Com o Minas Trend chegando, HT foi atrás das marcas que prometem bombar na passarela mineira. Vem saber!


Lucas Magalhães adiantou que sua coleção terá mistura de cores e texturas, enquanto Lino Villaventura fez mistério. As marcas novas do line-up, Viva por Vivaz, Sonia Pinto e Confraria, também prometem agitar a capital mineira

Os termômetros da moda prometem subir a partir do dia 4 de abril, quando marcas poderosas como Lino Villaventura, Lucas Magalhães, Fabiana Milazzo, Sonia Pinto e outras subirão à passarela do Minas Trend para apresentar suas criações do Verão 2017. Em sua 18ª edição, o evento é considerado um dos maiores de moda, business e comportamento do país, e, mais do que isso, é também um importante espaço de troca de conhecimento e integração entre profissionais da área. Entre os desfiles tão aguardados e salões de negócios para lojistas de todo o país, compradores internacionais e formadores de opinião movimentarão o Expominas, em Belo Horizonte. Se, na última temporada, o trabalho manual foi o guia tanto na catwalk como no salão, agora a ideia é promover um mergulho profundo no DNA de cada uma das marcas participantes. O tema “Essência” é uma síntese na busca pelo que é importante dentro da indústria da moda. Ou seja: justamente o que gera valor na hora de uma marca buscar competitividade dentro do mercado.

Leia também: Despertar a essência do que é importante na indústria da moda é o objetivo principal da 18ª edição do Minas Trend

Nós, de HT, apaixonados que somos pelo Minas Trend, a segunda maior semana fashion do Brasil, fomos atrás dos responsáveis pelas marcas que prometem bombar na passarela para saber tudo em primeira mão. Vem também!

Lucas Magalhães
Sempre que uma modelo pisa na passarela com seus tricôs, malhas e estampas, gera-se um burburinho entre os fashionistas. Já é sabido no meio que Lucas Magalhães é um expert no assunto. “Acredito que são os pontos fortes nas coleções, mas prefiro não ficar preso. Quero me sentir livre e não me tornar uma marca que trabalha sempre com a mesma matéria-prima, ou a mesma técnica… Gosto de me aventurar, propor novidades para quem é adepto da marca e atender aos novos desejos desse consumidor. Moda é experimento, novidade”, nos disse Lucas, que, na última temporada, provou que tem convicção no que  fala e colocou peças de couro na passarela – inédito em sua marca. “O couro é uma matéria-prima que me atrai muito. Começamos a experimentá-la na coleção passada e o resultado foi bem legal. Quero me aprofundar mais nessa mistura de tricô com couro”, adiantou.

09 de Abril 2015 - Estilista, Lucas Magalhaes, Minas Trend - Verao 2016 - ZOEIRA - 11zo0202 - GUSTAVO SCATENA/FOTOSITE

(Foto: Reprodução/Gustavo Scatena/Fotosite)

Recentemente, a marca Lucas Magalhães entrou na holding de Patrícia Bonaldi, o grupo Nohda, que ele garantiu: o deixa completamente à vontade para criar. “É muito livre. O grupo acredita na marca e na maneira que pensamos o produto. Fico super à vontade para propor, criar e desenvolver as peças, enquanto cuidam da parte administrativa, de planejamentos e burocrática do negócio”, explicou ele, emendando que recebe alguns toques que considera positivos. “Crio e desenvolvo a coleção com total autonomia. Claro que recebo feedbacks dos setores mais ‘empresariais’, para seguir pelos melhores caminhos, e essas informações me deixam bem mais seguro para criar”, contou. A relação com Patrícia? “Super próxima! Usamos o mesmo ateliê. Trocamos muitas ‘figurinhas’, e isso tem acrescentado muito aos produtos”, disse.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Desfilar suas criações em um evento mineiro significa muito para Lucas. “Adoro o Minas Trend. Além de facilitar a vida dos compradores, apresentando várias coleções em um mesmo espaço, favorece o contato entre as marcas, trocas de ideias e experiências… ele fortalece nosso setor. Depois do desfile, de apresentar a proposta da marca, percebo o interesse maior do comprador. Ele já chega ao estande querendo ver o produto que lhe chamou a atenção na passarela e que atende às necessidades do seu cliente. E, realmente, ter prontamente esse produto disponível para venda proporcionaria o crescimento das marcas, além da satisfação do cliente final”, declarou.

