Alexandre Birman faz palestra na ‘Footwear News CEO Summit 2023’, que reuniu CEOs e C-Levels de grandes marcas globais


Em Miami, o CEO e CCO do grupo Arezzo&Co, Alexandre Birman participou do evento e fez uma palestra, quinta-feira, com o tema “Piano, piano, se va lontano”, proporcionando aos players do setor um mergulho no universo Arezzo&Co. Compartilhou experiências que, além de business, falaram ao coração de todos que estavam ali, já que por trás das marcas, temos as trajetórias de seus criadores, com todas as jornadas inspiradoras que eles carregam ao longo da vida. Birman também abordou cultura + novos projetos e superação na pandemia. Vem conferir!

O “Footwear News CEO Summit”, um dos mais importantes encontros dos líderes do mercado de calçados, reuniu, em Miami, nos Estados Unidos, CEOs e C-Levels de grandes marcas globais. E Alexandre Birman, CEO e CCO do grupo Arezzo&Co, participou do evento e fez uma palestra, quinta-feira, com o tema “Piano, piano, se va lontano“, proporcionando aos players do setor um mergulho no universo Arezzo&Co. Compartilhou experiências que, além de business, falaram ao coração de todos que estavam ali, já que por trás das marcas, temos as trajetórias de seus criadores, com todas as jornadas inspiradoras que eles carregam ao longo da vida. Birman também abordou cultura + novos projetos e superação na pandemia.

A célebre expressão italiana “Piano, piano, se va lontano” que Alexandre Birman lançou mão para alinhavar sua palestra, em português pode ser traduzida como: “quem caminha com segurança, vai longe” ou “devagar se vai longe”. Sinergia perfeita com tudo o que ele vivenciou na viagem à Itália, no mês passado, com o pai, Anderson Birman, fundador da marca Arezzo, recebido com honrarias na cidade de Arezzo. Em 2009, Anderson já havia sido condecorado Cidadão Honorário da cidade, que deu nome à empresa há 50 anos e tem sua chancela na História da Moda Brasileira. A Arezzo proporcionou a colheita de tantos frutos do trabalho da família Birman, que hoje o Grupo Arezzo&Co é a maior house of brands de moda do Brasil.

Alexandre Birman, CEO e CCO do grupo Arezzo&Co durante palestra no “Footwear News CEO Summit”

O costurar passado, presente e futuro, os laços de uma família, cujo vínculo ladrilha uma caminhada do empreender em um país, mesmo com todos os desafios, renovam a nossa esperança de que sonhos são possíveis de se tornar realidade quando se tem fé e zero medo de arregaçar as mangas e mergulhar com paixão no que escolhemos como meta de vida. E relembro que nesta mesma viagem à Itália… tipo: “Piano, piano, se va lontano”, o Grupo Arezzo&Co fez sua primeira aquisição fora do Brasil e segue firme no processo de internacionalização e almeja criar uma plataforma global do mercado de calçados de luxo. O Grupo adquiriu 65% do capital da marca italiana Paris Texas. Fundada em 2015 em Milão por Annamaria Brivio e Massimo Baltimora, a Paris Texas rapidamente se destacou pela capacidade de ditar tendências, criando produtos icônicos, numa trajetória que alia crescimento acelerado e alta rentabilidade. É uma das marcas de sapatos femininos de moda com maior crescimento na Europa. Os fundadores permanecem com 35% do negócio e se mantém à frente das operações.

E, em Miami, no “Footwear News CEO Summit”, Alexandre contou com a companhia de Annamaria e Massimo -os planos são de abertura de uma flagship store da Paris Texas, em Nova York -, e do time Brasil e Estados Unidos do Grupo Arezzo&Co, incluindo Gabriela Rodrigues, a diretora global da label Alexandre Birman, que tem feito a ponte aérea São Paulo-Nova York-Miami com frequência para novas e importantes ações, Victoria Queiroz, à frente do marketing global de Alexandre Birman e também Flávia Vagen, Pedro Domingues e Jean Pacheco.

Annamaria Brivio, Alexandre Birman e Massimo Baltimora

Outro ponto: uma das principais metas de crescimento para a Paris Texas virá com a ampliação de distribuição principalmente no mercado americano, utilizando o ecossistema Omnichannel bem desenvolvido pela Arezzo&Co. Além disso, a força da Paris Texas e seu relacionamento com fornecedores e fabricantes de alta qualidade no mercado europeu abre várias portas para a Arezzo&Co também continuar investindo em alta potência com suas marcas na Europa – o que já vem sendo feito, inclusive com participações em semanas de moda.

