Gente & Comportamento

Ortobom participa da 28ª edição da ABF Franchising Expo, considerada a maior feira de franquias do Brasil

Evento deverá receber cerca de 60 mil empreendedores no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 26 e 29 de junho. A maior franqueadora de colchões do mundo e maior fabricante do produto na América Latina reafirma o compromisso de levar bem-estar à população e prevê a abertura de 200 novas unidades até o final do ano

Publicado em 26/06/2019 | Por Heloisa Tolipan

O mercado de franquias vai muito bem no Brasil: trata-se de um dos setores que mais crescem no país. No ano passado, registrou um aumento de 7% no faturamento, que chegou a R$ 174 bilhões. Maior franqueadora de colchões do mundo e maior fabricante do produto da América Latina, a Ortobom estará na 28ª edição da ABF Franchising Expo, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 26 e 29 de junho. A empresa, que tem franqueados desde 1992, investe em programas de treinamento para suas equipes e rede de franquias. Para este ano, em que comemora 50 anos de história, espera um aumento de 8,7% no faturamento, além de prever a inauguração de 200 novas unidades (no ano passado foram abertas 170 lojas).

Fundada em São Paulo em 1969, atualmente a marca está presente em todos os estados brasileiros. Com mais de 2.300 unidades de franquias, além de lojas no Paraguai, no Uruguai e na Bolívia, conta com 17 fábricas e cinco mil pessoas envolvidas no processo de produção. Mais de 220 variedades de produtos são comercializadas, não sem antes passar por testes rigorosos que confirmam sua resistência e durabilidade.

A participação da Ortobom na Expo Franchising 2019 reafirma o nosso compromisso em levar conforto e bem-estar à população, através do modelo de franquias que consolidamos ao longo destes 27 anos como franqueador. Esperamos alcançar candidatos qualificados que buscam oportunidade de empreender, tendo o suporte e a chancela da marca líder do segmento, unindo-se aos mais de 1.500 franqueados da rede. Atualmente possuímos mais de 2.300 lojas franqueadas e seguimos com um plano de expansão bastante agressivo por todo o país e Mercosul“, destaca Diego Lima, gestor nacional de expansão da Ortobom.

 

A busca pelo bem-estar de que fala Diego Lima se materializa também na forma de diversos projetos apoiados pela Ortobom. Um deles é o Centro de Excelência Pelé Academia, inaugurado em dezembro do ano passado em Resende, no Estado do Rio, com a presença emocionada do próprio Rei do Futebol. Com seis campos de futebol, academia e alojamento com camas, colchões e travesseiros doados pela empresa, a iniciativa assiste cem crianças e jovens entre seis e 21 anos. A ideia é educar e formar craques no futebol para dar mais oportunidades de vida aos novos talentos.

Leia aqui – Pelé inaugura Centro de Excelência Pelé Academia, projeto em parceria com o Resende Futebol Clube e com apoio da iniciativa de grandes empresas, como a Ortobom

Outro bom exemplo de como a marca promove o bem-estar é o evento Ortobom Viver Bem, realizado em parceria com a empresa Ecobalsas. A ordem do dia aqui é valorizar a qualidade de vida com olhos também na sustentabilidade. Além de atividades ao ar livre que incluem café da manhã, aula de ioga, ginástica e programação especial para crianças, oferece passeios educativos ambientais que ensinam práticas de sustentabilidade a estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro.

E já que estamos falando de responsabilidade ambiental e sustentabilidade, cabe aqui lembrar uma das ações também apoiadas pela Ortobom nos últimos tempos. Trata-se do “Limpando & Reciclando”, projeto anual de coleta de resíduos na orla do Rio de Janeiro. Idealizado pelo empresário Hildon Carrapito, há 16 anos reúne voluntários de todas as idades para, como o nome já diz, limpar praias cariocas. Neste ano, a ação ocorreu em 1º de junho em Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca e Recreio.

Leia aqui – Como start da Semana do Meio Ambiente, praias cariocas recebem ‘Limpando & Reciclando”, com patrocínio da Ortobom

Essa preocupação com a sustentabilidade faz com que a Ortobom siga rigorosamente as determinações legais de preservação ambiental. Toda a madeira utilizada na produção das estruturas ortopédicas e dos boxes recebe tratamento especial e a empresa exige que seus fornecedores realizem a reposição florestal. Desde 2000, colchões e camas-box fabricados pela Ortobom recebem o Selo Verde, certificado que comprova a qualidade da madeira e garante que a obrigatoriedade de reposição florestal está sendo cumprida pelo fornecedor.

Além do bem-estar e da responsabilidade ambiental, o terceiro pilar de sustentação da marca Ortobom está no DNA da empresa: trata-se da qualidade do sono. No final de maio, por exemplo, foi lançada a revista eletrônica high-tech “Manual do Sono Mamãe & Bebê”, um guia com informações e dicas preciosíssimas sobre o sono dos bebês e suas mães que, no entanto, vale para todo mundo, uma vez que o conteúdo não se restringe ao universo mãe e filho. Para quem se interessa pelo assunto (ou seja, todos nós, visto que o sono é fundamental para a vida humana), o Manual é imperdível.

