Casa de Criadores: a auto-descoberta em um cenário apocalíptico e ação junto à pessoas em estado de rua


A passarela virtual da plataforma do CdC foi ocupada por NotEqual, Jalaconda, Estamparia Social, Gefferson Vila Nova, Ateliê Criativa Vou Assim, PIM (Periferia Inventando Moda), Oroomin e Jal Vieira

O penúltimo dia da Casa de Criadores contou com talentos em todos os seus momentos, além da performance musical da multiartista Manauara Clandestina. A passarela virtual da plataforma do CdC foi ocupada por NotEqual, Jalaconda, Estamparia Social, Gefferson Vila Nova, Ateliê Criativa Vou Assim, PIM (Periferia Inventando Moda), Oroomin e Jal Vieira.

NotEqual

O fashion film “Perspectiva Explodida”, do mineiro Fábio Costa, convida o público a acompanhar o processo de fabricação das peças, através de um jogo imagético. Usando apenas uma modelo, com elementos visuais que se complementam, Fábio propõe uma junção do contexto estético da sua coleção a partir de fragmentos distribuídos no espaço, antecedendo o desfile.

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Jalaconda

Estreando na Casa de Criadores, a grife experimental da multiartista Marina Avello, em conjunto com o diretor criativo Allan Weber e Alax Ixba, apresenta um futuro utópico, onde vivemos em um cenário apocalíptico. Com sobreposições de peças, estampas e acessórios, a coleção “4 PATAS 5 BOCAS”, subverte a ideia de seguir em linhas retas, incentivando a desconstrução através da auto-descoberta.

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Estamparia Social

“Não estamos no mesmo barco” estreou na passarela virtual do CdC questionando o papel das marcas no cenário sociocultural e econômico que estamos vivendo. Optando por não apresentar uma coleção, a Estamparia Social buscou trazer ao público um produto com impacto social, através das peças de moletom distribuídas a pessoas em situações de rua. Completando a ação, o projeto também distribuiu cobertores e cestas básicas, com a extensão da campanha até o final do período de frio e, após isso, a marca pretende pautar novos debates.

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Gefferson Vila Nova

Tendo como ponto de partida guarda-roupas inclusivos, com propostas de roupas sem gênero, o designer baiano Gefferson Vila Nova associa moda esportiva à alfaiataria contemporânea. A inspiração para a coleção “Das” surgiu durante um estudo de modelagem para um macacão que atendesse as necessidades técnicas e biológicas daqueles profissionais da saúde de todos os gêneros que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus.A edição limitada nasceu totalmente mergulhada nos processos reciclagem (recycling) e reutilização (upcycling), através da utilização de tecidos de fibras naturais e tecnológicos.

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Ateliê Criativa Vou Assim

Através do “Vou Assim Fashion Show”, o Ateliê Criativa Vou Assim mostrou o trabalho e processo de criação de 11 estilistas,resultantes dos processo de mentoria, coordenação pedagógica e artística do ateliê. Estreando na Casa de Criadores, a coletiva dedicada à empregabilidade, capacitação profissional e artística, representatividade e demais demandas socioculturais LGBTTTQIA+ por meio de trabalhos de arte e moda busca dar visibilidade e construir novas possibilidades de articulação com artistas, costureiras e artesãs do sertão baiano, região com alto índice de vulnerabilidade social no Brasil.

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PIM (Periferia Inventando Moda)

O projeto Periferia Inventando Moda – PIM apresentou ao público o resultado do seu trabalhos de democratização da moda através das 5 marcas convidadas para desfilar em seu line-up: X Brand (Alex Santos), Riddim (Mônica Barboza), Couto Store (Mateus Couto), Volat (Leticia Cortez) e Dellum (Brunno Dellum). O projeto vem mudando a vida de diversos jovens da periferia, que graças ao PIM encontraram seu caminho profissional no mercado da moda, além de inserir esses talentos em eventos de reconhecimento nacional.

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Oroomin

Estreando na Casa de Criadores, a Oroomin, da estilista Denise Salles, apresentou os fragmentos da coleção “ECDISE”, inspirada no processo natural de alguns animais de rompimento, liberação e descarte do exoesqueleto antigo, dando lugar a um novo. O primeiro drop da coleção será apresentado na minissérie MARGEM, baseada em fatos reais e que explica o surgimento da marca e de como o nome foi dado pelo Exu Boca Rica, na cidade de Salvador.

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Jal Vieira

Por parte da relutância em criar algo novo, a coleção manifesto “Eu sou porque nós somos”, reforça as singularidades e a potência da soma do coletivo. Os trabalhos navalhados das peças apresentadas referenciam a existência das feridas históricas em nossas vidas e nas vidas de nossos ancestrais. Fortalecendo a narrativa proposta, antes de criar as peças, a estilista Jal Vieira escolheu os modelos que iriam vestir, criando suas obras a partir dessas corpas e histórias.

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