Ícone da trend “clean girl” da geração Z no Tik Tok, Manu Cit avalia a questão da super produtividade na rotina


A estudante de Medicina e influencer Manuela Cit, 19 anos, tem um alcance nas plataformas digitais, sobretudo no Tik Tok, massivo: cerca de 100 milhões de curtidas acumuladas. Nesta entrevista, ela comenta sobre críticas nas redes sociais sobre a polêmica de um estilo de vida que vem sido propagado em todo o mundo, mas que seria “inalcançável e excessivo” e afirma que acredita que as pessoas não entendem processo de se aperfeiçoar a cada dia. Manuela, por exemplo, tem uma rotina que é iniciada às 4h, na qual acorda para conciliar os exercícios físicos, de gratidão e os estudos diariamente. “Sou uma pessoa completamente independente e estou em um um caminho que pode me levar muito longe”

Ícone da trend "clean girl" no Tik Tok, Manu Cit avalia a questão da super produtividade em sua rotina

O início deste ano, nas redes sociais, marcou a popularização da estética “clean girl”. Evidenciando uma imagem feminina de saúde, bem-estar e naturalidade até na rotina de beleza e make up, a tendência foi alçada em alta potência pelo lifestyle das modelos norte-americanas Bella Hadid e Hailey Bieber. Não demorou muito para que ela fosse importada para o Brasil, iluminada por influenciadoras brasileiras. A estudante de Medicina e influencer Manu Cit, 19 anos, se tornou referência da trend. Dando ainda mais força à estética que presa pela saúde física e o estilo de vida produtivo, o alcance da criadora de conteúdo nas plataformas digitais, sobretudo no Tik Tok, é massivo: ela tem cerca de 100 milhões de curtidas acumuladas no perfil e na bio se define “Tankuda”, pelos gominhos conquistados com muito exercício físico.

Uma das principais críticas na web não apenas à imagem construída por tantas meninas envolta do conceito de clean girl é a propagação de um padrão de vida, de cuidados com a beleza e níveis de produtividade que podem ser para muitos inalcançáveis e irreais. Com grande poder de influência na juventude brasileira, fomos conversar com Manuela sobre estas questões e também da hashtag #cleangirl, que acumula milhões de visualizações no TikTok, uma das maiores redes de tendências da geração Z, e de que como ela estaria atingindo a autoestima e saúde mental com seu ritmo de vida e alimentação acompanhados através dos conteúdos compartilhados.

Sucesso no Tik Tok com cerca de 100 milhões de curtidas acumuladas no perfil tem uma rotina que começa 4h (Foto: Reprodução/Instagram)

Manuela, por exemplo, tem uma rotina que é iniciada às 4h, na qual acorda para conciliar os exercícios físicos, de gratidão e os estudos diariamente. Quando perguntada sobre qualquer tipo de crítica, a resposta de Manu foi clara: que as pessoas que olham de fora não entendem de fato que se trata de um processo baseado nas escolhas que ela fez para a vida.

“Quando tive ideia de gravar a minha rotina, eu não comecei acordando às 4h. Foi muito gradual. Eu fui de 6h para 5h30 e, às vezes, eu ainda acordo assim, porque não cabe acordar mais cedo e está tudo bem”.

Tudo tem um motivo por trás, é para caber tudo que tenho na minha rotina. Eu tenho que fazer o que está nas minhas mãos neste momento e, para mim, é muito prazeroso a partir do momento que eu estou vivendo a minha vida da melhor maneira possível e, no meu ponto de vista, feliz – Manu Cit

De acordo com a estudante de Medicina, as pessoas levam muito “ao pé da letra que se as pessoas virassem uma Manu Cit haveria uma baque”, mas que não entendem que houve toda uma construção por trás disso. Manuela reflete ainda que se trata de uma “virada de chave”, em que uma mudança acontece a partir de um processo no dia a dia.

“Todas as mudanças na minha vida são graduais. É preciso entender que há pequenas mudanças até uma grande. A minha rotina é pesada se você olhar com os olhos de alguém que não busca ser tão produtivo. Eu realmente busco essa produtividade, então ela é a rotina perfeita para mim”, frisa.

Como surgiu o fenômeno Manu Cit?

