Moda & Beleza

Maquiagem como transmissão de emoções: o beauty artist Lucas Almeida revela o que a técnica possui de tão especial

O carioca de 21 anos enxerga muito além da beleza e acredita que a maquiagem é uma força. Segundo ele, é a maneira de transmitir sentimentos e autoconfiança através da leveza e da autoestima

Publicado em 18/03/2019 | Por Iron Ferreira

Foto: Dêssa Pires

Lucas Almeida é e sempre foi um grande apaixonado pela arte. Desde pequeno via sentido nas inúmeras facetas do universo artístico. Atualmente, o carioca de 21 anos é maquiador e beauty artist. Imprimindo sua marca com originalidade e leveza no mercado nacional, ele já trabalhou com importantes nomes da TV e do cinema, como Erika Januza, Flávia Alessandra, Giovana Cordeiro, Rafael Portugal, Aline Riscado e Roberta Rodrigues. Foi ele quem assinou a make do editorial da musa Erika Januza para o site HT.

(Foto: Prema Surya/ Styling: Vitor Carpe/ Make: Lucas Almeida)

Leia aqui – Em clima de folia, Erika Januza posa para editorial exclusivo do site HT fotografado no Rio Othon Palace

A paixão pelas cores, texturas e a verdadeira alquimia que se pode fazer no mundo da maquiagem teve início bem cedo na vida de Lucas: “Tudo começou quando eu pintava as bonecas da minha irmã com lápis de cor e ainda fazia o cabelo delas. Lembro que minha mãe brigava muito comigo, achava que eu as estava estragando. Na escola, eu adorava as aulas de arte”.

Na medida em que os anos foram se passando, Lucas começou a sentir uma forte pressão para escolher sua carreira profissional e, consequentemente, começar a trilhar seu caminho. E  insistiu em um sonho: “Eu comecei muito novo. Eu entendi que trabalhar com maquiagem e beleza era o que me deixaria realizado para sempre. Com o tempo, eu tive o apoio da família”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim como em qualquer profissão, os primeiros passos sempre são os mais difíceis: “Logo nos início, eu comecei a divulgar meus testes para que as pessoas pudessem ter como portfólios. Meu primeiro trabalho remunerado foi com duas debutantes que convidaram para maquiá-las para a festa. Com o tempo, eu fui fazendo contatos e crescendo profissionalmente”. Quando perguntado sobre os maiores desafios enfrentados, ele responde: “Algumas pessoas duvidaram da minha capacidade, mas eu não sou acostumado a me importar. Sigo sempre em frente! Atualmente, busco estudar e me atualizar para entregar ótimos resultados”.

Assim como em outras vertentes artísticas, a maquiagem é importante para expressar sentimentos e transmitir sensações. As cores, os traços e as formas ajudam a realçar o estado de espírito de cada pessoa. Em seu olhar, Lucas acredita na exaltação da beleza plural como objetivo de uma missão cumprida: “Eu sempre estou ligado à autoestima. É isso que incentivo cada cliente. É um reflexo da minha missão. Desejo que aquela pessoa se sinta bem e confiante. Gosto quando o meu trabalho proporciona esse tipo de satisfação”. O artista revela ainda quais as principais técnicas utilizadas para caracterizar a sua marca: “Como trabalho muito com moda, beleza e peças publicitárias, adoro inovar. Prefiro um visual mais limpo para que as pessoas possam enxergar a mulher ou o homem através da maquiagem”.

Lucas, como todo bom profissional, aponta suas maiores referências no mundo da beleza nacional e internacional. O brasileiro Henrique Martins é fonte de inspiração. A britânica Pat McGrath, que foi escolhida pela revista Vogue como a maquiadora mais influente do mundo, e o vietnamita Hung Vanngo, que já trabalhou com nomes importantes como Katy Perry, Selena Gomez e Gisele Bündchen, completam a lista.

A leveza e a exaltação da confiança são características presentes nos trabalhos do maquiador (Foto: Dêssa Pires)

O Carnaval de 2019 foi um importante momento em sua carreira. Além de ter trabalhado muito, o maquiador teve contato com a folia e revela que se surpreendeu: “Todos os trabalhos que eu faço me despertam paixão. Mas, fiquei muito feliz em fazer parte do Carnaval deste ano. Eu não tinha noção de como a festa era grande e de como o Brasil virava o centro das atenções. Isso me marcou bastante”.

Para o futuro, mãos à obra e continuar estudando são seus principais desejos: ”Quero seguir trabalhando com as pessoas que admiro e buscar evoluir cada vez mais. Também quero pretendo estudar para me aperfeiçoar e me tornar um profissional ainda mais qualificado. A arte de maquiar é a minha vida”.

Pesquisas relacionadas