Alexandre Birman, CEO do AZZAS 2154, o maior grupo de moda da América Latina, participou de um encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio Élysée, em Paris. “Uma oportunidade valiosa para aprofundarmos o diálogo econômico entre Brasil e França e explorarmos novas formas de cooperação entre os dois países. A criatividade brasileira é nossa marca registrada, hoje demos um passo importante para construir essa parceria,” pontuou Birman, acrescentando: “Vale ressaltar que trazemos para a França um grande valor: o do nosso povo brasileiro e sua criatividade expressada no design, na moda, na gastronomia… Nós temos esse insumo da criatividade, então é a hora do Global-Sul. É a hora de colocar o Hemisfério Sul no protagonismo. Acredito que a criatividade brasileira é a nossa marca registrada, está no nosso DNA, e hoje demos um passo importante para abrir novas avenidas para o crescimento e colaboração entre os dois países, fortalecendo os laços econômicos e criando oportunidades para expansão de negócios em um dos mercados mais influentes do mundo”.
O presidente Emmanuel Macron recebeu de Alexandre Birman um presente: “um belo livro da Farm Rio, uma marca que tem em sua essência a criatividade brasileira e abriu recentemente sua primeira loja no Marais, em Paris, parte do plano de expansão global”. A Farm, criada em 1997, no Rio de Janeiro, por Katia Barros e Marcello Bastos, é um grande case de sucesso e hoje integra o portfólio do grupo AZZAS 2154 – que tem 30 marcas sob o seu guarda-chuva, 2 mil lojas, proporcionando emprego a 24 mil pessoas.
No Palácio Élysée, em Paris, uma comitiva de 35 empresários brasileiros de grandes corporações participaram do encontro exclusivo que visa fortalecer as relações econômicas entre Brasil e França, duas economias significativas no cenário global. O LIDE Rencontre France Brésil foi organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso) com o objetivo de fortalecer as relações econômicas entre Brasil e França, duas economias significativas no cenário global, e debater importantes pautas ambientais que serão abordadas na COP 30, em 2025
O encontro em Paris reuniu líderes empresariais de diversos segmentos para discutir oportunidades de colaboração e expansão, reforçando a importância das relações comerciais e investimentos bilaterais e incluiu os principais representantes do setor de moda, que é um destaque na relação comercial entre os dois países. Em 2023, as exportações brasileiras de vestuário e acessórios para a França alcançaram quase US$ 1 bilhão, sublinhando a relevância do mercado francês para as marcas brasileiras que buscam prestígio e visibilidade no cenário global da moda.
Este encontro é uma oportunidade valiosa para aprofundarmos o diálogo econômico entre Brasil e França e explorarmos novas formas de cooperação. A criatividade brasileira é nossa marca registrada, hoje demos um passo importante para construir essa parceria – Alexandre Birman
A França, que ocupa o 3º lugar entre os investidores no Brasil com cerca de US$ 38 bilhões aplicados, desempenha um papel crucial em vários setores. Em 2023, o comércio bilateral entre os dois países superou US$ 9,3 bilhões, refletindo a importância da parceria para ambas as economias. O fluxo comercial Brasil-França no ano passado incluiu US$ 4,41 bilhões em exportações brasileiras e US$ 4,85 bilhões em importações. Além disso, cerca de 860 empresas francesas operam no Brasil, gerando 520 mil empregos e faturando 61 bilhões de euros.
INTERNACIONALIZAÇÃO AZZAS 2154
À frente da maior plataforma fashion da América Latina, batizada Azzas 2154 com a fusão da Arezzo&Co com o Grupo SOMA, Alexandre Birman celebrou a consolidação em setembro com a seguinte análise: “Este é um momento de alegria para todos nós: consolidar a integração de dois líderes do setor para dar origem ao maior grupo de moda da América Latina. Demonstra, sobretudo, como acreditamos no Brasil, principalmente em um dos nossos maiores diferenciais, nossa criatividade. Estamos muito felizes em dar início a esse novo capítulo da moda brasileira, reunir grandes talentos em uma plataforma de marcas, com diretrizes de padrão global, valorizando a identidade de cada marca e fortalecendo nossa presença no mercado, para proporcionar uma entrega excepcional aos nossos stakeholders”.
Visionário como seu pai, Anderson Birman – um dos maiores empresários do país e que tem sua chancela na História da Moda Brasileira e da Indústria Calçadista -, Alexandre há anos tem levado a criatividade da moda brasileira para o mundo e em alta potência criando uma plataforma global do mercado de calçados. A label Alexandre Birman é sinônimo de luxo e perfeição na criação e fabricação. A Schutz, também criada por Alexandre Birman, é marca full look e celebra intensamente a repercussão do mega projeto de internacionalização ano a ano há mais de uma década. A Arezzo, criada por Anderson Birman, em 1972, é o maior case de sucesso da indústria calçadista brasileira e da América do Sul – 440 lojas no país, entre franquias e lojas próprias, estando presente em 180 municípios, com mais de 1.600 pontos de vendas no canal multimarcas e forte presença internacional no mercado norte-americano. Ano passado, foi dado o start a mais um grande passo para a marca, que passa a comercializar seus produtos em 35 estados e mais de 100 pontos de venda nos Estados Unidos.
Em 2023, a primeira aquisição no exterior do então Grupo Arezzo&Co foi a marca de calçados Paris Texas, fundada em 2015, em Milão, por Annamaria Brivio e Massimo Baltimora. Alexandre Birman viu o potencial de uma das labels com maior crescimento na Europa e que proporciona inúmeras oportunidades de expansão em sua estratégia de internacionalização e e relacionamento com fornecedores e fabricantes de alta qualidade no mercado europeu.
Em janeiro de 2024, Alexandre, então CEO/CCO da Arezzo&Co, a maior house of brands de moda do país, foi escolhido “Person of the Year” (Personalidade do Ano) eleito pela Brazilian-American Chamber of Commerce e passou a integrar a seleta lista de líderes fundamentais para a relação Brasil-Estados Unidos. O prêmio é realizado anualmente pela organização, que desempenha um papel importante na facilitação do comércio e nos investimentos bilaterais entre os dois países. “Um reconhecimento de uma vida dedicada ao nosso negócio, ancorada em pilares e princípios muito fortes criados pelo meu pai, Anderson Birman, o qual junto com minha mãe, Maria Lúcia, foram sempre grandes exemplos e que se mantém firmes na nossa cultura”, frisou à época Birman.
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