Leia aqui – Ortobom comemora 50 anos e presenteia clientes com o ‘Manual do Sono Mamãe & bebê’, uma revista virtual completa

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, cerca de 80% da população brasileira relata algum problema na hora de dormir. Diante deste cenário, ter um bom colchão é mais do que conforto, é uma questão de qualidade de vida e saúde. Os colchões e travesseiros possuem prazo de validade e precisam ser trocados.

O mercado de colchões no Brasil movimenta cerca de R$ 7 bilhões por ano. O país é uma potência nesse segmento e, atualmente, está entre os seis maiores produtores do mundo, próximo de líderes do mercado como China, Estados Unidos e Canadá. Quando o assunto é consumo, nosso país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial. Atualmente, no Brasil, existem mais de 400 indústrias de colchões em operação, e no topo dessa lista está a Ortobom.

Refletir ações e compreender o mundo atual tecnológico em alta potência é meta da Ortobom. No entanto, a relação com o cliente é permeada por empatia. As memórias afetivas de toda uma história de sucesso construída ao longo de 50 anos são vitais hoje e no futuro e estão em total sintonia, conexão com cada um dos clientes. Além de todo approach feito nas lojas, a companhia também lançou, como parte das comemorações do cinquentenário, um aplicativo “que auxilia na melhora das noites de sono. Ao acessar a ferramenta, o cliente tem acesso à várias funções interativas, como alongamento, mindfulness, músicas de relaxamento, diagnóstico da qualidade do seu sono e até a escolha do seu colchão ideal”.

*************

Considerada a maior feira de franquias do Brasil, a ABF Franchising Expo 2019 deverá receber cerca de 60 mil empreendedores em quatro dias, com negócios de todos os segmentos. Ao todo serão mais de 90 horas de palestras gratuitas na Arena do Conhecimento, composta por quatro espaços com apresentações simultâneas para o empreendedor se informar e compreender temas-chave para quem está ingressando no sistema de franquias.

Maior fabricante de colchões da América Latina a, Ortobom marcará presença no evento com um estande de 64m² onde apresentará oportunidades de negócios aos possíveis empreendedores. Eles serão recebidos pela equipe de expansão para atendimento ao público, que vai mostrar o investimento feito pela empresa ao longo dos anos, com destaque para o programa de treinamento e suporte para a rede de franquias.

*************

Há 50 anos, a Ortobom iniciou suas atividades fabricando camas, berços e mesas para televisão. Poucos anos depois, a empresa começou a comprar blocos de espuma para a confecção de colchões, a fim de aumentar seu leque de atividades. Foi em 1975, seis anos após sua criação, que se especializou na fabricação de colchões com uma fábrica no Rio de Janeiro. De lá para cá já produziu mais de 140 milhões de unidades e hoje também fabrica travesseiros, lençóis, protetores de colchão e camas. Em tempo: hoje, a produção é de mais de seis milhões de colchões por ano, consumindo mais matéria prima do que Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Colômbia, juntos.

Ao longo dessas cinco décadas, a qualidade de seus produtos foi reconhecida em mais de 90 premiações, entre elas o prestigiado Top of Mind Casa & Mercado, com o qual foi agraciada nada menos que 17 vezes (a mais recente em 2018). A pesquisa é encomendada ao Instituto Datafolha, que premia as marcas mais lembradas espontaneamente por arquitetos e designers de interiores de todo o Brasil em 62 categorias (lojas, produtos e serviços, agrupados em 17 segmentos).

Que venham os próximos 50 anos.

O Mercado de Franquias no Brasil

No ano passado, o faturamento total do setor no país foi de R$ 174,8 bilhões, o que representou um crescimento de 7,1% em relação a 2017. Esse, por sinal, é um indicador que mostra um crescimento constante nos últimos cinco anos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os resultados foram alavancados por três fatores: melhora nos índices de confiança do mercado, retomada da expansão e investimento em inovação.

As franquias também foram responsáveis pela geração de cerca de 1,3 milhão de empregos diretos em 2018 – um crescimento de nada menos que 8,8% quando comparado a 2017. A retomada da expansão e os contratos intermitentes e temporários são apontados como os principais fatores que contribuíram para esses resultados. Para este ano, espera-se um crescimento de 8% a 10% no faturamento total, com uma subida de 5% na quantidade de empregos gerados.

 ABF Franchising Expo

Expo Center Norte (Pavilhões Branco e Azul): Rua K 175, São Paulo

26 a 28 de junho: das 13h às 21h

29 de junho: das 11h30 às 18h30

Participação da Ortobom

Expositora

Estande de 64 m² com a equipe de expansão para atendimento ao público.

Pesquisas relacionadas