De onde vem o fascínio pela vida dos outros? Famosos e especialistas falam sobre a exposição das relações na web


Nas últimas semanas, o anúncio da separação de alguns casais famosos foi um dos assuntos mais comentados na internet. O site HT quer saber: por que as relações alheias despertam tanto interesse? Tem limite para isso? Quais danos essa exposição pode causar? Na tentativa de buscar algumas respostas, ouvimos a psicóloga clínica Julia Maia e o advogado José Estevam Macedo Lima, presidente da Comissão de Defesa ao Direito da Liberdade de expressão. E claro, também quem passou pela experiência na pele, como Latino, Gracyanne Barbosa e a influenciadora Gabi Sampaio. Vem saber!

*Por Brunna Condini

Em tempos de pandemia a conexão estabelecida através das redes sociais se ampliou muito. As telas dos celulares e dos computadores viraram uma espécie de ‘janela’ para o mundo. E, algumas vezes, até uma espécie de ‘janela indiscreta’ já que muitos curtem acompanhar a vida e as relações de figuras públicas e famosos. Quando pensamos em 2020, podemos até chamá-lo de um ‘ano prato cheio’ para alimentar esse tipo de hábito, já que até agora foram noticiados verdadeiro festival de separações, como a do cantor Gusttavo Lima com a influenciadora digital Andressa Suita; da cantora Luisa Sonza com Whindersson Nunes; do cantor Luan Santana e Jade Magalhães; e de Marília Mendonça com o músico Murilo Huff, citando apenas alguns exemplos.

Rompimentos chamaram mais atenção dos seguidores e do público. No entanto, mesmo as separações mais discretas atraem ainda a curiosidade sobre a intimidade dos agora, ex-casais. Mas por que a vida dos outros, leia-se aqui, dos ‘outros famosos’, desperta tanto interesse? Existe medida para isso? E para quem expõe a relação de uma figura pública?

O site também quer saber, e, por isso, conversou com a psicóloga Julia Maia e o advogado José Estevam Macedo Lima, presidente da Comissão de Defesa ao Direito da Liberdade de Expressão (ANACRIM-RJ). E, claro, ouvimos alguns famosos que já tiveram sua vida pessoal e seus relacionamentos expostos, como o cantor Latino, a modelo Gracyanne  Barbosa e a influenciadora digital Gabi Sampaio. Vem saber!

Identificação

Mas por que nos interessa tanto acompanhar o relacionamento de pessoas públicas? Por que principalmente as separações chamam tanto nossa atenção? De onde vem esse fascínio? “Existe interesse em saber quem é o próximo casal a ser shippado, quem foi o último casal a se separar, como anda a vida amorosa das pessoas conhecidas. Se muitas pessoas (famosas ou nem tanto) resolvem tornar públicos os seus relacionamentos amorosos é porque, em certa medida, existe também em nós, espectadores, interesse por esse tipo de informação”, observa a psicóloga Julia Maia.

A psicóloga Julia Maia: “Pode ser fascinante saber que uma figura pública que antes mostrava seu casamento perfeito, também tem problemas e se separa” (Divulgação)

“Para entender melhor de onde vem essa curiosidade é interessante ter em mente a noção do que é público e do que é privado e até onde isso vem cada vez mais se misturando. Podemos entender como privado, autoconhecimento que temos acerca de nós mesmos, uma vez que só eu sei o que está dentro de mim. É dentro da minha privacidade que eu posso pecar e também posso desejar qualquer coisa sem julgamento. Essa privacidade nos protege. Podemos até imaginar como seria a vida amorosa de um casal e os motivos que levaram a uma separação, mas somente os envolvidos conhecem os fatos e suas motivações dentro do contexto do que lhes é privado”, esclarece a especialista.

E ela acrescenta: “Não é preciso muito para se ter uma ideia do quanto todas essas informações envolvendo figuras públicas podem ser interessantes e o que pode acontecer quando tudo isso sai da privacidade para se tornar público. Principalmente atualmente, quando me parece, estamos tendo um grande fascínio por uma certa autenticidade, uma vez que principalmente na internet, tudo tem parecido ser tão falso em suas perfeições, incluindo os relacionamentos amorosos. Pode ser fascinante saber que uma figura pública que antes mostrava seu casamento perfeito, também tem problemas e se separa. Nesse momento podemos pensar: ‘Olha, também acontece com ele!’ E simplesmente nos identificamos”.

