seu primeiro emprego na área na loja Contém 1g.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Antes de se aventurar no universo das celebs, Guto Moraes ainda teve uma importante passagem pela grife Le Lis Blanc na época em que a marca lançou sua linha de maquiagem. Por lá, Guto Moraes contou que adquiriu experiência para embelezar diferentes tipos de rostos de mulheres de todas as idades, desde senhoras às crianças que queriam apenas um batom rosa. Mas o mergulho, de fato, no mar glamouroso ao qual Guto Moraes pertence hoje só foi possível graças a um padrinho do maquiador em sua trajetória profissional. Depois de conhecer Everson Rocha em um evento da Le Lis Blanc, Guto decidiu mudar o rumo de sua carreira. “Chegou um momento em que eu quis me dedicar a minha profissão e transformar o meu nome em uma empresa. Foi aí que eu larguei tudo e resolvi tentar. Na verdade, eu sempre quis trabalhar com moda, desfiles e artistas. Mas achava que esta ainda era uma realidade muito distante”, explicou Guto, que revelou ainda que, para entrar neste universo, é preciso um empurrãozinho de alguém que já faça parte. “Tem muita panelinha. Se não tiver indicação ou um padrinho, fica muito difícil. Por isso que o Everson foi tão importante. Ele que me iniciou nesse meio. No começo, eu só trabalhava como assistente dele e depois fui ganhando força e autonomia. Em um ano e meio, eu conseguir construir meu nome e ter a minha carreira”, comemorou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com o passar do tempo e dos trabalhos incríveis realizados nos rostos de grandes personalidades brasileiras, Guto Moraes já se consolidou no universo das celebs como maquiador. Ele, que fez belezas para editoriais de revistas como Vogue e Elle e assinou produções em musas como Bruna Marquezine, Ana Furtado, Drica Moraes e Glória Pires, conta que o trabalho mais marcante foi com uma artista que marcou seu passado. “A primeira famosa brasileira que eu maquiei foi a Kelly Key, que havia marcado muito a minha infância. Foi nesse momento, em que eu estava arrumando alguém que tinha participado da minha vida quando criança, que eu percebi que era isso o que eu queria fazer”, relembrou Guto Moraes que sonha em maquiar a norte-americana Mariah Carey e Gisele Bündchen.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre tantos produtos, pinceis e possibilidades no universo da beauty, Guto Moraes ressaltou um elemento que nunca pode faltar em suas makes: o iluminador. Apaixonado por peles bem feitas que revelem a vivacidade da pessoa, o maquiador destacou a importância de uma aparência iluminada e energizada. “Eu amo uma pele natural e viçosa. Eu não gosto quando uma produção tem muito pó e é opaca. Isso, para mim, é só para quem já morreu. O meu principal foco na maquiagem é sempre fazer uma pele viva e com luz. Isso é o máximo da maquiagem. Afinal, o olho pode estar incrível, mas se a pele não estiver ornando, a maquiagem não fica boa”, apontou. Aprenderam, ?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por fim, Guto Moraes nos contou sobre os planos para o futuro. Além de agradecer pelas conquistas de 2016, o maquiador se prepara para novos trabalhos e desafios no ano que se aproxima. Grato e com o pé no chão, Guto nos contou que já se considera muito feliz só por ter concretizado uma vontade que parecia impossível. “Eu não tenho pretensão de ser famoso nacionalmente. Meu maior sonho é ser um nome de peso nos bastidores e que todas as atrizes e assessoras queiram o meu trabalho. Cada vez mais, eu quero ser conhecido no meio artístico e da moda”, disse Guto Moraes que também sonha em sair do Rio de Janeiro para realizar trabalhos em São Paulo e outras cidades. Nós do HT torcemos pelo seu sucesso, querido!

Pesquisas relacionadas