Comumente chamada por “Manu Cit” ou apenas por “Manu”, a influenciadora contou que se atraiu pelo lifestyle saudável proporcionado na academia assim que percebeu que poderia trabalhar os grupos musculares desejados de forma isolada neste ambiente. Apesar de malhar há anos, ela passou a se comprometer de fato com os exercícios físicos a partir dos 14 anos.

“Tudo que eu crio vem da minha cabeça. Isso começou durante a pandemia, quando eu estava no ensino médio e criei no YouTube o ‘Diário do Tanquinho ́. Eu conquistei os meus primeiros gominhos em 2021, mas fazia de uma forma tão sem critério que não recebia o feedback de ninguém. Eu não tinha acesso às pessoas por conta da pandemia”, relembra ela.

“A minha rotina é pesada se você olhar com os olhos de alguém que não busca ser tão produtivo” (Foto: Reprodução/Instagram)

Apesar da dedicação, a conexão da produtora de conteúdo com os exercícios não é nova, já que ela praticou uma série de esportes e atividades extracurriculares ao longo da infância e da adolescência, como ballet, basquete, vôlei e natação. Atualmente, a favorita dela é o handball. Além disso, Manu busca trazer, dos seus estudos da graduação em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um conteúdo aprofundado sobre o corpo humano e os preceitos científicos que ela tem estudado em neurociências para aplicar na rotina.

“Foi quando atingi a marca dos 40 mil seguidores que percebi que eu queria levar isso para frente. Eu não sabia que isso era um trabalho, porque eu não acompanhava ninguém neste nicho. Foi sempre uma descoberta pessoal, eu era muito imatura com relação a isso. Com os feedbacks que eu comecei a receber dos seguidores, pensei que eu queria continuar com isso já que as pessoas estavam se inspirando, que eu poderia agregar”.

Manu disse ter começado a “criar conteúdo de verdade” após ter pesquisado algumas outras referências na área. Atualmente, ela acompanha algumas amigas dela e tem a influenciadora Malu Perini como grande inspiração.

“Quando percebi que eu queria ser criadora de conteúdo, dei uma estudada nos tipos de vídeos que eram produzidos, nas estratégicas com as músicas, nas primeiras imagens dos vídeos, nos primeiros três segundos e eu vi que isso fazia a diferença. Eu fui aprendendo sozinha, mas não acompanhando não uma pessoa específica e sim o apoio que eu recebia do público. Para o padrão das redes sociais, eu gosto de ser muito natural”, explica.

Fórmula do sucesso nas redes sociais

“Acredito que a fórmula do meu sucesso é ser verdadeira com os meus seguidores. Eu sou eu mesma, cometo erros e tenho o meu jeitinho um pouco exagerado. Quem me acompanha sabe que eu sou sempre muito real, mas tenho noção do meu peso como influenciadora. [Nesta profissão], existem esses dois lados da moeda, criar uma comunidade forte e querer me conectar fazem toda a diferença”, avalia Manu sobre a própria carreira.

Ela ressalta ainda que a comunidade que construiu com os fãs através do Telegram é muito unida. Diariamente, os participantes trocam experiências, compartilham objetivos de se desenvolver e se tornarem suas respectivas melhores versões.

Para Manuela, os públicos vindos de diferentes redes são distintos. Apesar de maior, ela observa que o público do Tik Tok é mais jovem. Enquanto isso, os seguidores do Instagram têm faixas etárias diversas, o que permite que eles interajam e deem um feedback maior sobre os conteúdos dela.

A principal mensagem de Manu Citi para os seguidores

Nos perfis no Instagram e no Tik Tok, a influenciadora destaca que sua principal mensagem para os seguidores é mostrar que todos são capazes como ela.

“No final das contas, eu sou uma pessoa muito normal. Hoje em dia, sou eu quem proporciono para mim mesma os luxos. Os meus pais nunca deixaram de me mostrar que a gente tem que se esforçar por o que quer. Por isso, eu quero mostrar para as pessoas que esse esforço é compensado, que a dedicação e a constância geram resultados extraordinários. Porque a minha vida virou de cabeça para baixo, no melhor dos sentidos possíveis, quando eu comecei a aplicar isso na minha vida. Passei a me organizar para aquilo que eu queria conquistar. Então, hoje eu sou uma pessoa completamente independente e estou em um um caminho que pode me levar muito longe. Eu tenho que ter persistência e dedicação e quero mostrar para as pessoas que elas também conseguem seguir o caminho que vai levá-las ao lugares que querem”, analisa.