Moda & Beleza

Anote na agenda: A 15ª edição do INSPIRAMAIS – Salão de Design e Inovação de Componentes vai rolar nos 16 e 17 de janeiro em São Paulo, e a gente tem todos os detalhes

O centro de eventos Pro Magno de São Paulo vai receber toda a indústria confeccionista e calçadista do país, com a inédita integração das duas cadeias, com a presença de compradores da América Latina, Estados Unidos e Europa, para mais uma edição de sucesso do Inspiramais

Publicado em 02/12/2016 | Por Junior de Paula

_ero6224

A engrenagem do mundo da moda é imensa, complexa, diversa e vai muito além do que se pode ver. Um bom exemplo disso é o conceito por trás de um dos eventos mais esperados – e um dos favoritos do site HT –  O INSPIRAMAIS, que já tem data de realização e endereço certo. Nos dias 16 e 17 de janeiro em São Paulo, no centro de eventos Pro Magnotoda a indústria confeccionista e calçadista do país, com a inédita integração das duas cadeias, com a presença de compradores da América Latina, Estados Unidos e Europa.

“O INSPIRAMAIS é o centro de negócios do setor de moda e design, envolvendo setores como calçados, bolsas, acessórios e confecções. É o momento em que os fabricantes, interessados em moda e em bons negócios, têm o primeiro contato com as novidades desenvolvidas pela indústria brasileira de componentes para a próxima estação”, afirma Milton Killing, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Leia Mais: Conexão Inspiramais dá a planta de tudo que estará em voga no Verão 2018: “É hora de transformar o ordinário em extraordinário”, diz Tatiana Souza

Junto dos negócios, que na última edição superaram os US$ 2 milhões, uma série de projetos e lançamentos colaboram no conceito de uma moda genuinamente brasileira, que agrega inovação por meio do design, tecnologia e sustentabilidade – além de auxiliar as empresas de uma forma global: desde a pesquisa conceitual até a comercialização de produtos – motivo de resultados e posicionamento internacional das empresas brasileiras.

_ero7008

Leia Mais: Na abertura do Inspiramais inverno 2017, conversamos com com os executivos que fazem a roda da moda girar: “É hora de sustentabilidade e otimismo”

Pois bem: como já adiantamos ali em cima, o setor de confecção ganha ainda mais destaque no Inspiramais Verão 2018, que, nos outros anos, se concentrava mais no ramo calçadista e de acessórios. A ampliação do espaço dá lugar para que empresas têxteis e de confecção participem do INSPIRAMAIS. Já nesta edição de janeiro, o espaço contará com um setor exclusivo para os expositores têxteis e a ampliação do projeto “+ Estampa”, com 6 estúdios de estamparia no evento, agregando também oportunidade para que fabricantes têxteis produtores de componentes participem do evento.

Tudo resultado da parceria da Assintecal com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) que tem, entre os objetivos propostos, que ambas as entidades desenvolvam juntas projetos que beneficiem e fortaleçam a indústria da moda em todos os seus elos, unindo, desta forma, a expertise de dois diferentes setores – o de componentes e o têxtil.

Quem é esperado por lá? Além da gente, claro, do site HT, profissionais da indústria de toda a cadeia ligada à produção de moda brasileira, como calçadista, de acessórios, couros, têxtil, joalheria, móveis, artefatos, entre outros, que poderão conhecer os mais de 900 lançamentos de matérias-primas que irão compor os produtos das vitrines do verão 2018, além da antecipação para o inverno do mesmo ano. Detalhe: o INSPIRAMAIS é o único na América Latina a suprir esta lacuna no mercado: a antecipação de pesquisas, referências e matérias-primas para fabricantes.

Agora que a gente já sabe data, local, público alvo e que o setor de confecções chega com força total para se unir ao universo dos componentes no INSPIRAMAIS, temos mais uma novidade: ciente da importância do engajamento de mais empresas, o evento irá focar no tema sustentabilidade. A ideia, assim, é sensibilizar e esclarecer o público sobre a importância de processos produtivos cada vez mais limpos e responsáveis.

