A tendência é militar: na passarela de Rick Owens, modelo faz protesto-surpresa contra Angela Merkel


A líder alemã foi alvo das críticas de Jera durante a apresentação da coleção de Primavera 2016 na Semana de Moda de Paris

Ao apostar na tendência militar para o seu desfile de Primavera/Verão 2016 durante a Semana de Moda de Paris, com certeza Rick Owens não poderia imaginar que sua passarela se tornaria mais política do que o esperado. Tudo graças ao modelo Jera, que tirou um papelzinho do bolso em plena catwalk, com os dizeres “Please kill Angela Merkel – Not” (“Por favor, matem Angela Merkel – Não”).

O modelo Jera protesta contra Angela Merkel durante desfile de Rick Owens na PFW (Foto: Reprodução)

O modelo Jera protesta contra Angela Merkel durante desfile de Rick Owens na PFW (Foto: Reprodução)

O protesto contra a líder alemão, claro, não foi visto com bons olhos pelo estilista. “É um traidor, louco da p*$@ de um modelo que eu soquei quando voltou”, disse ao WWD.  Rick Owens ainda reforçou a ideia: “Por favor, digam que eu o soquei”.

Apesar de ter chamado a atenção do público, momentos políticos na moda não são nada atípico durantes os desfiles, assim como surpresas na passarela de Rick Owens também são recorrentes. Ainda na última temporada, ele apresentou uma coleção na qual os modelos apareciam com a genitália exposta. E quanto à militância fashion, Karl Lagerfeld já provou que a própria indústria pode se apossar disso com seu desfile de Verão 2015 na Chanel, assim como volta e meia os ativistas da PETA jogam farinha em alguma modelo, enquanto tentam coagir o uso de peles e de couro.

Em um comunicado posterior – e menos raivoso – a assessoria de Rick Owens informou que ele “não toma responsabilidade pelo ato de protesto” e ainda pediu que “toda a mídia omita ou desfoque esta imagem”. Foi maal, Rick, mas nesse caso não adianta pedir.