Ortobom lança Programa ‘Vale Reciclar’ com tônica no desenvolvimento sustentável em prol da qualidade de vida


Maior franquia de colchões do mundo e maior fabricante da América Latina, a empresa, que sempre apoiou iniciativas sustentáveis que possam reduzir os impactos ambientais na natureza e em sinergia com a responsabilidade social para um mundo melhor, deu o start no programa que tem o objetivo de fazer com que as embalagens plásticas dos produtos retornem às fábricas para serem recicladas. Assim, a empresa contribui para impedir um maior descarte de lixo feito de maneira incorreta, com a diminuição da quantidade de energia utilizada na produção do plástico e também o incentivo para a criação de uma cultura que verdadeiramente valorize atitudes sustentáveis em nossa sociedade

As formas de ser, de ver, de vivenciar o mundo passam por uma grande transformação em alta potência. Multiplicar boas práticas é pensar no coletivo, implementando ações inovadoras e disruptivas. Indústria, varejo e sociedade como um todo estão cada vez mais empenhados em um modelo no qual os fluxos são inspirados na natureza para gerar resiliência, pensados de maneira sistêmica, contribuindo na promoção de novos elos na cadeia produtiva em prol do meio ambiente e da biodiversidade. E a Ortobom, pautada pela tríade bem-estar (com grande responsabilidade social) + qualidade de vida + desenvolvimento sustentável e cada vez mais atenta às questões socioambientais que envolvem os processos produtivos, deu o start a um importante programa de sustentabilidade, que vem somar ao propósito da empresa de “ajudar a construir um mundo com mais qualidade de vida e conforto através de serviços e produtos sustentáveis e conscientes”.

Batizado “Vale reciclar”, o programa coloca todos os holofotes em direção à reciclagem das embalagens plásticas dos produtos fabricados. Com a participação ativa de diversos integrantes da equipe da maior franquia de colchões do mundo e maior fabricante da América Latina, o objetivo é fazer com que as embalagens plásticas retornarem às fábricas para serem recicladas. Assim, a empresa contribui para impedir um maior descarte de lixo feito de maneira incorreta, com a diminuição da quantidade de energia utilizada na produção do plástico e também o incentivo para a criação de uma cultura que verdadeiramente valorize atitudes sustentáveis em nossa sociedade.

Tenho pontuado sempre que a sustentabilidade em sinergia com economia circular promove o desenvolvimento que regenera a integridade de todo o sistema por se basear na utilização de recursos renováveis continuamente reinseridos ou transformados em insumos para outras cadeias de valor. Em suma, o que vemos é a possibilidade de criação de capital econômico, natural e social para favorecer o surgimento de novas oportunidades de negócios, inovação em processos e desaceleração das mudanças climáticas. Vale frisar aqui que a Ortobom já foi premiada com diversos certificados ambientais.

Assim, com a reciclagem das embalagens plásticas, veremos soluções criativas, sustentáveis e socialmente responsáveis para promover um novo uso e significado para os materiais, estimulando o trabalho colaborativo e solidário. Estamos empenhados cada vez mais na reflexão, em adquirir o autoconhecimento para novas práticas e de se unir ao próximo e mergulhar na sustentabilidade para um futuro melhor no agora. O conceito de qualidade de vida é muito abrangente, compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e a relação com o meio ambiente.

Está lá, no site da Ortobom, para que todos possam acompanhar: “Produzimos produtos e serviços de alta qualidade, com contínua evolução dos nossos processos industriais e práticas comerciais. Proporcionando novas e agradáveis experiências para os nossos clientes”. E as ações pautadas pela responsabilidade social já permeiam a empresa há muitos anos. Inclusive, outro projeto da Ortobom para a proteção da camada de ozônio ganhou há anos reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. A empresa integra o Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs (PBH) para eliminação do uso de hidroclorofluorcarbonos, ou HCFCs, em seu processo produtivo. Os HCFCs são substâncias que destroem a camada de ozônio e estão diretamente ligadas ao aumento do efeito estufa. O programa em conexão com o Protocolo de Montreal tem repercussão mundial para a recuperação da camada de ozônio, essencial para a vida em todo o globo terrestre.

Os produtos da Ortobom contam, desde 2000, com o Selo Verde, que atesta a qualidade da madeira que é utilizada na produção das estruturas ortopédicas e bases-sommier, além de comprovar o envolvimento de cada um dos fornecedores com o reflorestamento. “Seguiremos juntos, cada vez mais, pensando em novas formas de preservar as nossas florestas”, comemorou a empresa no Dia da Amazônia, 5 de setembro, que busca alertar para a necessidade de preservação do bioma, um dos mais valiosos patrimônios naturais da humanidade. Ao longo de cinco décadas, a qualidade de seus produtos foi reconhecida em mais de 90 premiações, entre elas o prestigiado Top of Mind Casa & Mercado, com o qual foi agraciada mais de 17 vezes. A pesquisa é encomendada ao Instituto Datafolha, que premia as marcas mais lembradas espontaneamente por arquitetos e designers de interiores de todo o Brasil em 62 categorias (lojas, produtos e serviços, agrupados em 17 segmentos).

A Ortobom está fazendo a sua parte. Faça você também.

O planeta conta com sua participação!