Outubro Rosa: Susana Vieira e amigas atrizes falam sobre a importância do engajamento à causa


Carolina Kasting, Gabriela Medvedovski, Gorete Milagres e Ju Colombo se unem para fazer com que a população do Brasil de Norte a Sul se conscientize da importância da prevenção. E Susana Vieira, que convive com uma leucemia linfoide crônica (LLC), com seu alto astral nos ensina: “É muito importante se cuidar, prevenir-se, manter os exames em dia. Descobri a minha leucemia porque sempre estive com os exames em dia e atenta ao meu corpo. Ela é crônica, mas vivo bem com o tratamento e me cuido. Uma campanha como o Outubro Rosa é fundamental, para prevenção do de câncer de mama. O diagnóstico precoce salva vidas!”

*Por Brunna Condini

Estamos no mês que marca a campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. O objetivo das ações envolvem iniciativas para compartilhar informações e promover a conscientização em torno da doença. Além disso, é de suma importância alertar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e também o de colo do útero, e com isso, colaborar para a redução da mortalidade. Homens também podem ter câncer de mama, mas representam apenas 1% dos casos. Em 2020, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), informou a estimativa de 66. 280 novos casos, e apesar da gravidade da doença, a chance de cura aumenta com o diagnóstico precoce.

O movimento do Outubro Rosa surgiu em 1990, em Nova York, quando foi realizado um evento chamado ‘Corrida pela Cura’ organizado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Desde então, são realizadas iniciativas globais por comunidades ao redor do mundo no mês de outubro. E, para enfatizar a importância e chamar a atenção para a campanha, algumas atrizes falaram ao site Heloisa Tolipan, demostrando o apoio à causa e reforçando a importância de as mulheres estarem atentas ao seu corpo, saúde e bem-estar. Mesmo, e principalmente, em tempos de pandemia da Covid-19. E claro, como é sabido, ao menor sinal de alerta ou dúvida, um médico deve ser procurado e consultado.

Outubro é o mês que marca a campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa

Susana Vieira, que passou recentemente pelo tratamento para uma leucemia linfoide crônica (LLC), que está estabilizada, tem se mantido em isolamento social por conta do coronavírus, e salienta a necessidade do autocuidado. “É muito importante se cuidar, prevenir-se, manter os exames em dia. Descobri a minha leucemia porque sempre estive com os exames em dia e atenta ao meu corpo”, recorda a atriz. “Ela é crônica, mas vivo bem com o tratamento e me cuido. Uma campanha como o Outubro Rosa é fundamental, para prevenção do de câncer de mama. O diagnóstico precoce salva vidas!”.

“É muito importante se cuidar, prevenir-se, manter os exames em dia. Descobri a minha leucemia porque sempre estive com os exames em dia e atenta ao meu corpo” (Acervo)

No elenco de ‘Salve-se quem Puder’, que teve as gravações retomadas recentemente, com todos os protocolos de segurança, Carolina Kasting, conta que apoia campanhas relacionadas ao Outubro Rosa há muitos anos. “Acredito que falar sobre o câncer de mama é uma maneira não só de prevenir a doença e de diagnosticá-la prematuramente, o que aumenta muito as possibilidades de cura, assim como de incentivar  mulheres a se tocarem e conhecerem seu próprio corpo”.

“Se prevenir e diagnosticar a doença prematuramente, aumenta muito as possibilidades de cura”

Aos 28 anos, mostrando que autoamor não tem idade, Gabriela Medvedovski, no ar atualmente na reprise de ‘Malhação – Viva a Diferença’, como uma das cinco protagonistas, e também estreando dia 12 a série ‘As Five’, com a mesma turma de protagonistas do folhetim adolescente, na Globoplay, apoia a campanha. Para a atriz é importante que a mulher esteja atenta à saúde física, mental e emocional. “O Outubro Rosa é um mês de celebração de muitas batalhas vencidas. É a oportunidade de ter acesso às informações que ajudam a desmistificar a doença e dão visibilidade para histórias de superação, força e coragem”, reforça Gabriela.

