Rio Mais Cerveja – Beer Experience vai inserir a cidade no cenário mundial de experiências cervejeiras


O projeto nasce com a missão de colocar o Rio de Janeiro em posição de destaque no cenário mundial do turismo cervejeiro. O estado do Rio de Janeiro ocupa hoje a 6ª posição no ranking de maiores produtores do Brasil, com 78 fábricas instaladas, apresentando um crescimento médio anual de 17%. A Serra Fluminense concentra 1/3 deste montante e é reconhecida nacionalmente pelo seu pioneirismo na criação de uma Rota Cervejeira

Para encerrar o ano de 2020 trazendo um novo movimento promissor para o trade turístico e o trade cervejeiro do Estado do Rio de Janeiro, o Rio Mais Cerveja – Beer Experience será lançado oficialmente ao longo desta semana, com várias ações de marketing em conjunto com o maior festival de cervejas artesanais do Brasil, o Mondial de la Bière.

O projeto nasce com a missão de colocar o Rio de Janeiro em posição de destaque no cenário mundial do turismo cervejeiro e, para isso, vai atuar em três pilares: desenvolvimento de experiências turísticas nas cervejarias, brewpubs, bares e produtores de lúpulo da Serra Fluminense; integração com o ecossistema turístico para comercialização desses produtos; e promoção do turismo cervejeiro e da cultura da cerveja artesanal para ampliar as fronteiras desse mercado.

Para atuar com consistência nesses três pilares, o Rio Mais Cerveja- Beer Experience se apoia no time de profissionais multidisciplinares, reconhecidos pela expertise no setor: Ana Claudia Pampillón, Turismóloga e Coordenadora da Rota Cervejeira RJ; Camila Mattos, Mestre em Turismo, especialista em Marketing e Comportamento do Consumidor; Luana Cloper, especialista em Marketing e Gestão de Eventos e Projetos; e Rodrigo Baruffaldi, Administrador de empresas, sommelier e co- fundador da cervejaria Overhop Brewing.

“Tudo aqui foi planejado nas nossas experiências mercadológicas e acadêmicas e tem como objetivo principal impulsionar o setor turístico-cervejeiro. Neste primeiro momento, vamos ativar a cidade do Rio de Janeiro, criar experiências locais e conectá-las com outras regiões do Estado. No futuro queremos difundir o projeto para todo o país”, explica Ana Pampillón.

De acordo com Camila Mattos serão muitos os envolvidos e beneficiados com o turismo cervejeiro. “Agências de viagem, guias de turismo, hotéis, restaurantes, sommeliers, produtores e amantes de cerveja. Todos ganham com o turismo cervejeiro. Nosso objetivo é capacitar, integrar e expandir. Por isso mantemos um relacionamento próximo com todo o ecossistema, ouvindo sugestões e planejando as ações de forma coordenada, sempre atentos ao comportamento do consumidor. Não é um projeto de cima para baixo, o Rio Mais Cerveja está realmente integrado com os anseios do setor”, ressalta.

Um outro ponto importante do projeto Rio Mais Cerveja é a integração de toda a cadeia produtiva do estado, em especial o lúpulo legalizado da Serra Fluminense. “Queremos unir toda a cadeia produtiva e inseri-la também no setor turístico cervejeiro, além de gerar novas possibilidades de negócios”, pontua Rodrigo Baruffaldi.

Por mais que o Rio de Janeiro seja mais jovem que a tradição cervejeira de muitas cidades e países hoje já reconhecidos mundialmente pelo turismo cervejeiro, os idealizadores do projeto apostam no potencial da região. “Que outro destino tem essa vocação turística, que atrai visitantes do mundo todo, encantados pelas belezas naturais, pelos ritmos, pelos sabores e pela alegria? Agora, vamos atrair também pelas nossas cervejas e as experiências incríveis que elas podem proporcionar de forma integrada à cidade e ao estado. Visitas guiadas, experiências gastronômicas, conteúdo e entretenimento, tudo com excelência em hospitalidade e essa energia que é única”, complementa Luana Cloper.

O Rio Cerveja – Beer Experience é um dos projetos da CMLC Consultoria Colaborativa – empresa criada por esses quatro profissionais, com o objetivo de contribuir na geração de valor para o setor e para a própria economia do estado – e está chancelado e conveniado às principais entidades de classe do setor: SETUR-RJ, SECEC-RJ, SECTUR-RJ, ACCERJ-TUR, FIRJAN e CADASTUR.

O SETOR CERVEJEIRO NO RIO DE JANEIRO

Nos últimos cinco anos, o mercado de cervejas artesanais cresceu exponencialmente no Rio de Janeiro e, no cenário atual, cervejarias estão investindo em fábricas próprias, novas cervejarias estão surgindo e brewpubs são inaugurados, assim como bares exclusivos de cervejarias.

O estado do Rio de Janeiro ocupa hoje a 6ª posição no ranking de maiores produtores do Brasil, com 78 fábricas instaladas, apresentando um crescimento médio anual de 17%. A Serra Fluminense concentra 1/3 deste montante e é reconhecida nacionalmente pelo seu pioneirismo na criação de uma Rota Cervejeira. Já a cidade do Rio de Janeiro conta com 17 estabelecimentos cervejeiros, é o polo indutor do turismo no estado e ainda não tem uma Rota Cervejeira estabelecida.