Ainda na Itália, no coração do distrito da moda de Milão, em pleno Portrait Milano, hotel de luxo e um exemplar da arquitetura italiana que teve preservada a estrutura histórica de um antigo seminário central do século XVI para a Arquidiocese Católica Romana, o CEO do Grupo Arezzo &Co, Alexandre Birman, comemorou com Antonia Giacinti, nome à frente da loja icônica milanesa Antonia Milano, a coleção cápsula exclusiva Primavera-Verão da marca brasileira de calçados de luxo Alexandre Birman para a loja contemporânea.

Como já contei aqui no site, nesta comemoração da conexão entre o nosso país e a Itália, Alexandre tinha ao seu lado a presença da mulher, Gabriela Birman, das filhas, Olga e Vera Birman, da diretora global de Alexandre Birman, Gabriela Rodrigues, do diretor criativo da marca, Guilherme Kfouri, da diretora global de Arezzo&Co, Milena Penteado e Victoria Queiroz, à frente do marketing global de Alexandre Birman.

O MEGA ENCONTRO EM MIAMI

Está lá, no site do “Footwear News CEO Summit” para quem quiser conferir mais sobre a tônica do encontro no Sul da Flórida que é proporcionar “um ambiente intimista” como “o melhor lugar” para conversar ao vivo. Executivos com visão de futuro que gostam de se envolver com um público feliz em compartilhar experiências e lançar luz sobre temas importantíssimos como sustentabilidade, varejo, produto e design, como a inteligência artificial impacta nos negócios, talentos emergentes e oportunidades de mercados, entre outros pontos.

No mercado americano, as labels Alexandre Birman e Schutz já são sinônimos de desejo. Em setembro passado, Alexandre Birman comemorava: “Viver o sonho americano, empreender em um dos países mais concorridos do mundo… Com muito orgulho e enorme gratidão a todas as pessoas que fazem parte dessa bela história, reabrimos a loja da Schutz da Madison Avenue, depois de uma reforma rápida, para comemorar em grande estilo, os 10 anos de nossa jornada na Big Apple. As marcas da Arezzo&Co são associadas a um estilo de vida diferenciado e desejado. Contando com amplas linhas de produtos, conseguem alcançar públicos-alvo específicos além de atender a diferentes ocasiões de uso”.

Entre os participantes e palestrantes do “Footwear News CEO Summit”, nomes como Tommy Hilfiger, Pete Nordstrom, presidente da Nordstrom Inc, Kevin Plank, da Under Armour, Joey Zwillinger, da Allbirds, só para citar alguns.

Alexandre Birman e Tommy Hilfiger

A palavra que Alexandre mais frisou durante a palestra foi “passion”. “Você tem que amar o que você faz”, enfatizava. Inspirado na garra de seu pai, Anderson Birman, Alexandre sempre pontua que tem “olhos de tigre” para seguir em frente e com um verdadeiro mantra: “Rumo a 2154”. Ele lembra que a Arezzo já nasceu com um DNA “guerreiro”. Eu já contei aqui a história sobre 2154, mas vou relembrar com as palavras do próprio Alexandre: “Você imagina quantas crises, quantas dificuldades meu pai enfrentou? E, na época do Plano Collor, estava numa situação muito complicada, mas quis trazer uma mensagem de longevidade, mostrando que a Arezzo conseguiria vencer aquela crise. Ele nasceu em 1954, então, à época fez um trocadilho: ‘vai ser um pouco difícil de eu estar vivo aqui em 2154, mas a Arezzo tem que estar. Então, vamos todos juntos caminhar para 2154’. E, nesse momento, essa frase, o aprendizado que eu tive com meu pai é mais do que importante, porque estamos aqui investindo para oferecer para nossas consumidoras uma experiência única”.

Que possamos, a cada dia, fortalecer nossas raízes para nunca esquecer nosso passado e crescer nossas asas – Alexandre Birman (2022)

Ao longo dos anos, a companhia conquistou dezenas de prêmios nas áreas de produção, tecnologia, inovação, gestão, comercialização e web commerce. Foi considerada em diversos anos consecutivos a melhor franquia de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. Ocupou a primeira posição em vários rankings, entre eles o do setor de calçados e artefatos de couro da Melhores e Maiores da revista Exame. Temos acompanhado o cenário desenhado pelo Grupo Arezzo&Co de promover estratégias inovadoras e disruptivas com o mainstream agregando novos modelos de gestão de negócios e proporcionando ao consumidor-protagonista mais e mais experiências completas para a jornada.

