Artefacto brilha na 28ª edição da Casa Cor Rio com seis ambientes imperdíveis


Os arquitetos e paisagistas Aline Celles e Bethânia Rocha (AB Arquitetura), Ana Lúcia Jucá, Carmen Mouro e Sergio Novaes, Claudia Pimenta e Patricia Franco, Cristina Côrtes, Virna Carvalho e Sandro Ward, e David Defizio, apostaram nas peças sofisticadas e com design de luxo da Artefacto para se destacar entre os 72 profissionais envolvidos na mostra de arquitetura e decoração deste ano, que abre suas portas na terça-feira, instalada na antiga sede do grupo Monteiro Aranha, na Glória

Foi dada a largada da 28ª edição da Casa Cor Rio de Janeiro, que, neste ano, ocupa a antiga sede do grupo Monteiro Aranha, uma propriedade na Ladeira de Nossa Senhora, na Glória, que conta com um prédio de 10 andares, uma casa em estilo colonial e uma área aberta de 2,5 mil m². Com o tema “Casa Viva”, a mostra apresenta novas formas de morar e trabalhar, privilegiando a convivência. E sabe quem brilhou entre os 42 ambientes, criados pelos 72 profissionais participantes? A Artefacto, que foi a estrela principal de seis ambientes, desenvolvidos por 11 arquitetos e paisagistas. Entre eles, Aline Celles e Bethânia Rocha (AB Arquitetura), Ana Lúcia Jucá, Carmen Mouro e Sergio Novaes, Claudia Pimenta e Patricia Franco, Cristina Côrtes, Virna Carvalho e Sandro Ward, e David Defizio, que apostaram nas peças sofisticadas e com design de luxo da Artefacto. O site HT, que teve acesso antecipado a todos os detalhes in loco antes da abertura oficial para o público, que rola nesta terça-feira, dia 18, conta tudo o que viu nos ambientes criados 100% com peças by Artefacto.

Aline Celles e Bethânia Rocha
Ambiente: OffiCEO

Este slideshow necessita de JavaScript.

O espaço assinado pela dupla é o escritório do CEO, com vista deslumbrante para a Baía de Guanabara. Com estilo clássico e contemporâneo, o ambiente é versátil, mas ao mesmo tempo elegante e sofisticado. A mesa imponente do CEO, em couro caramelo, divide espaço com um lounge mais descontraído, composto por um sofá e um conjunto de mesas de centro componível. A poltrona em veludo azul marinho e a luminária de piso dourada são alguns dos destaques. Todos objetos de criação da Artefacto.  “A ideia era fazer um ambiente aconchegante, mas que também pudesse abrigar um lugar onde o chefe pudesse receber as pessoas, fazer uma reunião e tomar suas decisões. Por isso, optamos por móveis flexíveis da Artefacto, para que ele pudesse alterar o layout do espaço de acordo com as suas necessidades”, contou Aline Celles.

Aline Celles e Bethânia Rocha, da AB Arquitetura (Foto: Renato Wrobel)

Aline Celles e Bethânia Rocha, da AB Arquitetura (Foto: Renato Wrobel)

“Trabalhar com a Artefacto é um divisor de águas em nossas carreiras. A qualidade, compromisso e o desenho das peças se alinham muito ao nosso conceito de trabalho. É um design simples e elegante, ao mesmo tempo, leve e sofisticado. É sempre um prazer essa parceria. Sucesso total”, celebrou Bethânia.

Ana Lúcia Jucá
Ambiente: Living da Casa Viva

Este slideshow necessita de JavaScript.

O living segue o tema da mostra trazendo um espaço integrado e com muita vida através das plantas, levando o jardim para dentro de casa. O charme fica por conta dos jasmins vindo do teto e das orquídeas penduradas nas janelas. “Eu pensei em uma  casa viva, como é a ideia da Casa Cor deste ano. Então, optei por um ambiente aconchegante e com muita vida. Por isso, as plantas, jardineiras, esculturas, artes que remetem à nossa existência. Para compor tudo isso, pensei nos móveis da Artefacto, que são sofisticados, apesar de também ter móveis descontraídos, mas sempre com um toque diferenciado. Destaque para a chaise longue e para o sofá Memory, pois eles realmente dão um conforto e fazem  a gente se sentir bem”, explicou Ana Lúcia, que usou 100% do mobiliário Artefacto.

