Arezzo Digital Store: uma experiência de compra repleta de empatia e com todas as possibilidades de Omnichannel


Inaugurada no shopping Morumbi, em São Paulo, com um evento interativo em todas as plataformas digitais com a presença da atriz e apresentadora Mônica Martelli, a label inicia uma nova era high tech inovadora na qual a consumidora-protagonista terá mais e mais experiências completas para a jornada de compra ao contar com todos os canais da marca, consultoras digitais, espaço de experimentação e troca de experiências que integram o mundo físico e digital, sistemas de entregue/retire com área exclusiva sinalizada, prateleira infinita, que possibilita a compra do produto pelo ecommerce, na loja, caso não tenha a cor ou o tamanho desejado, além de checkout 100% móvel. Vem saber!

Vocês me dão licença de pontuar algumas constatações com relação à Arezzo, desejo de 10 entre 10 mulheres, antes de contar a super novidade da inauguração da Arezzo Digital Store que acompanhei em todas as plataformas digitais da label no fim da semana? Mesmo em tempos difíceis de pandemia de coronavírus, o que foi plantado lá atrás está sendo colhido como forma de inovação high tech em sinergia com empatia para as consumidoras. Como contei recentemente, Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co – filho de Anderson Birman, que criou a marca em 1972 – raramente é encontrado atrás de uma mesa. Herdou do pai o pulsar pelo contato com clientes, franqueados e funcionários da fábrica em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. E o resultado? Conquistou seu maior patrimônio: as consumidoras. E, hoje, elas sabem muito bem o que querem, o modelo de calçado ou bolsa que estão buscando, pesquisam sobre a fabricação com tônica na sustentabilidade, zero waste e economia circular. E desejam uma experiência singular, um contato com empatia e sinergia imediata seja online ou nas lojas.

A nova realidade de conexão do varejo com o consumidor busca uma experiência de compra com excelência, integrando todos os canais e oferecendo opções mil. É o Omnichannel ou Ominicanalidade que os profissionais falam tanto, mas que está fazendo a diferença agora com quem sempre prezou uma vida todo de relacionamento direto com o cliente sempre sabendo ouvir seus desejos. Aqui, no Rio de Janeiro, quantas vezes eu via Alexandre Birman entrar em uma de suas lojas, conversar com as vendedoras, as clientes e…. correr para as prateleiras, arrumar sapatos, verificar solados, costuras de bolsas. A gente até ficava tonta de acompanhar o ritmo do empresário que cresceu em meio a caixas de sapato e chão de fábrica.

Pois esses processos disruptivos e de approach implantados em todas as áreas da empresa foram fundamentais para entender os gostos, o comportamento dos consumidores e investir em integração em qualquer ponto de contato. “Boa tarde, me chamo Alexandre Birman e sou filho de Anderson Birman, fundador da Arezzo. Marca que está com você há décadas. Apesar de estarmos aqui, durante uma jornada muito longa, o motivo especial do dia de hoje é para demonstrarmos nossa capacidade de sempre inovar”. Com essas frases, ele começou a live interativa, realizada na sexta-feira nos canais digitais da Arezzo marcando a inauguração no Shopping Morumbi, em São Paulo, da loja totalmente baseada em uma experiência de compra diferenciada com todas as possibilidades da Omnichannel, como expliquei acima.

Seguindo os protocolos de saúde, Alexandre Birman inaugura primeira digital store Arezzo, em São Paulo, durante evento em todas as plataformas digitais

Com projeto arquitetônico assinado por Bel Lobo e baseado no conceito clean da flagship da marca, a nova loja apresenta modelo digital inédito com o objetivo de oferecer uma experiência de compra ainda mais tecnológica e diferenciada, integrada a todos os canais da Arezzo. Estamos em plena Quarta Revolução Industrial com um gigantesco avanço na relação entre homem e máquina e o processo produtivo elevou o ideal de automatização a um patamar muito acima do que se poderia supor. No entanto, a sinergia com a Quinta Revolução Industrial com a junção da biotecnologia com a tecnologia da informação é pautada por outra revolução: a da Empatia e mexe profundamente com o jeito de se fazer moda no Brasil. E chega em um momento em que as pessoas buscam o seu autoconhecimento para saber compartilhar solidariedade nos mais diversos campos.

Se o movimento global aponta para tantas revoluções tecnológicas, inteligência artificial e uma conscientização sobre “quem produziu meu calçado”, “de que forma foi produzido” e “como foi o impacto dessa produção no meio ambiente”, nós também estamos vivenciando um novo tempo na moda e no comportamento humano de se fazer uma reflexão e se unir com o próximo. Tempos do respeito, da inclusão, da diversidade, da resiliência, de se sentir confortável com quem você é. E só assim, com iniciativas e atitudes solidárias, conseguiremos enfrentar – e vencer – o desafio proposto pela pandemia e nos sentindo belas com o que somos e consumimos. Tenho dito que a fase de “ditar” regras está dando lugar a propostas de inspirações plurais, criativas, representativas, com diferenciação, respeitando o DNA de cada pessoa, de cada indústria, de cada label. É a legítima manifestação dos desejos, da personalidade e da construção histórica de todos e para todos.

