Gente & Comportamento

#SaiaDaCaixa de Helen Pomposelli apresenta o multifacetado iogue Antonio Tigre

Tigre se graduou em Administração de empresas e Licenciatura em Artes Cênicas pela Uni-Rio, obteve seu certificado com professor de Iyengar Yoga e, através de suas pesquisas em trabalhos com crianças em escolas e estúdios, desenvolveu o método pedagógico Ioga e os Jogos Teatrais

Publicado em 06/09/2018 | Por Junior de Paula

*Por Helen Pomposelli
Coach de imagem e terapeuta energética vibracional (@helenpomposelli)

(Foto: Miguel Moraes)

A semana vem cheia de “namastê” com a conversa que tive com Antonio Tigre, ator, autor do livro infantil As aventuras do menino iogue, que deu origem à premiada peça infantil, e professor de yoga. Ele, desde os seus 17 anos, sentiu o chamado “Saia da Caixa” e nunca mais foi o mesmo… Como muito acontece nos caminhos do autoconhecimento, Antonio Tigre é daquelas pessoas que está sempre buscando evoluir através dos vários processos que passou na vida. “Me sinto como estivesse ainda engatinhando pelas possibilidades da minha evolução. Tenho vários saltos por marcos que passei na vida, porém o mais importante foi quando tudo começou aos 17 anos com uma guru” , contou Tigre, que começou sua trajetória em 1998, quando recebeu um convite do seu padrinho para passar uns dias num centro de meditação em NY da guru Mayi.

Leia também: #SaiaDaCaixa de Helen Pomposelli com Paula Costa e sua arte em flores

(Foto: Miguel Moraes)

“Quando eu cheguei ao retiro, que durou 21 dias nas férias de verão, fiquei animado e um pouco apreensivo com tantas informações. Depois de 11 dias meditando, enquanto a guru estava dando o darma com uma pena na cabeça dos discípulos, eu fui meditar sozinho em outro local porque não podia participar dessa cerimônia. E nesse templo, tive o meu despertar numa estátua de bronze do primeiro guru da linhagem dos cidas, yoga da perfeição, me veio uma mensagem através de uma frase: ‘o guru habita o seu coração’ e dali em diante passou toda a angústia e raiva e percebi que queria encontrar comigo mesmo. Tudo fez todo sentido quando, no dia seguinte, no meio de uma palestra para duas mil pessoas, eu tava na porta do templo e fui apresentado para a guru Mayi e ela olhou no meu olho e botou a mão no meu coração e falou: Eu já tinha te visto lá dentro. Você me parece tão indiano. Seu nome espiritual será shiridara, possuidor de grande sorte. Ela me despertou no toque e nas palavras. Ela pensou, tocou, falou e me olhou. Não tinha mais como escapar”, relembrou.

Leia também: #SaiaDaCaixa de Helen Pomposelli apresenta a vida em torno da arte de Rafael Meggetto

(Foto: Miguel Moraes)

Depois disso, Tigre se graduou em Administração de empresas e Licenciatura em Artes Cênicas pela Uni-Rio, obteve seu certificado com professor de Iyengar Yoga e através de suas pesquisas em trabalhos com crianças em escolas e estúdios, desenvolveu o método pedagógico “ IOGA E OS JOGOS TEATRAIS “ que será ministrado esse mês para praticantes, professores e pessoas que querem encontrar seus propósitos.
“O meu processo de certificação do Iyengar Yoga durante oito anos no sul da França foi bastante árduo pois eu era muito travado e ansioso, e praticava quarenta dias por ano por oito a nove horas por dia. Quando descobri o iyengar vi a possibilidade de mudar minhas tensões, padrões físicos e mentais e a ioga usa o corpo para aquietar a mente. Descobri ao longo do processo que cada vez que eu ia transcendendo eu ia aprendendo como lidar com a dores dos alunos. Cada coisa que eu curava em mim, centenas de alunos eu curava também”, especificou. Segundo Tigre, cada passo evolutivo que você dá tem que ter uma vontade muito grande para você abrir espaço para receber as bênçãos e aí você passa a acreditar que tudo é possível, que existe Buda, Jesus, médiuns e seres iluminados.

Leia também: #SaiaDaCaixa de Helen Pomposelli contra a trajetória de iluminação da yogini Kirtika

(Foto: Miguel Moraes)

“Antes de ser professor de yoga eu trabalhei por um ano no projeto Favela Bairro e fui estagiário na João Fortes engenharia, mas o meu propósito sempre foi a Yoga. Agora ministro aulas particulares para atores e executivos como Fernanda Torres, Marcos Nanini, Marcelo Serrado, Rodrigo Santoro, que me lançaram como professor de Yoga”, enumerou. Para Tigre, ganhar dinheiro e fazer sucesso para ser feliz é uma grande mentira. “A felicidade está dentro e é isso que quero mostrar também no meu curso. Atualmente formei diversos professores e pedagogos com meu método que ajuda a curar de mazelas e despertar a potência máxima da criança até descobrir o propósito. Através da prática com jogos teatrais, os adultos se conectam com a sua criança interior e descobrem o seu propósito: ‘O que você veio curar o que veio realizar’”, questionou.

Leia também: #SaiaDaCaixa de Helen Pomposelli com a meditação de Guanatita

(Foto: Miguel Moraes)

Maior desafio? “ Meu maior desafio é cuidar da minha filha de um ano e nove meses e manter a educação e atenção e exercendo o meu propósito. Passar esses ensinamentos ioguis para ela e para todos.
E seu conselho “Saia da caixa”? “ Eu acho que a primeira etapa é o objetivo, descobrir qual o seu propósito. Isso é a coisa mais difícil. Quando você descobre e assume, ali você estabelece. Mas a mente vai e volta e a disciplina é que traz essa perfeição. A partir do propósito tem que ter a disciplina de praticar ioga, meditação e ficar constante para focar no propósito.

Pesquisas relacionadas