lucaspatriciaeluizclaudio

Lucas Magalhães, Patrícia Bonaldi e Luiz Claudio (Foto: Reprodução)

Falando nisso, o que será que ele acha sobre a revolução nas semanas de moda com o “see now, buy now”? “Há um bom tempo penso sobre isso. O desejo é um sentimento muito importante na moda e atendê-lo é muito gratificante para quem cria e fundamental para o crescimento de uma empresa. Teremos que acreditar e apostar mais ainda em nossos produtos. Vejo essa mudança como necessária e ao mesmo tempo natural… o mundo se desenvolveu, mudou, não podemos ficar “ultrapassados”, afinal moda é sinônimo de novidade. As semanas de moda não vão acabar de jeito nenhum! O desafio é conhecer a essência do cliente e atendê-lo prontamente. Descobrir um caminho para que isso funcione será muito bom”, analisou ele, que, de “Essência”, entende bem. “O tema do Minas Trend é genial. Ideal para o momento que estamos vivendo. Essência tem tudo a ver com autoconhecimento, tanto pessoal quanto das marcas. O consumidor quer se identificar com o produto, com a essência dele. Com tanta oferta, apresentar moda com alma e personalidade se torna necessário”, afirmou.

Finalmente, a curiosidade geral: o que vamos ver na passarela de Lucas Magalhães no Minas Trend? “Vamos apresentar uma coleção de muitas cores, mistura de matérias-primas e técnicas de estamparia. Me inspirei na obra de Mary Heilmann, artista contemporânea nascida em São Francisco (1940), que hoje vive e trabalha em Nova Iorque (desde 1968). A maneira de misturar cores e texturas me atraiu muito, e foi essa sensibilidade que tentei capitar e transferir para as peças”, adiantou. Ficaremos de olho.

Lino Villaventura
Em conversa com HT, o estilista pouco adiantou sobre o que seus consumidores e admiradores verão na passarela. “Tudo na minha vida é incógnita”, disse. Seus desfiles de conceitos costumam chamar muita atenção, mas ele garantiu que só sabe do resultado final ali, na hora. “Gosto de fazer na intuição, só dá para saber definitivamente quando sai. Claro que tudo é pensado, mas o todo é só quando sai, então espere e verás”, afirmou ele, que garantiu: gosta de seduzir. “A coleção é de uma marca de roupa mais comercial, fácil de usar. A roupa seduz no desfile, você já sabe como usar, onde usar, gosto muito disso”, disse.

lino1

(Foto: Reprodução/FFW)

Para Lino, o mais interessante da semana de moda mineira é o fato de provocar, além de novos conceitos, negócios. “Minas Trend é muito legal, porque tem foco no negócio: efetuar compra e venda. Nem por isso não se faz um desfile. Fiquei muito contente com o convite, porque gostei muito do resultado da temporada passada. O evento é muito bem organizado, é familiar, descontraído”, elogiou ele, que também declarou a admiração pelo tema escolhido: “Essência é essência. De cada um, de identidade, do prazer, de criar. Isso faz parte da vivência, da experiência, da vida. Tudo é muito essencial. Fazer um trabalho de essência pode ter o que quiser. Isso já é parte do meu trabalho normalmente. É o DNA da marca. É muito forte o conceito do que se faz, do que se mostra. Personalidade nunca morre”, declarou. Palavra de quem sabe.

lino3

(Foto: Reprodução/Site oficial)

