Xande de Pilares delega a Mumuzinho a responsabilidade por ele estar prestes a estrear uma novela na Globoplay


O cantor estreia em ‘Todas as Flores’, fala sobre identificação com o personagem, avalia trajetória de mais de 30 anos na música, e diz que não fará pausas na carreira durante o folhetim: “Ainda bem que existe o avião, embora não goste de voar. Quando decola é só “Ave Maria, cheia de graça. Pai-Nosso” (risos). Está difícil conciliar, mas o movimento faz bem para a saúde, mente. Estou cumprindo minha agenda de shows. Estou na Globo e nos shows, trabalhando muito, e se alguém precisar de algum, é só dizer (risos). Mas é isso, Deus que aponta a estrela que tem que brilhar”

Xande de Pilares estreia em novelas em ‘Todas as Flores‘, trama original Globoplay, criada por João Emanuel Carneiro, no ar na segunda quinzena de outubro. Ele dará vida ao personagem Seu Darcy, mestre de bateria da fictícia escola de samba Filhos da Gamboa, que fica no bairro da Zona Portuária carioca, e junto a Mumuzinho e Douglas Silva, é responsável pelo núcleo musical da trama. Conhecido pelo grupo Revelação, Xande revela que se identifica muito com o personagem. “Como ele, não guardo mágoas, não tenho inimigos. O que chama a atenção no Darcy é isso. Sou quizumbeiro, mas também sou da paz”.

O sambista delega a Mumuzinho o fato de hoje estar em cena. Ele lembrou o episódio em que o amigo o levou à uma festa na casa de Regina Casé, onde tudo começou. “Quem me trouxe para esse mundo foi ele. Não disse em qual lugar seria a festa e me levou na casa da Regina. Aí vi Fernanda Montenegro, (Carolina) Dieckmann, (Caetano) Veloso. Aí, depois, Regina me convida para o Esquenta!”, recordou sobre o programa extinto em 2015.

Xande de Pilares fala sobre a estreia em novelas com 'Todas as Flores' (Divulgação/ Globo)

Xande de Pilares fala sobre a estreia em novelas com ‘Todas as Flores’ (Divulgação/ Globo)

Apesar da experiência diante dos holofotes, e de não ser a primeira experiência na atuação, já que fez o filme ‘Made in China’ (2014), em que também trabalhou ao lado de Regina Casé, que é a grande vilã do novo folhetim, Xande afirma que achou que não passaria no teste para a novela. “Foi uma surpresa. Quando cheguei lá, o diretor perguntou se eu tinha decorado o texto, disse que sim, e ele me avisou que eu erraria tudo. E não é que errei mesmo (risos)? Mas a preparação de elenco, os colegas, têm me feito aprender muito, e é das melhores coisas da vida”, diz. “Tenho me dedicado. Me preparo conhecendo a novela por inteiro, lendo o roteiro de todos os personagens. Estou levando a experiência da ficção para o palco, até minha performance está ficando diferente”.

Xande fala da estreia de ‘Todas as Flores’, nova novela Original Globoplay (Divulgação/ Globo)

Xande fala da estreia de ‘Todas as Flores’, nova novela Original Globoplay (Divulgação/ Globo)

E revela que apesar de todo humor e desenvoltura no palco, é tímido. “A preparação de elenco para mim foi um diferencial, um divisor de águas. Tenho a timidez, mas sou brincalhão, então isso ajuda. Estou me sentindo acolhido. Decorar o texto é igual decorar música, mas interpretar o texto e música são atividades diferentes. Bom é que estou com ótimo professores e empenhado para fazer bem esse personagem. Acho que essa novela vai tirar onda”.

Xande de Pilares, Mumuzinho e Douglas Silva no extinto 'Esquenta' (Divulgação/ Globo)

Xande de Pilares, Mumuzinho e Douglas Silva no extinto ‘Esquenta’ (Divulgação/ Globo)

Aos 52 anos e com mais de 30 anos de carreira, o artista nascido e criado no Morro do Turano, região do Salgueiro, localizado entre os bairros da Tijuca e do Rio Comprido, na Zona Norte do Rio de Janeiro, também destaca o papel que as novelas tiveram em sua vida, como espectador. “Sou muito noveleiro. Morava no morro em uma época muito difícil, então meu brinquedo era assistir TV, era a minha distração. Mas nunca imaginei estar onde eu assistia”.

Xande de Pilares fala dos bastidores de sua primeira novela (Divulgação/ Globo)

Xande de Pilares fala dos bastidores de sua primeira novela (Divulgação/ Globo)

Xande de Pilares fala dos bastidores de sua primeira novela (Divulgação/ Globo)

Xande de Pilares fala dos bastidores de sua primeira novela (Divulgação/ Globo)

Xande também avalia sua trajetória que foi de cantor nos bares da noite até uma novela do horário nobre agora: “Sou um cara educado, respeito o próximo, nunca passei por cima de ninguém. Também nunca fui apressado em relação a realizar os meus sonhos. Tenho paciência, fé, mas acho que o meu respeito e vontade de aprender falam mais alto. E a vida vem me surpreendendo positivamente. Também não sou um cara empolgado, no sentido de me achar ‘grandão’ por conta das oportunidades. Continuo aquele menino que nasceu no morro do Turano, passou por São Gonçalo, pelo Jacarezinho, Andaraí, Pilares, que hoje mora na Barra da Tijuca, mas ama Jacarepaguá, onde também morou. Acho que a minha maneira de viver, meu comportamento, tem feito a diferença”.

"Não sou um cara empolgado, no sentido de me achar 'grandão' por conta das oportunidades. Continuo aquele menino que nasceu no morro do Turano" (Divulgação/ Globo)

“Não sou um cara empolgado, no sentido de me achar ‘grandão’ por conta das oportunidades. Continuo aquele menino que nasceu no morro do Turano” (Divulgação/ Globo)

E embora a jornada de uma novela seja longa, ele garante que a carreira musical não terá pausas: “Estou trabalhando a todo vapor com a música também. Ainda bem que existe o avião, embora não goste de voar. Quando decola é só “Ave Maria, cheia de graça. Pai-Nosso” (risos). Está difícil conciliar, mas o movimento faz bem para a saúde, mente. Estou cumprindo minha agenda de shows. Estou na Globo e nos shows, trabalhando muito, e se alguém precisar de algum, é só dizer (risos). Mas é isso, Deus que aponta a estrela que tem que brilhar”.