Manchete positiva

Mas nem tudo quando vai mal termina mal. É o caso da influencer Gabi Sampaio e do Rapper Hungria. O ex-casal virou notícia por algo positivo, mesmo após a separação, já que consegue manter um relacionamento de forma harmônica. “Minha relação com o pai da minha filha é muito boa, nos respeitamos e desejamos coisas boas. Temos uma parceria bem bacana de mãe e pai. Entendemos que a Isadora (3 anos) é a nossa prioridade e isso facilita nossa relação de amigos hoje. Manter um convívio saudável nos ajuda a fortalecer os laços afetivos de nossa filha, não precisamos criar uma inimizade só porque nosso casamento acabou. Do tempo que ficamos juntos restou amizade e respeito”, garante Gabi.

Rapper Hungria, a pequena Isadora e Gabi Sampaio, quando ainda estavam juntos. O ex-casal hoje é amigo (Reprodução)

Vocês conseguiram ter um relacionamento bacana e sem tanta exposição mesmo durante a separação. Que atitudes colaboraram para isso? “Nossa relação é parental e sigo sempre na ideia de que filhos de pais separados não se tornam adultos traumatizados. O que diferencia uma experiência traumática de uma não-traumática é como a separação se deu, qual posição nos colocamos durante o processo. Sigo tentando suavizar os conflitos internos da minha filha derivados da situação. É um trabalho árduo e confuso ainda para ela. Viver em harmonia, apesar de não ser fácil, é um processo. O início é difícil, há uma série de fatores ainda à flor da pele que complicam, mas com o tempo tiramos de letra, faz parte do amadurecimento dos pais”.

“O que diferencia uma experiência traumática de uma não-traumática é como a separação se deu, qual posição nos colocamos durante o processo” (Foto: Yan Salvatierra)

Brasil como testemunha

O cantor Latino já foi casado com Kelly Key, Mirella Santos e Rayane Morais, e, em 2019, antes do atual noivado com a advogada Rafaella Ribeiro, ele foi noivo da personal trainer Jéssica Rodrigues. Ele diz que ainda segue acreditando no amor.

Você fez uma live no YouTube chamada ‘Festa no Apê’, em maio, e surpreendeu todo mundo quando pediu Rafaella em casamento. Não teme compartilhar momentos da sua relação com o Brasil? “Não. Quando a gente ama, está apaixonado e encontra uma parceira que divide bons e maus momentos e está do seu lado para te levantar, a gente vive momentos especiais e quer dividir com as pessoas que torcem pela nossa felicidade”, diz Latino.

Latino e Rafaella: “Quando a gente ama, está apaixonado e encontra uma parceira, a gente vive momentos especiais e quer dividir com as pessoas” (Reprodução)

Já se arrependeu de deixar que suas relações virassem notícia? “Não sou eu que faço virar notícia, quando você é uma pessoa pública, sua vida particular gera interesse e em alguns momentos se torna pública também”, salienta. “Aprendi a lidar com a curiosidade do público e conviver. Eu recebo muito carinho, sempre recebi ao longo desses anos de carreira e isso acaba sendo combustível para seguir em frente. Claro que sempre existem boatos que chateiam, mas o tempo é o senhor da razão e a verdade sempre aparece”.

“Acredito em uma relação para a vida toda, sim, e foi por isso que pedi ela em noivado com o Brasil como testemunha (risos)” (Foto: Daniel Pinheiro)

Depois dos relacionamentos que viveu, acha que esse é para o resto da vida? Acredita em uma relação assim? “A gente tem que acreditar nisso, né? Caso contrário, é melhor nem começar. A Rafa é um anjo que entrou na minha vida e disso eu tenho certeza. Acredito em uma relação para a vida toda, sim, e foi por isso que pedi ela em noivado com o Brasil como testemunha (risos). Eu acredito no amor e a Rafa me mostra todos os dias que estou certo!”.