O desafio é procurar novos modelos de negócios, novas abordagens e novas colaborações. E o conhecimento é um universo vastíssimo. Investir no Omnichannel é conceber produtos e relações de forma alinhada às novas necessidades do mercado. No entanto, atrás de cada máquina existem seres humanos e prontos para uma interação com o consumidor. Todos os canais devem ser usados de maneira integrada e o cliente tem a liberdade de comprar através do site, do aplicativo no celular, pelo tablet, na loja física… onde bem entender. E com resposta the flash. Assim poderá criar experiências únicas e ser protagonistas de sensações prazerosas.

Essa integração entre os canais da loja física, do e-commerce, site, mobile e marketplace precisam estar completamente unificados com ações totalmente integradas e em tempo real. O foco é também mudar o mindset de todos os profissionais da área de moda, da criatividade até a produção final. O mundo mudou e as pessoas querem ser representadas. Não há mais como ignorar essa transformação e o futuro é permeado pela inclusão. A coleta de dados referentes aos consumidores permitirá que a marca trabalhe em uma coleção específica pautada nos gostos e desejos. O futuro é agora, mesmo em tempos de pandemia, e exige mudanças de processos e de reconfigurar a maneira de pensar e comunicar os produtos.

E o que a Arezzo fez para tornar realidade toda essa análise que fiz acima? “Não estamos apenas inaugurando uma loja, estamos inaugurando um novo conceito: Arezzo digital store, com uma pop up store de tênis, pop up de bolsas e toda a estratégia omnichannel, desde a inauguração até a gestão, e a forma de atender, tudo será inovador. É uma nova era!”, pontua Luciana Wodzik, diretora da marca Arezzo.

“Arezzo digital store, com uma pop up store de tênis, pop up de bolsas e toda a estratégia omnichannel, desde a inauguração até a gestão, e a forma de atender, tudo será inovador”

Alexandre Birman apresentou Luciana Wodzik durante a live como “sinônimo da filosofia da marca”: para mulheres fortes, lutadoras, mães, executivas, que conseguem cuidar de si, ter amor próprio e brilhar. “E Luciana está ao nosso lado há 25 anos. Hoje, diretora da Arezzo, com mais de 400 lojas, 7 milhões de pessoas na nossa data base e uma equipe maravilhosa que ela lidera”. E acrescentou: “a pandemia que estamos enfrentando faz com que as pessoas se superem. As pessoas acreditam ter um propósito maior por trás disso tudo. E eu tenho certeza que vocês vão ver isso na prática da inauguração virtual inovadora, não só do conceito da nossa experiência de loja, mas também na forma de fazer uma inauguração”.

Na live interativa, respeitando todos os protocolos de segurança contra o coronavírus, e que teve Mônica Martelli como convidada a mostrar os acessórios com aquela sua personalidade repleta de empatia com o público, vimos cada detalhe da Arezzo Digital Store do Shopping Morumbi, em São Paulo, com o conceito inovador de “Store in store”, com espaços dedicados apenas para bolsas – o Leather Goods – e para o portfólio de tênis da marca – o ZZMOV, além de produtos exclusivos.

Mônica Martelli sinônimo de autenticidade, empoderamento e sinceridade

“Tive a honra de encontrar com Mônica em fevereiro, em Paris, quando eu estava fazendo uma apresentação na Paris Fashion Week. A convidei para ir ao showroom”, lembrou Alexandre. E Mônica acrescentou: “Alexandre, lá no final da viagem foi quando estourou em Veneza e Milão a pandemia e eu já tinha comprado máscara, lembra que eu falei pra você?! A gente voltou no mesmo voo para o Brasil”.

E Alexandre frisa: “Hoje estamos aqui, dia 17 de julho, olhando para frente. Olhando sabe para qual ano? 2154. Quem fundou a Arezzo, como eu disse, foi meu pai, em 1972. Você imagina quantas crises, quantas dificuldades ele passou. E, na época do Plano Collor, estava numa situação muito complicada, mas quis trazer uma mensagem de longevidade. Mostrando que a Arezzo ia passar aquela crise. Ele nasceu em 1954, então, à época fez um trocadilho:“vai ser um pouco difícil de eu estar vivo aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar. Então, vamos todos juntos caminhar para 2154”. E, nesse momento, essa frase, o aprendizado que eu tive com meu pai é mais do que importante, porque estamos aqui investindo para oferecer para nossas consumidoras uma experiência única”.

