Gente & Comportamento

Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos lembra: “Finalmente as férias, mas quais cuidados com os pequenos devemos ter?”

Cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva afirma: "A primeira orientação é ingerir bastante água, que colabora na primeira limpeza, removendo excesso de resíduos responsáveis pela proliferação das bactérias que causam corrosão do esmalte dos dentes e, consequentemente, o surgimento de cáries"

Publicado em 22/12/2016 | Por Heloisa Tolipan

*Por Fábio Bibancos

As férias estão chegando! As tradicionais festas de Natal, Ano Novo e a tão sonhada viagem com a família. Para as crianças é diversão garantida! Os sorvetes, os salgadinhos, os doces…

capa

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos explica o que é um sorriso vermelho: a estética além dos dentes

Nessa época, a rotina das crianças muda completamente e os hábitos também são deixados de lado: não há mais horário ou obrigação de escovar os dentes, por exemplo, após todas as refeições.

Claro que existem situações que é impossível escovar os dentes após a alimentação. Vocês passam o dia todo na praia, mas o filhote se lambuzou nas “delicias” oferecidas naquele dia à beira-mar. Como cuidar da higiene bucal?

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos levanta a questão da idade ideal para se usar aparelhos ortodônticos

A primeira orientação é ingerir bastante água, que colabora na primeira limpeza, removendo excesso de resíduos responsáveis pela proliferação das bactérias que causam corrosão do esmalte dos dentes e, consequentemente, o surgimento de cáries.

Inclua também alimentos como melancia ou maçã, que possuem base fibrosa que ajuda a remover resíduos superficiais mais grosseiros da boca.

“Ah, mas meu filho não come fruta!” – Então você pode optar por um chiclete sem açúcar. Estudos já comprovaram que adultos e adolescentes que mascam gomas com xilitol (adoçante) por 10 minutos têm um ganho extra na prevenção de cáries e problemas bucais.

Mas fica o aviso: ao chegar em casa é necessário realizar a higiene bucal com escova, pasta e fio dental!

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos aborda as causas do mau hálito e adverte: “Esse problema não vem do seu estômago!”

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos fala sobre o bruxismo: atividade involuntária parafuncional e rítmica do sistema mastigatório

É muito importante também, além do uso do filtro solar na pele, proteger os lábios. Use produtos específicos com fator de proteção solar para evitar a descamação e traumas nos lábios que podem levar a lesões desconfortáveis na boca, como as aftas ou rachaduras labiais.

farm_stays_in_western_australia_with_kids_3

Pronto! Seguindo esses cuidados você e seus filhos podem desfrutar das férias do jeito que merecem!

Por via das dúvidas, faça um check-up com o Odontopediatra quando voltar das férias.

Quer saber mais maneiras de proteger seu filho? Dá uma olhada nisso:

Leia também: Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos analisa uma grande novidade da ciência: células tronco no dentista? Um futuro que começa agora!

*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora),  “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.

Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/

 

Pesquisas relacionadas