Ana Lúcia Jucá e a luminária by Artefacto, que faz a diferença no ambiente (Foto: Renato Wrobel)

Ana Lúcia Jucá e a luminária by Artefacto, que faz a diferença no ambiente (Foto: Renato Wrobel)

“Sou parceira da Artefacto há algum tempo e sempre me impressiono com a qualidade, a preocupação com o acabamento, a pontualidade da entrega e o pós-venda”, enumerou. Tons terrosos dividem espaço com paredes e móveis cinza. O linho, couro e veludo estão presentes na textura dos móveis, assim como o acabamento dourado em pequenos detalhes, além de peças de decoração by Artefacto, sobre os quais Ana falou com entusiasmo. “Eu sou apaixonada por uma luminária de cristal da Artefacto que está no ambiente, que dá um efeito incrível, pois, quando ela está acesa são projetados vários raios de luz e compõem com os vasos. São detalhes sutis que vão se encaixando”, comentou. O ambiente sofisticado traz ainda uma sala de jantar com cozinha e diversas obras de arte, incluindo José Bechara, Frans Krajcberg, Abraham Palatnik e Daniel Senise.

Carmen Mouro e Sergio Novaes
Ambiente: Horta Gourmet

Este slideshow necessita de JavaScript.

O ambiente criado por Carmen Mouro e Sergio Novaes integra o espaço de coliving da Casa Cor e foi criado para ser uma área de descompressão da vida agitada. Ali é possível relaxar fazendo um blend de chá, na copa, ou descansar na poltrona Corumbau, lançamento da Artefacto Beach&Country, em meio a uma parede de plantas, que fica numa varanda anexa à copa. “Foi um desafio, porque a varanda não existia, a gente conseguiu abrir um vão maior para acessar o espaço e ela servir de apoio à copa. Nessa varanda, a gente escolheu produtos 100 % Artefacto e da linha Beach&Country, todos com fibra natural”, contou Carmen Mouro. A madeira está presente no piso, paredes e prateleiras.

Sergio Novaes e Carmen Mouro (Foto: Renato Wrobel)

Sergio Novaes e Carmen Mouro (Foto: Renato Wrobel)

O mobiliário privilegia tons escuros e materiais naturais, como couro e fibra. Destaque para a exuberância das plantas em um jardim vertical, que inclui plantas comestíveis, além de uma horta indoor e duas obras de arte Raimundo Rodriguez com material reciclado. “Dividimos o processo da arquitetura. É tecnologia aliada ao aconchego que conseguimos ter nesse projeto. Mesmo com o espaço pequeno, deu para fazer uma horta indoor, dentro de uma varanda, e uma cozinha, com os móveis sendo linkados ao projeto através do material que eles foram criados e do tipo de tecido. Queríamos trazer essa ideia do ecológico, com fibras naturais, menos poluentes, que também é uma preocupação da Artefacto”, completou Sergio Novaes.

Claudia Pimenta e Patricia Franco
Ambiente: Suíte do casal

Este slideshow necessita de JavaScript.

O conceito da suíte é esquecer o mundo para se conectar com o espaço. Na entrada, uma gravura já dá o tom do ambiente com a palavra Desconecte. O quarto convida para uma experiência sensitiva na qual o toque, a visão e o aroma são estimulados em diversas situações. “Uma suíte que convida a esquecer o mundo lá fora e se entregar ao seu refúgio de paz, um local cheio de texturas, para você viver o espaço. Aconchego essa é a proposta do espaço”, definiu Patricia. Os tons de bege e a iluminação aconchegante proporcionam um relaxamento quase que imediato.

Claudia Pimenta e Patricia Franco (Foto: Renato Wrobel)

Um closet aberto e funcional, segue as cores do espaço. Os móveis Artefacto priorizam formas arredondadas e materiais naturais com textura matte, como madeira, couro e veludo, privilegiando o conforto e o toque. A cuba integrada ao quarto, onde um aparador faz a função de apoio e também de penteadeira, dá mais privacidade ao banheiro. “A Artefacto está 100% presente aqui. Do aparador que faz função de penteadeira, passando pelos adornos de murano, pelas banquetas, pelos criados, até os espelhos que fazem fundo com a cama, que, aliás, tem chamado a atenção das pessoas”, disse Claudia.