Seguidores fiéis

Juntos desde 2007, Gracyanne Barbosa e o cantor Belo costumam dividir alguns momentos com o público da vida privada nas redes sociais. O casal atravessou os anos juntos demonstrando harmonia e resiliência às adversidades, polêmicas e boatos. Um deles, logo no início do romance, atribuía uma traição entre a modelo e o cantor, quando ele ainda era casado com Viviane Araújo. Situação prontamente desmentida por ambos.

Incomoda a exposição que fazem da sua relação com o Belo na mídia? “No início eu ficava muito chateada e alguns boatos me magoaram profundamente. Com o tempo, fui percebendo que uma hora a verdade sempre aparece e que contra fatos não existem argumentos. Hoje aprendi a lidar melhor com isso, mas claro que ninguém gosta de fake news envolvendo sua vida pessoal. O que é verdade em nosso relacionamento não vejo problema de vir a público, até como referência para a vida a dois de outros casais”, diz Gracyanne.

“Ninguém gosta de fake news envolvendo sua vida pessoal. O que é verdade em nosso relacionamento não vejo problema de vir a público” (Reprodução)

Você e ele combinam um limite para isso? Do que será divulgado? “Quem nos acompanha nas redes sociais sabe que somos de verdade (risos). O que dividimos é porque curtimos, o limite é sempre o bom senso, em tudo na vida”, garante. Algum boato sobre a relação de vocês já te causou danos? “No início eu ficava muito triste e isso me deixava mal. Hoje em dia superei, a tristeza deu lugar a indiferença no momento que não permiti que esses boatos me causasse algum dano”.

“Acho que o grande segredo de um casal, é ouvir e prestar atenção no outro. Assim, mesmo em momentos difíceis, você saberá que não está sozinho” (Foto: Paulo Edu)

Ela conta ainda que, com a pandemia e a necessidade de isolamento, o amor e a conexão entre os dois aumentou: “Foi sonho poder acordar e dormir juntos tantos dias e com isso aproveitar momentos simples, como ver uma série e conversar. Não tínhamos tempo para isso. Acho que o grande segredo de um casal, é ouvir e prestar atenção no outro. Assim, mesmo em momentos difíceis, você saberá que não está sozinho”.

Por que acha que as pessoas querem saber tanto da vida de quem é famoso? “Acho que muitos fãs acompanham a gente há tanto tempo que já fazem parte da família (risos). É normal ter curiosidade sobre alguém que você admira, que segue há tanto tempo. O melhor dessa aproximação é que mostramos que somos parecidos com o dia a dia de muitos casais e eu gosto dessa interação. Dou e recebo conselhos que agregam valor ao relacionamento”.

É legal?

Até que ponto a relação ou a separação de um casal pode ser exposta? O advogado José Estevam Macedo Lima fala sobre assunto: “A separação de um casal é um assunto essencialmente privado e íntimo. E, no âmbito processual, é protegido pelo manto do segredo de Justiça, consoante a regra prescrita pelo artigo 189 do Código de Processo Civil, em vigor. Desta feita, o processo em questão, de igual forma, tramitará em segredo de Justiça e seus atos e conteúdos não poderiam ser revelados. A violação à intimidade e à vida privada são vedadas pela Constituição Federal e, neste sentido, os atos de cunho particular somente dizem respeito às pessoas envolvidas, cabendo indenização, caso sejam violados, conforme inciso X do artigo 5º da Constituição Federal, que trata dos direitos fundamentais”, esclarece.

O advogado José Estevam: “A violação à intimidade e à vida privada são vedadas pela Constituição Federal e, neste sentido, os atos de cunho particular somente dizem respeito às pessoas envolvidas” (Divulgação)

Mas quando são figuras públicas, famosas? “Independentemente se a pessoa é figura pública ou não, a constituição da República em seu artigo 5º, inciso X, prevê a inviolabilidade da vida privada, intimidade e honra. Também é previsto no ordenamento jurídico infra constitucional art 189, inciso II do Código de Processo Civil,  que os processos  quer versem sobre casamento , separação de corpos,  divórcio, separação, união estável, filiação, alimentos e guarda de crianças e adolescentes sempre  correrão em segredo de Justiça”.

Mesmo tendo falado publicamente sobre o tema, um casal pode voltar atrás e não querer mais que falem do seu relacionamento? “Em tese, sim. O que vejo sempre são especulações, intervenções e exageros de terceiros acerca do tema”.