Na agenda do encontro e palestras, os CEOs e C-Levels de grandes marcas globais, também abordaram os desafios nos últimos anos. Só para lembrar como escrevi em 2020, cinco meses depois de a pandemia se alastrar pelo no mundo, vimos a inovação, a energia de Alexandre Birman e seu mega time lançar todos os holofotes para ações que ressignificaram o modo de comunicar, vender, empreender, experimentar novas tecnologias do mundo digital. Verdadeiros antídotos que combateram qualquer possibilidade de interferência com o suprir os desejos das/dos consumidores de todas as marcas do grupo e daquelas que entraram para o portfólio. Certa vez, perguntei em um encontro com Alexandre, no Rio Grande do Sul, sobre estas ações e ele revelou que já estavam sendo desenhadas bem antes da pandemia: um olhar plural e a ênfase no Omnichannel.

Ano passado, o país ainda na retomada pós-período mais forte da pandemia, a Arezzo&Co recebeu três importantes premiações, simultaneamente, pela revista Exame e jornais Valor Econômico e Estadão. A companhia está entre as Melhores de ESG pela Exame; uma das 10 empresas com melhor desempenho em 2021 pelo Ranking Broadcast Estadão e recebeu, ainda, o reconhecimento, Executivo de Valor de 2022 na categoria Moda, ao CEO da Arezzo&Co, Alexandre Birman.

A empresa se destacou pela neutralização das emissões dos Escopos I e II de todo o grupo e também pela meta de ter 100% das embalagens produzidas com materiais reciclados e/ou biodegradáveis até 2024.  A companhia também tem 77% da cadeia certificada e se comprometeu a ter 100% da sua cadeia de fornecedores rastreada e certificada em aspectos socioambientais até 2024.  A Arezzo&Co conta, ainda, com um Comitê de sustentabilidade com membros independentes do conselho, além de ter implementado uma política de remuneração variável de executivos C-level atrelada à metas de sustentabilidade (emissões, rastreabilidade, diversidade e certificação socioambiental da cadeia).

A palavra que permeou a palestra de Alexandre Birman: “passion”

Se lá no começo deste meu artigo em que também me propus a tecer uma linha a partir do tema e dos pontos abordados na palestra em Miami, vale novamente ressaltar a frase em que digo sobre a importância de se contar também as histórias de quem está por trás das grandes marcas. E deixo com vocês um trecho da mensagem que Alexandre Birman enviou ao pai, Anderson, bem no auge da pandemia, quando o criador da Arezzo completou 67 anos em 2 de fevereiro de 2021, Dia de Nossa Senhora dos Navegantes (também conhecida por Nossa Senhora das Candeias, da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança):

“Pai, hoje completamos 10 anos do nosso IPO e você seus 67 anos de idade. Motivo para agradecer e celebrar. Imagino a emoção ao ver a construção do seu legado ao longo dessa jornada.

Para quem nasceu em Manhuaçu (MG) – e, ao 8 anos de idade, vendia “os ovos quentinhos de galinha da vovó” e, aos 18 anos, com seu irmão e seu pai, começou a fazer sapatos em uma garagem, criando uma marca e pesquisando nomes de cidades italianas, chegar até aqui não foi uma tarefa fácil.

Nossas conquistas são fruto de muito trabalho e muita dedicação, regados de muita paixão que, baseados nos nossos inabaláveis princípios de envolvimento, transparência, paixão, união, flexibilidade, desafio e contando com a dedicação de um time aguerrido que não foge à luta, foi capaz de gerar resultados incríveis.

O valor que geramos vai muito além dos números. Imagine quantos passos femininos foram dados nos últimos 10 anos, nos mais de 150 milhões de pares vendidos. Quantos casamentos, batizados, viagens, e passeios proporcionamos para nossas fiéis clientes.

Desde a abertura do nosso capital na B3, a bolsa do Brasil, nossa ação na ARZZ3 valorizou 325%, enquanto o IBOV valorizou 79,4%. Tivemos 37 trimestres de crescimento, passamos de 303 lojas monomarca para 808, ampliamos o canal multimarcas de 1.573 clientes para 5.527 clientes e, o melhor, tínhamos 705 acionistas e hoje temos 34 mil sócios.

Em 2020, nossa competência e resiliência foram colocadas em cheque e, mais uma vez, demonstramos nossa capacidade, além de resultados surpreendentes, a família cresceu (…)”.