Em desfile no MAM, Alexandre Herchcovitch reinventa os cavaleiros medievais


Neste terceiro dia de Fashion Rio, Herchcovitch investe no sportswear sofisticado e aprimora parcerias valiosas

Neste terceiro dia de Fashion Rio, Alexandre Herchcovitch vestiu sua malha metálica, compôs sua armadura para um belo desfile no MAM, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, construção modernista no Aterro do Flamengo. Para sua linha difusion, Herchcovitch, o estilista usou referências dos cavaleiros medievais – enriquecidas pelo vocabulário esportivo da estação – de maneira pouco óbvia, mas contundente. Quando se refere às armaduras dos cavaleiros como inspiração, Alexandre não está pensando em peças metálicas ou em reluzentes peças em de prata e ouro com cara de figurino de filme capa-e-espada, mas na sua riqueza de construção, nas divisões e recortes do seu design que acabam delineando as formas de uma coleção baseada no esporte. E, também, nas bandeiras e flâmulas da heráldica que se desdobram em listras, como nas tendas que compõem o cenário das justas, aquelas competições medievais que, com o tempo, acabaram se transformando em circos. Ou ainda em delicadas peças coloridas em chifon, na parte feminina, que aludem ao vestuário levinho que estes nobres medievais usavam por debaixo das armaduras.

E, como se trata da segunda marca do designer, onde predomina a linha de jeanswear, não faltaram looks inteiros confeccionados em um denim da Canatiba, uma espécie de jeans com aspecto meio metalizado que contém Emana, uma fibra da Rhodia que absorve o calor do corpo e o devolve sob a forma de raios infravermelhos. Bem tecnológico e bom para a saúde, pois estimula a micro circulação sanguínea, reduzindo a celulite. Parece coisa de ficção científica? Quase isso, mas é bom lembrar que, há poucas semanas, a própria Levi’s lançou um jeans que conta com componentes líquidos que atuam sobre as fibras e ajudam a modelar o corpo, pondo tudinho no lugar. Ou seja, estamos mesmo vivendo uma era onde cada vez mais os materiais se desdobram em recursos inteligentes, estimulando o bem-estar ou aprimorando a silhueta.

No mais, o desfile apresentou uma ótima seleção de acessórios. A começar pela nova linha desenvolvida com a Chilli Beans, em parceria que já dura quatro anos. Dessa vez, a marca criou dois modelos de óculos, inclusive um em formato de máscara esportiva, com maxi lente espelhada gravada a laser e ajustável por elástico. Tanto este quanto o outro, além de um relógio com pulseira de couro, poderão ser encontrados na flagship store da grife de acessórios. Boa notícia para quem acredita que esse tipo de complemento é somente elemento de styling. Além disso, o desfile trouxe bons modelos de bolsas e mochilas em couro desgastado, além de calçados impactantes criados em conjunto com Sarah Scheffel, diretora criativa da Esdra, marca gaúcha bacana. O currículo de Sarah conta com passagem pela Ars Sutoria, em Milão, onde estudou, seguido de estágios e empregos em várias empresas na Europa, antes de fundar a Esdra. Entre eles, um no renomado Sergio Rossi, na Itália, ou seja, a moça é uma bamba! Para este desfile da Herchcovitch, ela desenvolveu uma open boot transada que acompanha a pesquisa de referência feita em cima das armaduras. Luxo.

Fotos: Vinícus Pereira