Faven
O tricô colorido é parte da essência da Faven, que mistura malharia e tecidos planos a fim de transformá-los em peças de ar sofisticado e original. A Faven, que significa prosperidade em latim, tem como missão criar roupas atemporais para mulheres de todas as idades e, na última temporada mineira, a marca inspirou-se na Bauhaus. Ou seja: muitas peças de referências geométricas cruzaram a passarela, mas as assimetrias e a cartela de cores vibrantes quebraram a seriedade da coleção. Os tricôs vieram especialmente texturizados e com fendas e cortes poderosos no outono-inverno 2016. Voltando um pouco na história, vemos que a assimetria já era uma aposta da marca há um tempo. O verão 2016 também teve muitas peças com essas proporções. Se no inverno o tricô reinou absoluto, no verão anterior ele veio combinado com vários lenços sobrepostos e ganhou desenhos com fios metálicos ou transparentes. A marca prova que, no calor ou no frio, as malhas podem ser o carro-chefe de qualquer guarda-roupa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fabiana Milazzo
Se hoje Fabiana Milazzo leva suas peças para Paris para apresentá-las a lojistas que visitam a Tranoi Montaigne durante a semana de moda, tudo começou bem ali, em Minas Gerais, mais precisamente Uberlândia, onde ela abriu sua primeira loja. Aliás, é também onde a fábrica que distribui roupas para mais de 90 multimarcas está localizada. Vê-se que a história de Fabiana Milazzo com Minas Gerais é de amor. A feminilidade e a originalidade aliadas à preocupação na busca por materiais diferenciados e ao handmade único feito com técnicas de bordados desenvolvidas por ela fazem das roupas de Fabiana desejo de dez entre dez fashionistas. Suas roupas de festa leves, jovens e despretensiosas são sofisticadas e encantam. No verão de 2016, Fabiana levou às passarelas muitos bordados sobre tules e estampas de mantras e cânticos religiosos do Nepal e chamou atenção ao incluir faixas de couro tressê usadas como cintos e coletes sobrepostos bem ao estilo boho – pura inovação em moda festa. O que esperar dessa temporada? Já estamos ansiosos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Plural
A marca é conhecida por sua alfaiataria chique e é uma das grifes clássicas no line-up do Minas Trend. Na última temporada, eles investiram em traços mais leves para uma moda mais confortável e em estampas com mulheres nuas, além de peças exóticas como um tecido translúcido e a controvérsia pochete. No verão 2016, a Plural já havia trazido uma surpreendente combinação de tons terrosos como areia, mostarda, marsala e outros que, ao lado de tecidos jeans, brancos e off-white, chamaram atenção. Os shapes relaxados e as peças em linho, viscose, couro ecológico, organza texturizada e outros tecidos tecnológicos também foi sucesso absoluto. Juntando os antecedentes, nossa aposta é um verão confortável e, claro, chique – como a Plural sabe fazer.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Viva por Vivaz
A Vivaz é uma marca que desfila no Minas Trend há muitas edições mas, agora, a novidade é o lançamento da Viva como uma grife própria. “A Viva veio, a princípio, como uma linha da Vivaz, esse período funcionou como uma incubadora para testar a aceitação da marca no mercado e o resultado foi superpositivo, o que nos levou a decidir que agora era a hora de romper. Fazendo uma analogia com a temática dessa coleção, a Viva passou por uma metamorfose e está na hora da borboleta sair do casulo”, explicou Isabela Faria, diretora criativa da marca, que terá um estande próprio no salão. “Quem passar por lá perceberá a diferença entre as duas marcas que, apesar de serem do mesmo grupo, apresentam propostas completamente diferentes”, adiantou.