Gabriela Medvedovski: “O Outubro Rosa é um mês de celebração de muitas batalhas vencidas” (Foto feita para esta matéria)

Ícone do humor na TV e bombando na internet com um público que prima pela diversidade, Gorete Milagres acredita no poder da multiplicação da informação, segura e confiável. Para a atriz e humorista, encorajamento, apoio e o esclarecimento necessário podem fazer toda a diferença para que não se deixe de lado o zelo consigo diante das demandas externas. “Já parou para pensar que quanto mais pessoas divulgarem a campanha do Outubro Rosa, isso pode contribuir para uma redução da mortalidade de mulheres, por câncer de mama e colo do útero? Conscientizar mulheres e compartilhar informações deveria ser um dever de todos”, diz Gorete.

Gorete: “Já parou para pensar que quanto mais pessoas divulgarem a campanha do Outubro Rosa, isso pode contribuir para uma redução da mortalidade de mulheres?

Aos 55 anos, Ju Colombo, que está escalada para a próxima novela das 21h da TV Globo, ‘Um Lugar ao Sol’, completa destacando que a saúde é primordial para uma vida mais equilibrada e em harmonia. “A fundamental importância desta campanha está na conscientização sobre o autocuidado, na oportunidade de compreendermos que nossa saúde é o alicerce da nossa felicidade. Saúde física, emocional e espiritual. Nós mulheres geramos vida; sejamos, portanto, a vida que queremos gerar!”

“Saúde física, emocional e espiritual. Nós mulheres geramos vida; sejamos, portanto, a vida que queremos gerar!” (Foto feita para esta matéria)

Do câncer à materialização de sonhos

Em plena pandemia do novo coronavírus a professora de yoga Luciana Lobo lançou seu livro ‘O Que Aprendi com Minhas Células Rebeldes?’, em parceria com essa jornalista que vos escreve.

Lançada em julho deste ano, a obra divide com o leitor sua história, desde a descoberta de um câncer de mama aos 41 anos, passando pelo tratamento e a criação de três projetos sociais que beneficiam gratuitamente outros pacientes oncológicos, como o Instituto ZENcancer. “Pensamos muito se lançaríamos o livro neste momento de pandemia, mas acreditamos que esse é um momento em que as pessoas precisam de ferramentas e de inspiração para repensarem valores e hábitos”, diz Luciana, que já prepara o próximo livro que vai abordar esse período de recolhimento, refletindo sobre a impermanência da vida, compartilhando práticas para um cotidiano mais saudável e com mais bem-estar, durante e pós-pandemia.

“Essa campanha é o lembrete anual, para que façamos os exames. Com todas as demandas da vida, família temos uma tendência de procurar um médico somente quando o corpo apresenta algum sintoma”

Sobre a importância da campanha do Outubro Rosa, passamos a palavra à Luciana Lobo:

“Essa campanha é o lembrete anual, para que façamos os exames. Com todas as demandas da vida, família, trabalho e lazer, temos uma tendência a deixar de lado as consultas e acabamos procurando um médico somente quando o corpo apresenta algum sintoma. Mas no caso do câncer de mama, as chances de cura e de um tratamento mesmo agressivo, estão diretamente relacionados com o estágio em que ele é descoberto. Todo o movimento que esse mês faz na sociedade, lembra não somente as mulheres, mas os homens de perguntarem as suas mães, irmãs esposas se os exames de rotina delas estão em dia. No meu caso, em que eu já sou uma paciente oncológica, penso que esse mês é para lembrar que eu ainda estou por aqui e que o meu bem-estar é fundamental. Então o meu autocuidado envolve atividade física, alimentação saudável e gerenciamento do estresse. Essa é a visão que compartilho no Instituto ZENcancer, de que apesar de todas as mudanças e dificuldades do tratamento, sejam pela cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou hormonioterpia, existem práticas que integram e complementam os tratamentos como Yoga, Meditação, Pranic Healing, Reiki, Acupuntura, Aromaterapia, entre outras”.