Mônica Martelli disse que ficou emocionada, que estamos vivenciando mudanças trágicas no mundo e perguntou a Alexandre quais foram as maiores mudanças que ele estava sentindo. “Eu acho que existem vários vetores dessas mudanças. No comportamento social é um momento muito diferente que a gente vive, eu julgo que nós não iremos nunca esquecer desse momento. Cicatrizes do nosso corpo deixam a pele mais resistente. Então, eu acredito que como seres humanos nós iremos ser pessoas melhores, iremos aprender com essa situação. Mas no âmbito que estamos falando aqui, de uma marca de moda de calçados, bolsas e acessórios, que precisa se reinventar, a experiência de compra com certeza será muito diferente”, afirma, acrescentando: “Você quer ter a praticidade de poder comprar hoje, o fique em casa, e o tempo que você gasta atrás do seu tablet, celular, do seu computador é muito maior e as pessoas estão tendo esse impulso de ter a vontade, de mesmo em casa, terem um sapato novo, uma bolsa nova, porque isso faz bem para alma. E obviamente, com as lojas reabrindo há uma grande experiência de múltiplo consumo. E as vendedoras mudaram muito. Primeiro que nós sempre chamamos de consultoras, mas, agora, elas serão também consultoras digitais. Porque não basta mais estar aqui, na loja, aguardando o fluxo das clientes. Estamos inovando e oferecendo uma área que elas vão trabalhar em frente a um super computador, fazendo comunicação e vendas digitais”.

Segundo ele, esse conceito passa pela experiência da comunicação e interação com as consumidoras, a forma com que as vendedoras vão trabalhar, que com certeza vai ser muito mais confortável. “Hoje, mais de trinta por cento das vendas, já não são presenciais. Ou seja, as clientes não estão aqui na loja e elas trabalhando até então com seu telefone. Estamos oferecendo uma área nova e, além disso, as categorias de produtos mudaram. O espaço que já vinha crescendo, por exemplo, dos tênis no guarda roupa da mulher. A Arezzo vem crescendo nessa categoria. E nós temos a marca registrada da nossa empresa: o “ZZ”, duas letras muito fortes, a última letra do alfabeto e a composição desse ZZ faz uma entonação forte. Então, tudo que batizamos aqui tem o ZZ”, afirma.

A nova proposta será referência em transformação digital com uma experiência completa para a jornada de compra dos consumidores, conectando todos os canais de compra da marca. O espaço contará com ZZ Station e vendedoras digitais, que poderão fazer as vendas via link, garantindo a segurança das clientes para evitar o contato com a máquina de cartão.

Como um verdadeiro espaço de experimentação e troca de experiências que integram o mundo físico e digital, a loja conta com sistemas de entregue/retire com área exclusiva sinalizada, prateleira infinita, que possibilita a compra do produto pelo ecommerce, na loja, caso não tenha a cor ou o tamanho desejado, além de checkout 100% móvel e pagamentos sem contato.

Alexandre Birman ainda comenta um dos segredos da Arezzo: o padrão de formas. “Meu pai fala que a fórmula da Coca-Cola da Arezzo é o volume que você tem entre a circunferência dos dedos, a distância do calcanhar até a ponta do dedo… São medidas que ao longo desses quase 50 anos nós fomos evoluindo. Então o calce para nós é fundamental, não existe um calçado que seja bonito, que pode ser incrível, se ele não calçar bem não serve. É fundamental calçar bem”, lembra.

E com espírito de humor ressalta: “A gente está falando muito de sapato. A Arezzo com certeza é muito conhecida por calçados, mas eu queria destacar que nós iremos oferecer também uma área para bolsas e pequenos acessórios de couro, que você pode fazer as customizações das suas iniciais. É uma área super legal e esse lounge vai ser uma nova área que as clientes vão poder manter o distanciamento social e se sentirem um pouco mais em casa.  Tudo aqui é uma experiência diferenciada para as nossas consumidoras”.

Os acessórios lançados foram mostrados na live e quem quisesse podia comprar no esquema “see now by now”, só clicando no QR Code no canto da tela, direcionado direto para consultoras digitais à espera para o melhor atendimento. As duzentas primeiras clientes ganharam uma bolsa exclusiva em tie day. Enquanto isso, interagindo via web Beatrice e Chris Bittar apresentavam composições de looks com os novos acessórios, incluindo os tênis da coleção ZZ Play, mules, que ganharam design aberto e salto taça, mocassins, espadrilles, mules e flats em denim, flats e bolsas metalizadas, entre mil e uma novidades que você pode conferir em todas as plataformas da Arezzo.

Luciana e Mônica Martelli terminaram a live interativa na ZZ Station, o espaço digital preparado in totum para que as consultoras digitais possam atender as clientes de forma 100% exclusiva, “da maneira e do jeito que vocês querem. Então, aqui, nesse espaço, você pode estar navegando, conhecendo toda nossa coleção, comprando na loja através das nossas telas e escolher receber em casa. Você também pode fazer diferente Mônica, pode estar em casa fazendo a compra através da nossa web e escolher retirar na loja. E a gente tem lockers que estão aqui localizados, onde ficam separados os pedidos das nossas clientes que querem retirar o produto em loja. Quem escolhe são as nossas clientes, se elas querem receber em casa, retirar na loja, comprando online… E, além disso, é um espaço super exclusivo para as nossas consultoras digitais. Elas ficam aqui conectadas com todas as nossas consumidoras através de whatsapp, também realizando vendas, tirando fotos, enviando catálogo virtual pra elas escolherem em casa e receberem o produto da melhor forma que quiserem. Estamos realmente em um espaço 100% digital pensado para um público plural e com muita personalidade. É realmente uma nova era”, concluiu Luciana.