Isabela Faria - créditos Bárbara Dutra

Isabela Faria é a diretora criativa da Viva por Vivaz (Foto: Bárbara Dutra)

A coleção virá primaveril, colorida e com inspiração na moda de Zandra Rhodes, que sempre optou brilho vibrante e excêntrico de suas criações e se destacou na vanguarda londrina. “A ideia é passar essa energia de novidade, em um clima super cool e fresh, não só nas cores, mas também no mix de texturas e shapes como a linha A. Para a passarela, as borboletas serão as protagonistas, ilustrando o processo da metamorfose, que inspirou a coleção”, disse Isabela, que preparou um desfile de shapes lânguidos em tecidos fluidos e alfaiataria simples, além de cetim e tafetá perfeitos para a noite. A cartela de cores vem com tons frescos como rosa primavera, azul menta, branco off, camel, azul céu e preto e muitos trabalhos manuais zero óbvios, como pinturas e desenhos feitos à mão, patches, bordados e mais, prometem encantar os fashionistas.

viva1

Uma das criações da Viva, marca mais jovem da Vivaz

Para Isabela, o mais legal do Minas Trend é a possibilidade de unir tantas criações em um só evento. “A diversidade de cada marca poder apresentar suas apostas e ao mesmo tempo a praticidade para o cliente em conseguir montar um mix de marcas e fazer as compras da loja em um só lugar”, analisou ela, que acredita que os estilistas precisam se adaptar ao dinamismo dos novos tempos. “Não acredito que seja o fim das semanas de moda, mas sim uma adaptação ao novo comportamento do consumidor. Creio muito nessa ideia de ‘see now, buy now’ e, inclusive, estamos com um projeto para já nesta edição lançarmos uma pré-venda tanto no atacado, quanto no varejo, em que o cliente pode selecionar a peça escolhida e em até 15 dias úteis terá acesso ao produto”, contou. O tema “Essência” do Minas Trend se encaixa perfeitamente nisso: “Em momento fashion de mudança, a busca da essência é um grande diferencial, visto que foi por sua essência, que a moda mineira tornou-se mundialmente conhecida”, declarou.

viva2

Sonia Pinto
Com mais de 40 anos de carreira, a estilista clássica dos anos 80 e uma das fundadoras do Grupo Mineiro de Moda chegou a ser homenageada pelo evento na temporada passada e, agora, leva para a passarela suas criações refinadas que mantém o viés artsy. Para seu debut no Minas Trend, Sonia promete surpreender com texturas intrigantes e muitas referências no japonismo, a influência de obras artísticas japonesas na moda ocidental. E ela começa com o pé direito: nomes de peso como Paulo Martinez e Ricardo dos Anjos assinam, respectivamente, o styling e a beleza do desfile. Quem duvida do sucesso?

Constanza-Pascolato-e-Sonia-Pinto-e1346084724486

Constanza Pascolato posa com Sonia Pinto (Foto: Reprodução/FFW)

Confraria
A marca especializada em bolsas e sapatos concentra suas vendas por todo o país e internacionalmente também, com presença forte em países da Ásia e Europa. Com um trabalho pautado na utilização de matéria-prima de qualidade, como o junco, fibra nativa da Amazônia, que aparece trançado em bolsas e carteiras, a designer Ana Paula Braga Ávila promete chamar atenção dos fashionistas durante sua passagem pelo Minas Trend, onde, aliás, é expositora desde a primeira edição. Ana Paula, que é mineira e artista plástica, criou a marca em seu estado natal, mas, ao casar-se com um brasiliense, transferiu a fábrica para a capital do país. Seu foco sempre foi o atacado e, atualmente, a Confraria tem mais de 100 pontos de venda pelo Brasil. Mal podemos esperar para ver suas criações na passarela.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Desfiles:

05/04/2016 – Terça-feira

11h00 – Fabiana Milazzo

15h00 – Faven

Plural

17h00 – Sonia Pinto

 06/04/2016 – Quarta-feira

11h00 – Lino Villaventura

15h00 – Lucas Magalhães

Confraria

17h00 – Viva