“Sou alta, grande, entendi minha história com a obesidade e não priorizo só a beleza”, frisa Lilian Aragão


Ao longo do casamento de quase 30 anos com Renato Aragão, ela, inúmeras vezes, recusou pedidos do marido para entrar em cena. Mas nos últimos anos, após pesquisar na internet com a intenção de ajudar o humorista e a filha do casal, decidiu, despretensiosamente, se tornar uma influencer digital. E faz sucesso abordando temas direcionados à família. “É com esse público que eu me identifico”, conta

* Por Carlos Lima Costa

Nos últimos três anos, despretensiosamente, Lilian Taranto Aragão conquistou fãs e se tornou uma influencer digital. Imaginando que a internet era o foco do futuro, ela ingressou em uma pesquisa visando colaborar com a filha e o marido, os atores Lívian e Renato Aragão. Durante este processo, descobriu que na sua faixa etária – atualmente ela está com 53 anos -, não haviam tantas mulheres que abordassem assuntos corriqueiros do dia a dia. “Percebi, então, uma carência de assuntos e perfis voltados à família. Imaginei que os dois ficariam mais fortes com a família na internet. E nesse nicho, me dei conta desse vácuo de uma mulher mais madura, plus size, falando sobre outros assuntos, abertamente, sem preconceitos ou problemas relacionados a isso, que gostassem de si mesmas e aceitassem que cada um é do jeito que é, e do jeito que quer ser. E me indaguei: ‘por que não fazer vídeos com uma linguagem vintage?’ A partir dessas percepções me veio a ideia de entrar na rede”, explica.

O tema família é seu foco principal. “O pai, a mãe, o tio, a avó… enfim, toda a família. É nisso que eu penso, é com este público que me identifico. Eu amo família! Gosto de ser mãe, gosto de falar com as mulheres maduras, mas não apenas com elas. Dentro desse público, a faixa que mais consome meus conteúdos, de acordo com meus gráficos,  está entre 20 e 45 anos. Mas meu desejo é atingir todo mundo. Acho até que isso já acontece. Mas meu maior público realmente é o feminino: mulheres mais maduras e as plus size. Sempre digo que a pessoa tem que gostar de si do jeito que ela é. Eu sou uma mulher grande. Mas não sou só gorda, plus size…eu sou uma mulher alta, grande. Entendi a minha história com a beleza, com a obesidade, com a vida e eu não priorizo só a beleza”, acrescenta ela, que, por exemplo, faz posts comentando sobre roupas para mulheres fofinhas.

“Faço, porque gosto, uso e isso deixa tudo mais fácil. Mas eu já usei todos os tipos de roupa, de magrinha, longuinho. Na verdade, sempre tive problemas com roupas, porque sempre fui muito alta e as minhas roupas sempre tiveram que ser muito longas… Hoje em dia, precisam ser longas, porque sou muito alta, e fofinhas, porque sou uma pessoa fofa”, completa, sorrindo.

Em seu Instagram, Lilian foca em temas relacionados a família (Foto: Arquivo Pessoal)

Em seu Instagram, Lilian foca em temas relacionados a família (Foto: Arquivo Pessoal)

Atualmente, Lilian brilha desenvolta em frente a uma câmera, em contraste  com outrora, quando muitas vezes Renato quis colocá-la em cena em rápidas aparições em seu programa. “São quase 30 anos que estamos juntos, 24 horas por dia. A nossa vida é muito grudada um no outro. A Lívian nasceu e ficou muito grudada em nós. Agora, está caminhando e construindo a sua vida, mas ainda somos muito próximos. Meu jeito de falar com as pessoas sempre foi o mesmo… eu só não gostava muito de ficar em frente às câmeras, porque sempre achei que seria muita coisa pra mim ler texto, decorar. Televisão e cinema demandam preparo. Sempre preferi produzir, trabalhar nos bastidores. Trabalho com produção desde bem nova. Sempre me via produzindo coisas para a minha família, depois no meu trabalho, e quando casei com o Renato continuei da mesma forma. Por gostar bastante do meu trabalho de produção eu não queria aparecer. Sempre gostei também de fotografia. Mas é claro que aprendi muito com ele e com a Lívian. Viver é aprender”, analisa. E aponta: Com o celular, tudo ficou mais simples, gravar, usar a câmera… não tinha aquele comprometimento de produzir. Sem o compromisso de uma produção, de estar trabalhando, tudo fica mais fácil. Foi isso que aconteceu”, explica.

Atualmente, são muitos posts sobre looks, maquiagem, dançando variados ritmos, em geral, com o marido, às vezes, também com a filha. Mas o que mais a diverte é gravar cenas na cozinha. “Eu amo cozinhar! Trabalhando do jeito que eu trabalhava, não tinha tempo de ir para a cozinha. Mas agora, neste época diferente que estamos vivendo, estou tendo esta oportunidade mais vezes. Sempre gostei de cozinhar para à família pelo menos aos domingos.  Nas viagens, ficava em lugares onde pudesse preparar algo para eles. Me divirto demais fazendo isso. Fico muito à vontade nessa área”, frisa. Entre seus preparos, o que faz mais sucesso com o marido e com a filha é a sobremesa três leches.

