Gente & Comportamento

Em sua coluna semanal, Fábio Bibancos fala sobre as facetas que têm feito muita gente sentir de volta a auto-estima com um belo sorriso

Cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, o doutor mostra que ao longo dos últimos 30 anos, o desenvolvimento da tecnologia dental fez lentes de contato mais naturais e resistentes do que nunca. Novos tipos de porcelana são mais fortes e refletem a luz de forma semelhante à estrutura dental

Publicado em 10/11/2016 | Por Heloisa Tolipan

As facetas ou lentes de contato são lâminas de porcelana de diferentes espessuras, que são cimentadas às superfícies dentais para uma transformação do sorriso, que variam desde alterações cromáticas, até mudanças no formato e posicionamento dos dentes. Elas são confeccionadas de maneira personalizada para cada paciente.

Ao longo dos últimos 30 anos, o desenvolvimento da tecnologia dental fez lentes de contato mais naturais e resistentes do que nunca. Novos tipos de porcelana são mais fortes e refletem a luz de forma semelhante à estrutura dental.

Outros tratamentos dentários avançados, como clareamento dos dentes e coroas dentárias podem ser combinados com as facetas para oferecer aos pacientes resultados cosméticos abrangentes e sorrisos verdadeiramente deslumbrantes.

faceta-bibancos-1

Leia também: Durante a 11ª edição do Sorriso do Bem, Fábio Bibancos conversa com o site HT e comenta a importância do evento e a situação da saúde bucal no Brasil: “Uma desgraça”

Pronto para dar o próximo passo?

Os dentes também precisam ter uma quantidade suficiente de esmalte/dentina suficiente para receber as facetas.
Alguns pacientes buscam a faceta de porcelana como objetivo cosmético. Nesses casos, o procedimento é indicado se o paciente estiver dentro dos parâmetros necessários para os dentes receberem as facetas. E o mais importante: alinhar as expectativas. Antes do paciente tomar a decisão final para receber facetas de porcelana, o dentista cria um mock-up (já falamos sobre isso aqui mesmo).

Aqueles que estão considerando facetas de porcelana devem se lembrar que o procedimento é irreversível, portanto, ninguém deve fazer as facetas de porcelana a menos que esteja certo sobre a sua decisão, pois existe um desgaste, mesmo que minimamente invasivo.

Antes de se submeter a qualquer procedimento odontológico, os pacientes devem ter uma consulta com seu dentista. Na primeira consulta, um dentista analisa a saúde bucal do paciente para indicar e planejar corretamente a harmonia do sorriso. Esta primeira visita normalmente inclui radiografias, fotografias e impressões dentárias. O paciente explica seus objetivos cosméticos e juntos (dentista/paciente) alinham as expectativas quanto ao resultado final.

faceta-bibancos-2

Leia também: Oscar da Odontologia: Fábio Bibancos e colaboradores da ONG Turma do Bem elegem o dentista no mundo que mais mostrou engajamento no desejo de transformação

Cuidado com as facetas

Após a colocação de facetas de porcelana, os pacientes devem comprometer-se a bons cuidados de higiene oral, visitas regulares ao dentista, e estilos de vida, geralmente saudáveis. Isto ajuda a assegurar a longevidade das facetas, para não mencionar a boa saúde bucal. As facetas de porcelana também são resistentes a manchas (mantêm a coloração ao longo do tempo).

faceta-bibancos-3

Leia também: “Apolônias do Bem”: Fábio Bibancos e a ONG Turma do Bem ampliam os tratamentos odontológicos às mulheres vítimas de violência, inclusive as transgêneros. “O objetivo não é discutir a sexualidade”

Aumento da confiança e felicidade

Uma das maiores vantagens do tratamento estético, em geral, é o efeito que pode ter sobre a auto-confiança do paciente e bem-estar emocional. Quando os pacientes se sentem bem sobre a aparência de seus dentes, eles são mais propensos a sorrir. Por sua vez, isso pode aumentar o seu humor, a vida social, e até mesmo o sucesso profissional. Vários estudos têm demonstrado que sorrindo diretamente impactos emoção; um marco no estudo conduzido pelo Dr. Robert Zajonc em 1989 descobriu que mesmo um sorriso forçado realmente pode fazer as pessoas se sentirem mais felizes. As facetas não são apenas um grande investimento na aparência de um paciente, elas também são um investimento no seu bem-estar geral.

faceta-bibancos-4

Alternativas às facetas de porcelana

Se o seu dentista decide que facetas de porcelana não são o tratamento certo para você, ou você não se planejou financeiramente para esse tratamento, saiba que existem várias outras opções que podem rejuvenescer e restabelecer o brilho de seu sorriso.

Para pacientes com esmalte dental insuficiente ou para aqueles que estão hesitantes em alterar permanentemente a estrutura dos seus dentes, podemos utilizar a faceta em resina. O dentista aplica esse material na frente dos dentes. Este material é cuidadosamente selecionado para combinar com a cor natural do seu sorriso. O profissional esculpe cuidadosamente o material.

Os pacientes que desejam melhorar a cor do seu sorriso podem optar por clareamento dos dentes. No entanto, este tratamento é adequado apenas para as manchas extrínsecas, tais como as provocadas por alimentos ou cigarro.

*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora),  “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.

Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/

Pesquisas relacionadas