Arte & Literatura

Artefacto celebra as novas vitrines da loja no CasaShopping com festa que uniu arquitetura, moda e nomes importantes, como Rafael Zulu

São cinco os novos ambientes projetados por arquitetos e designers de interiores de expressão nacional. Assinando as novas vitrines estão Regina e Mariana Távora, Ana Lucia Jucá, Babi Teixeira e Mônica Gervásio, enquanto Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge recriam o espaço de pronta-entrega

Publicado em 28/09/2018 | Por Junior de Paula

A Primavera chegou e, com ela, as renovações – metafóricas ou literais – já que é nesta estação em que as flores voltam a enfeitar as árvores, a temperatura começa a esquentar e tudo fica mais vivo, alegre e com desejo de novidade. Por isso – e também por ter o compromisso de estar sempre à frente, mirando além do horizonte – a Artefacto armou um evento repleto de bossa e beleza na noite de quinta-feira, em sua loja no CasaShopping. Depois do sucesso da Mostra Artefacto Decor + Cinema, sobre a qual contamos tudo por aqui, a label reuniu a nata da arquitetura, artes e formadores de opinião para apresentar as Vitrines 2018 com as apostas para a temporada.

Mariana e Regina Távora, Ana Lucia Jucá, Rafael Zulu, Mônica Gervásio e Babi Teixeira (Foto: Renato Wrobel)

Mariana e Regina Távora, Ana Lucia Jucá, Rafael Zulu, Mônica Gervásio e Babi Teixeira (Foto: Renato Wrobel)

São cinco os novos ambientes projetados por arquitetos e designers de interiores de expressão nacional: Regina e Mariana Távora, Ana Lucia Jucá, Babi Teixeira e Mônica Gervásio assinam as novas vitrines, e Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge o espaço de pronta-entrega. Todos os ambientes, inclusive, receberam uma visita ilustre: a do ator e empresário Rafael Zulu. “A arquitetura é um tema que eu sou apaixonado, sobretudo no momento atual, porque estou construindo casa e com a cabeça fervendo de ideias. E desde que comecei a elaborar essa relação com a Artefacto, um mundo novo se abriu para mim, pois a marca é imbatível em qualidade, design e gama de possibilidades”, comentou, em papo exclusivo com o site HT.

Leia Mais: De clássicos a documentários, arquitetos e decoradores fazem diferentes interpretações de títulos do cinema na Mostra Artefacto 2018, no Rio de Janeiro. Confira os 18 ambientes!

Babi Teixeira (Foto: Renato Wrobel)

No primeiro piso ficam as quatro vitrines, que foram completamente remodeladas e reconfiguradas pelos arquitetos parceiros, sendo que uma delas, assinada por Babi Teixeira, é inteiramente dedicada à linha Home da Artefacto. “Eu fiquei muito honrada em cuidar desse ambiente, pois ele é inteiro dedicado à linha Home da Artefacto, com peças para a casa, como vasos, bowls, almofadas, bandejas, que ficavam no terceiro piso e, agora, estarão em uma das vitrines”, explicou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Babi criou um ambiente clean e com elementos naturais para que os destaques fossem as peças de decoração. Mármore, madeira, e os tons de branco, cru e cognac marcam presença em uma área sofisticada e descontraída. “Os móveis são da linha Beach&Country para proporcionar aconchego e essa cara de casa e dar uma sensação de prazer assim que se entra”, enfatizou Babi, que não titubeou quando questionada sobre sua peça preferida do ambiente: “Minha paixão é o puff de franja Annecy, no tom cognac. Aliás, minha paleta de cores se baseou entre esta cor e o bordô”, disse.

Regina e Mariana Távora (Foto: Renato Wrobel)

Os outros três espaços foram inspirados em sucessos do cinema e da televisão. Regina e Mariana Távora, mãe e filha, escolheram o filme “A Liberdade é Azul” para criar um ambiente versátil e integrado com a área externa, promovendo a sensação de liberdade. Os tons de azul presentes nos tapetes, cortinas, papel de parede, vidros e objetos da Home fazem referência ao filme. A disposição do mobiliário privilegia o coletivo e os limites desaparecem quando o espelho traz para o fundo do ambiente o reflexo do céu e os acontecimentos do jardim.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“É preciso ter liberdade para criar e a Artefacto nos proporciona exatamente isso. Pensando nessa ideia, chegamos ao filme ‘A Liberdade é azul’, no qual a protagonista se libertava através dos tons. Uma das cenas mais emblemáticas é quando ela mergulhava em um piscina azul, então, foi natural que a gente transitasse entre os de azul”contou Regina. “Isso nos remeteu, também, ao Rio de Janeiro, que é uma cidade linda, tem praia e céu azul. E o filme, apesar do nome poético, não é leve, mas a protagonista se liberta por meio desse encontro com a cor”, completou Mariana. A dupla usou peças coringa do catálogo da Artefacto, como o sofá Discovery, que é modular, o aparador Hayden, a mesa lateral Smukke, o puff Nick, além de vasos da linha Home.