Cristina Côrtes, Virna Carvalho e Sandro Ward
Ambiente: Empório & Lounge Cine Open Air

Virna Carvalho, Sandro Ward e Cristina Côrtes (Foto: Renato Wrobel)

As arquitetas Cristina Côrtes e Virna Carvalho, junto com o paisagista Sandro Ward, criaram um espaço de convivência e entretenimento, com conceito sustentável e elegante, no qual predominam tons terrosos, verde e cinza, com vista para o Outeiro da Glória, trazendo o cartão-postal para dentro do ambiente, com móveis 100% Artefacto. “Eu fui convidada para assinar o projeto do Empório e vi aqui a capacidade de fazer bem mais que isso e convidei a Virna Carvalho e o Sandro Ward para dividirem essa experiência e criar algo além de empório: um espaço de entretenimento”, contou Cristina.

Mobiliário da linha Beach & Country da Artefacto (Foto: Marcio Irala)

“Para isso, a gente precisava de um mobiliário incrível e moderno e fazer um contraponto à abundância da natureza proposta pelo Sandro, nosso paisagista. Usamos os sofás Illi e Berriz Outdoor, da Artefacto, que funcionam super bem ao ar livre, compondo com a mesa de centro Nolay, poltronas Canyelles e pufes Panagia, além do banco Tappo, que também serve como apoio, mostrando que as peças são bem multiuso, para poder ficar dinâmico e impor uma movimentação ao espaço”, explicou Cristina. O Empório, que será comandado pela rede de Delicatessen Deli Delícia, traz na parede revestimento em tijolinhos aparentes e o piso em tons de cinza, tornando o ambiente aconchegante. O Lounge foi criado sobre um deck de madeira-de-lei e tem como atração, além da vista deslumbrante do Outeiro e da Marina da Glória, um espelho d’água e telão de led.

O paisagismo integrado ao ambiente do Cine & Lounge (Foto: Marcio Irala)

“Fizemos um paisagismo bem a cara dos móveis contemporâneos da Artefacto, com plantas modernas, contemporâneas, como as palmeiras que vem de Madagascar e que são difundidas no deserto. Aproveitei umas plantas que já existiam na casa e, depois, incrementei com obras de artes”, contou Sandro Ward.

David Defizio
Ambiente: GUS EYEWEAR

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um loja butique sofisticada foi a ideia do arquiteto David Defizio para o ambiente da GUS Eyewear, do designer de óculos Gustavo Gonçalves. O projeto trabalha o cinza em diversas texturas, tonalidades e proporções, além de couro, linho, cimento e madeira, trazendo sobriedade e dando destaque para os produtos (ali estão expostos cerca de 300 óculos). “Fizemos um projeto de mobiliário com a Artefato em uma simbiose de moda e design, pois eles estão antenados com o que há de mais de bacana no mundo”, contou David. O espaço é totalmente integrado ao mobiliário, que inclui estantes, nichos na parede com iluminação diferenciada, buffet, mesa e poltronas.

David Defizio (Foto: Renato Wrobel)

“Criamos um link entre a moda e a arquitetura, como o couro da mesa que também está presente na moda. Destaque para as poltronas Liberty, a cadeira Lauren, o buffet Laos e as mesas Brass. O designer Gustavo Gonçalves cria óculos muito bacanas, vanguardistas, que se relacionam com cada móvel do espaço”, enfatizou David.

CASA COR RIO 2018
Período: de 18 de setembro a 4 de novembro de 2018
Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingo, das 12h às 20h.
Local: Ladeira de Nossa Senhora, 163. Glória.
Tel: (21) 2512-2411

Ingressos para visitas de terça a sexta-feira: Inteiro: R$ 50, Meia entrada: R$ 25,

Ingressos para sábados, domingos e feriados: Inteiro: R$ 60, Meia entrada: R$ 30,

 

Este slideshow necessita de JavaScript.