_ero7330

Serão diversos palestrantes abordando o assunto. Entre eles: Victor Barbieratto, designer e consultor da Assintecal, Cristiano Bronzatto, diretor criativo da Louloux, Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Linda Pienis, consultora do Instituto by Brasil, Guilherme Brammer, CEO da WiseWaste, André Carvalhal, publicitário e jornalista, Chiara Gadaleta, estilista, Marnei Carminatti, designer e consultor da Assintecal, Flávia Vanelli, designer e consultora da Assintecal, Bruno Valerim, Sales Intelligence da TNS, Álvaro Flores, coordenador do CSCB, e Rozalia Delglaudio, da C&A.

Leia Mais: Pertencimento, Movimento, Cotidiano, Apropriacão, Adaptacão e Humor: palavras de ordem que vão guiar o Inverno 2017 e o Verão 2018, de acordo com o Inspiramais 

Ah, e tem mais : o Mix by Brasil, Origem Sustentável, EcoDesign e Saberes Manuais são alguns dos projetos que ganham destaque e novos olhares dentro do tema sustentável. Aqui embaixo a gente fala com mais atenção aos detalhes e às novidades de cada um deles, que poderão ser vistos em janeiro.

Mix By Brasil

Com o objetivo de agregar o artesanato brasileiro à cultura de moda, o Mix By Brasil, coordenado pelo estilista Jefferson de Assis, mostrará como as tramas feitas à mão no Rio Grande do Sul, o macramê e o artesanato afro de São Paulo e o manuseio de fibras da madeira no Acre poderão ser usados como atributos de design e sustentabilidade no desenvolvimento de produtos para o Verão 2018.

Origem Sustentável

De acordo com indicadores Econômicos, Ambientais, Sociais e Culturais, o programa Origem Sustentável orienta e certifica empresas para incorporar a sustentabilidade em seus processos industriais. Até o momento, mais de 100 empresas já aderiram ao programa, entre elas fabricantes de insumos e também indústrias de calçados. Para mais informações sobre o Origem Sustentável, acesse ao site www.origemsustentável.org.br.

EcoDesign
Com consultoria da estilista e designer Isabela Capeto, desde o início de novembro/ 2014, várias indústrias de componentes têm se concentrado no desenvolvimento de produtos e práticas com base em pouco impacto ambiental. Nesta edição, as empresas apresentam linha de calçados , bolsas e artigos de moda reaproveitando tudo que já foi criado em edições anteriores: modelagens, produtos, materiais. “Estamos transformando o que a gente já desenvolveu novos produtos. Pegamos o que já fizemos nos projetos anteriores e damos uma cara nova para se transformar em outra coisa, ter outro sentido. Estamos 100% sustentáveis”, contou Isabela. Além do reaproveitamento, as empresas utilizam materiais como solventes à base de água, produtos chrome free e tanantes vegetais.  O trabalho é desenvolvido com empresas dos principais polos calçadistas do país, com acompanhamento direto da estilista.

Saberes Manuais
Projeto Saberes Manuais, que nesta edição apresenta criações em moda desenvolvidas pela Comunidade Indígena Guarani Carijós de Barra do Sul, SC; das Mulheres do Frei – Palhoça, SC e da Fios e Flores de Joinville, SC – dará sequência à busca pela inovação sustentável econômica e social, em um misto entre indústria, artesanato e materiais residuais e naturais diversos, diluindo cada vez mais as fronteiras. O projeto é coordenado pela estilista Flávia Vanelli.

_ero7359

O EVENTO
O INSPIRAMAIS é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O patrocínio é das empresas Cipatex, York, Brisa Intexco, Colorgraf, Bertex, Altero, Grupo Cofrag, Caimi & Liaison, Wolfstore, Sappi Dinaco, Diamond, Sultêxtil e Havir. O apoio é da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Programa de Internacionalização da Moda Brasileira (TexBrasil), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), Instituto by Brasil (IBB), Prefeitura de São Paulo e Global Fair. A parceria é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A promoção é da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). A gráfica oficial é a Comunicação Impressa.

SERVIÇO
INSPIRAMAIS
Data: 
16 e 17 de janeiro
Local: Centro de Eventos Pro Magno

Pesquisas relacionadas