Leia Mais: Inspirada em clássicos do cinema, Mostra Artefacto 2018 apresenta 18 novos ambientes no Rio e reúne Camilla Queiroz, Klebber Toledo e Adriane Galisteu em noite de arquitetura e decoração 

Ana Lucia Jucá (Foto: Renato Wrobel)

Ana Lúcia Jucá criou um quarto de resort no meio da floresta inspirado pelas estampas da coleção Mata Atlântica da Artefacto, que a fizeram lembrar da animação “Rio 2”. O ambiente traz um projeto totalmente integrado com quarto, estar e sala de jantar que abusa do conforto com charme e sofisticação. Os tons de azul marcam presença em uma referência a Blu, a arara-azul personagem principal do filme. Destaque para a chaise longue Indiana, a mesa de centro Pandia, o lustre de cristal e o paisagismo natural assinado por Guilherme Portugal com arranjos de Carol  Scaff, da Decorar com Flores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Quis dar esse toque de sofisticação juntando o lustre de cristais com os móveis e elementos impecáveis da Artefacto. Para essa sensação de aconchego, usei bastante tecido para imprimir esse ambiente claro. A intenção é dar um clima de conforto, sofisticado em uma floresta tropical bem chique”, contou Ana Lúcia, que ainda destacou alguns itens do ambiente. “A mesa Halston, da Artefacto, que fica bem no meio do ambiente, é minha paixão, por conta desse dourado mais sutil, que faz toda a diferença. As estantes, eu optei pelas mais vazadas, para ressaltar as estampas das folhas azuis por trás. A cama Mitchell tem uma cabeceira incrível e dá todo um charme para o espaço”, enumerou Ana Lúcia Jucá, que á parceira da Artefacto há algumas temporadas.

Leia Mais: Artefacto brilha na 28a. edição da Casa Cor com seis ambientes imperdíveis

Mônica Gervásio (Foto: Renato Wrobel)

Sucesso no mundo todo, o seriado “Big Little Lies” foi a inspiração para a arquiteta Mônica Gervásio criar um ambiente de estar contemporâneo e arrojado. A influência da modernidade no nosso dia-a-dia e as tensões que ela provoca estão presentes através das cores cinza, cognac e madeira. O mobiliário com design moderno, o painel de madeira e a iluminação direcionada, distribuída em pendentes, dão o tom de um ambiente cosmopolita, como as casas das personagens da série.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Queria um ambiente contemporâneo, onde eu pudesse usar tendências, para experimentar algo diferente do que faço na minha arquitetura, que algo é para durar mais tempo, não tão fugaz. Por isso, fui atrás de uma referência que me remetesse aos tempos atuais e acabei optando pelo seriado Big Little Lies. Foi a série que vi mais recentemente e que mais me tocou, não só pelos temas abordados, que são muito importantes, como o feminismo, e a posição da mulher moderna, mas também pelos elementos cênicos dos ambientes”, explicou Mônica. Nossos itens favoritos do ambiente da arquiteta? As mesas componíveis Carlo e as poltronas Fold.

Rodrigo Jorge (Foto: Renato Wrobel)

A comodidade para o cliente chegar à loja e levar os móveis para a casa foi o ponto de partida para Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge criarem o espaço de pronta-entrega no terceiro andar, que estará sempre com novidades. A configuração que inaugura esse espaço é composta por sala de jantar, living, escritório e quarto. A dupla idealizou ambientes versáteis e com a predominância de cores neutras, DNA dos projetos. “Nosso desafio foi diferente, pois, antes, a Artefacto usava este espaço no terceiro andar como uma loja de objetos e, agora, é uma área voltada para a pronta-entrega. Uma conexão direta e imediata com o cliente”, contou Rodrigo. E como conseguir contemplar clientes com vários gostos distintos? “Esta é a melhor parte para a criação, pois precisávamos prestigiar os mais diversos clientes da Artefacto. Um mais voltado para ambientes praia, outro mais para cidade, mais residencial, corporativo, e assim por diante. Nossa solução foi fazer boxes para criar uma monocromia em paredes e teto, como se fosse uma caixa, para poder pintar conforme fosse a necessidade”, explicou Rodrigo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No ambiente de pronta-entrega, como o próprio nome já diz, é o lugar para que o cliente já saia com o seu ambiente resolvido e com a possibilidade de levar imediatamente para casa. “Se o cliente está aqui e gostou dessa sala, ele tem a liberdade de levar todas as peças e teremos o desafio de criar um outro ambiente. É um trabalho super dinâmico, constante, o que nos proporciona um outro tipo de parceria com a loja. A gente segue como convidado da Mostra, também, mas, lá, é outra história, pois tem o personagem, algo mais conceitual, lúdico e romântico. Aqui na pronta-entrega precisamos ser mais práticos”, argumentou Rodrigo. O que mais chamou a atenção do site HT na área criada pela dupla foi o ambiente expositivo das cadeiras, que é sempre mais tradicional, e, na Artefacto ganhou ares de galeria de arte. “Como tínhamos um espaço livre, fizemos uma espécie de galeria de arte para expor as cadeiras. As pessoas podem transitar entre as peças que são exibidas como verdadeiras obras-primas, que é o que elas são”, frisou Rodrigo.

A noite, além de celebrar as novas vitrines e espaços da Artefacto, teve ainda um interessante crossover entre arquitetura e moda, com direito a desfile na entrada da loja das peças de Heckel Verri e Sara Jóias. Aqui na galeria, com fotos de Renato Wrobel, tem todos os detalhes dessa noite. Siga a seta!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pesquisas relacionadas