A influencer dá dicas sobre roupas plus size (Foto: Arquivo Pessoal)

A influencer dá dicas sobre roupas plus size (Foto: Arquivo Pessoal)

Lilian não estabeleceu regras, não tem dia determinado para abordar sobre um assunto específico. “Eu falo do que tenho vontade, do que está acontecendo, do que acho legal. Por exemplo, tem dia que desejo colocar um arranjo de flores na mesa. Então, pego uma florzinha e falo dessa flor, enquanto arrumo. Mostro realmente coisas que gosto do meu dia a dia. Não existe uma programação de assuntos. O que existe, é uma programação na minha agenda, para que eu consiga ter tempo de me dedicar aos meus seguidores”, conta ela, que basicamente posta em sua página no Instagram, onde tem cerca de 340 mil seguidores.

Em grande parte das postagens, Lilian atende pedidos das seguidoras. “Eu não falo o nome das pessoas, porque se falo de uma e não de outra, podem ficar chateadas. Mas entre os assuntos comida e make, tem muitas coisas que me pedem, tipo: ‘Você vai colocar os cílios de novo? Coloca devagar para eu ver’. Acho que isso resulta do fato de eu mostrar cenas ‘normais’. Elas querem se identificar com a pessoa do outro lado da tela. E se identificam comigo, porque eu ponho os meus cílios do meu jeito, e não de uma forma profissional. Então, funciona assim: As pessoas me pedem e eu faço. Da mesma forma quando o tema é culinária. Várias vezes me perguntam como é o meu pudim. Explico, que é igual ao de todo mundo. Mas faço o pudim. É assim que geralmente funciona”, conta.

Nesta quarentena, a rotina de Lilian não tem sido muito diferente das demais pessoas. “Esse é o novo normal, máscara, álcool gel, distanciamento. Mas, na verdade, tenho saído pouco. Quando isto aconteceu, foi por questão de necessidade, ir ao médico, fazer exames de rotina. Evito ao máximo, inclusive por estar, tanto eu como o Renato, em grupo de risco. Estamos cheios de normas e protocolos em casa, seguindo fielmente as recomendações para preservar a nossa saúde, não prejudicar o próximo e tentar proteger ao máximo a família, amigos e todos os que convivem conosco”, ressalta. E prossegue: “Nessa quarentena, voltei a fazer muita coisa que eu já não fazia, como passar pano no chão, lavar louça, a dar banho nos meus animais. E venho cozinhando bem mais. Por não estar indo ao escritório, venho tendo mais tempo. E estou gostando desse tempo. Talvez, quando o novo normal acabar, eu passe a ir menos ao escritório. Trabalhar de casa pra mim foi uma das melhores coisas desse momento. Poder ficar mais em casa é um privilégio que estou vivendo ultimamente”, assegura.

Em abril, Lilian irá celebrar Bodas de Rubi (Foto: Arquivo Pessoal)

Em abril, Lilian irá celebrar Bodas de Rubi (Foto: Arquivo Pessoal)

Em abril, Lilian completará 30 anos de união com Renato Aragão. Ela não sabe quando acontecerá, mas não deixará de comemorar as suas Bodas de Rubi. “Assim que vier a vacina e todos se vacinarem, nós vamos celebrar essas três décadas com todos os amigos e familiares, faço questão”, garante e se desmancha sobre o marido. “Renato me encanta completamente em tudo! Ele é um marido maravilhoso, um pai perfeito. É uma criatura que não existe mais hoje em dia. Ele é dedicado à família, quer sempre o bem de todos, é uma pessoa que venceu na vida e faz da sua vida um exemplo de determinação, de tudo, para nós seguirmos. O Renato é tudo pra mim, a melhor coisa que aconteceu na minha vida e depois a minha filha, fruto do amor imenso que sentimentos um pelo outro”, pontua. E acrescenta: “A maternidade veio para aumentar o meu sentimento e meu desejo de acolher as pessoas, de amar a família, de gostar ainda mais de criança. Ser mãe, trouxe mais amor à minha vida”, se derrete.

Lilian com a filha, Lívian, e o marido, Renato Aragão (Foto: Arquivo Pessoal)

Lilian com a filha, Lívian, e o marido, Renato Aragão (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Lilian, os pais sempre aprendem algo enquanto ensinam os filhos. “O que mais aprendi com a Lívian foi ser mais paciente, a viver um dia de cada vez, sem me preocupar com o futuro. Sempre vivemos intensamente, correndo, e, às vezes, por isso, deixamos passar coisas muito boas. Aprendi com ela que precisamos sentar, conversar, dar risadas, ler juntas, ter tempo para consultar uns aos outros. Não que eu não fizesse isso, mas com ela tem sido de forma mais intensa, dando mais prioridade ao ir devagar, prestando atenção ao que estamos fazendo”, pondera.