Casa de Criadores: Dos looks icônicos do Sci-Fi Punk de Martielo Toledo ao Projeto Mottainai, de Pablo Monaquezi


Considerada celeiro de novos talentos e propulsora da sinergia dos estilistas com o mercado da moda nacional, a Casa de Criadores, que tem à frente André Hidalgo, dá sequência às comemorações pelos seus 25 anos. Os desfiles realizados no espaço SuperLoft, na região da Sé, em São Paulo, tiveram start com a performance de Moda Com Verso, seguida por Martielo Toledo, que fez um desfile com looks icônicos de seus 25 anos de participação na Casa dos Criadores; o estreante Projeto Mottainai, de Pablo Monaquezi; Guma Joana; Diego Fávaro e Studio Ellias Kaleb

A Casa de Criadores, idealizada por André Hidalgo, é uma das mais expressivas plataformas de moda a lançar luz sobre a moda autoral. Considerada celeiro de novos talentos e propulsora da sinergia dos estilistas com o mercado da moda nacional. Já lançou e deu visibilidade a nomes como Ronaldo Fraga, Marcelo Quadros, Carlota Joaquina, André Lima, Karlla Girotto, Mário Queiroz, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Erika Ikezili, Giselle Nasser, Samuel Cirnansck, Juliana Jabour, Walério Araújo, João Pimenta, Gustavo Silvestre, entre tanto outros. Dando sequência às celebrações de seus 25 anos em 2022, reuniu no primeiro dia do evento, realizado no espaço SuperLoft, na região da Sé, em São Paulo, a performance de Moda Com Verso, seguida por Martielo Toledo, que fez um desfile com looks icônicos de seus 25 anos de participação na Casa dos Criadores; o estreante Projeto Mottainai, de Pablo Monaquezi; Guma Joana; Diego Fávaro e Studio Ellias Kaleb.

Moda com Verso

Este slideshow necessita de JavaScript.

Martielo Toledo

Estilista mineiro de Belo Horizonte integra o cast da Casa de Criadores desde a primeira edição, em São Paulo, em maio de 1997. Assim, a convite da organização do evento fez um desfile comemorativo dos 25 anos do evento, com looks icônicos, que marcaram também, seus 25 anos de carreira.

O make up tribal remete ao desfile de 1997, batizado Cowboy Punk. A ambientação e a inspiração para o desfile, vem do universo da ficção científica, mais precisamente da graphic novel Sci-Fi Punk Projects, uma multiplataforma interdisciplinar criada por Martielo Toledo em 2013, unindo moda, histórias em quadrinhos, música, arte e tecnologia. O projeto gráfico é produzido pela Devir Editora, em São Paulo, e distribuído pela Amazon.

Martielo Toledo (Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite)

Martielo Toledo (Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite)

O conceito da obra vem de um futuro distópico, onde emerge uma sociedade tecnológica, paranóica, em meio a uma invasão alienígena. A humanidade se depara com questões filosóficas sobre o seu verdadeiro papel num mundo que vive sob o domínio do medo e do terror; e que celebra o caos e a desilusão.

A trilha sonora exclusiva, criada especialmente para a apresentação, leva o nome de Victims of Fear, produzida pelo DJ e produtor mineiro Anderson Noise, referência nacional da música techno, parceiro musical da saga Sci-Fi Punk Projects, com trilhas sonoras criadas para os lançamentos dos livros, disponíveis nos tocadores de todas as plataformas digitais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Direto do túnel do tempo, o desfile apresenta peças em couro, desenvolvidas pela Armadilha Couros, para o desfile de Martielo Toledo na CDC em 1997; calçados sockboots criados em 1998 pelo Studio Arezzo e por Norma Lopes Couros. Os tênis são da collab com a Converse All Star e foram lançados no Cartel 011, em novembro/2017, bem como as camisetas e moletons produzidas em parceria com a Nephew Clothing. Já as peças em sarja e jeans foram criadas por Martielo Toledo para a comemoração dos 150 anos da Cedro Têxtil, em maio/2022. Todos os aviamentos foram desenvolvidos pela Tecnoblu Your ID e a apresentação traz ainda a inédita collab de óculos-máscaras desenvolidos em parceria com Gissa Bicalho Acessórios.

Guma Joana

Guma Joana é artista travesti que se define como transdisciplinar e iniciou seu projeto em moda com o desejo de unir pessoas transgênero, intencionalmente criando obras digitais em formato de manifesto, sustentando a ideia da capacidade e excelência do nosso trabalho e trajetória. O trabalho foi tomando proporções incríveis, e já teve oportunidade de ir para o mundo em 4 momentos estreando na CDC em 2021.

Guma Joana (Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite)

Guma Joana (Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite)

A artista independente Ghusbi Talaini assina a direção criativa em conjunto com a Guma. A Gusbi trabalha como designer de joias onde encontra em materialidades uma forma de criar e transformar. Para o desfile ela cria uma coleção de correntes que reflete a transformação daquilo que para muitos é considerado descartável em algo atemporal e precioso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Há um inquieto interesse e curiosidade sobre o que existe além da superfície do mar. E, na medida que adentramos sua imensidão, descobrimos criaturas que estão em processo de evolução, criando mecanismos de autodefesa para se protegerem dos resquícios do consumo excessivo gerado pela humanidade. Os modelos aparecem como criaturas do mar – que são consideradas pelo homem exóticas – desta forma, nos apropriamos dessa estranheza e mostramos a beleza não óbvia que foi distorcida por padrões estéticos pré-estabelecidos pelo sistema binário.

Projeto Mottainai

Este slideshow necessita de JavaScript.

Diego Fávaro

Depois de três anos longe das passarelas, Diego Fávaro volta com uma coleção para celebrar a vida e a liberdade em um mundo pós-vacina.

Batizada Boomerang, ela vem pensada na mulher moderna, independente e agitada! As peças permeiam entre a sarja com tinturaria manual, que remetem as tonalidades do céu, as malharias brilhantes que dão conforto e versatilidade, e as rendas que brincam com o jogo de mostra/não mostra, representando a parte misteriosa e feminina do designer que poucos conhecem ainda!

Diego Fávaro (Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite)

Diego Fávaro (Foto: Marcelo Soubhia/Fotosite)

“Construímos peças que são capazes de serem usadas em momentos distintos do dia de uma mulher que trabalha duro, e no fim do dia quer encontrar os amigos para curtir a noite, uma roupa que funcione a qualquer hora!”

Este slideshow necessita de JavaScript.

“A Boomerang veio para resgatarmos a nossa vontade de viver intensamente, é uma  renovação! Com cores cheias de vida e sutileza, que transita entre os tons de azuis claro/médio, lilás, verde claro, branco off, prata e preto”.

Studio Ellias Kaleb

A inspiração foi a observação de formas anatômicas, do crescimento das plantas e animais. “Um reflexo disto na organização e caos planetário. Um olhar delicado sobre o invisível. A conexão que une todas as coisas em um percurso infindável em direção ao infinito”.

Este slideshow necessita de JavaScript.