Susana Vieira: “A cabeça está um tumulto com as emoções, as saudades, a falta de um abraço, de beijo”


Desde o início da pandemia da Covid-19, a estrela está reclusa dentro de casa. “Não posso pegar essa doença, por conta da minha imunidade. Se o vírus entrar em mim, vai fazer uma festa”, ressaltou ela, em entrevista ao RJ TV. Há quatro anos, a atriz convive com uma leucemia linfocítica crônica. Mas Susana já foi imunizada com a primeira dose da vacina, no último dia quatro. “Sou grata aos cientistas. Sei que eles foram incansáveis nessa missão. Esse data ficará para sempre registrada no meu coração. Tem sido um tempo difícil para a humanidade, mas há esperança”, pontuou ela, longe da TV desde o término de Éramos Seis, em março do ano passado. Aos 61 anos de carreira, não vê a hora de toda essa tragédia passar e poder voltar a gravar uma novela

"Esse vírus é maior do que qualquer coisa, mais forte do que um câncer, porque ele vem e mata mais de duas mil pessoas por dia", ressalta Susana (Foto: Reprodução Instagram)

“Esse vírus é maior do que qualquer coisa, mais forte do que um câncer, porque ele vem e mata mais de duas mil pessoas por dia”, ressalta Susana (Foto: Reprodução Instagram)

* Por Carlos Lima Costa

Há quatro anos, Susana Vieira convive com uma leucemia linfocítica crônica (LLC), que não tem cura. Mas diante da tragédia da Covid-19, ela que também tem outra doença rara, a anemia hemolítica, minimiza essas enfermidades. “A minha leucemia está muito acomodada. Já esse vírus é maior do que qualquer coisa, mais forte do que um câncer, porque ele vem e mata mais de duas mil pessoas por dia. No Brasil, você não vê duas mil pessoas por dia morrendo de câncer . Então, estou sendo bem cuidada há quatro anos. Trabalho, já fiz duas novelas. Meu sangue está maravilhoso, só que eu não posso pegar essa doença, porque minha imunidade não é boa. Se ele entrar em mim, vai fazer uma festa”, pontuou a atriz em entrevista a Fábio Júdice, no RJ TV.

Por isso mesmo, a estrela, aos 78 anos, vibra por já ter sido imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no último dia 4. “Peguei uma fila maravilhosa de duas horas, mandei as pessoas pararem de reclamar. Quem tem que reclamar é quem não tem vacina à disposição. Dei meu bracinho, tomei, passei muito bem e estou ótima, não tive nada. Agora, estou esperando a segunda dose”, explicou ainda no telejornal.

Sou muito grata aos cientistas. Sei que eles foram incansáveis nessa missão. Esse dia ficará para sempre registrado no meu coração", assegura a atriz (Foto: Reprodução Instagram)

Sou muito grata aos cientistas. Sei que eles foram incansáveis nessa missão. Esse dia ficará para sempre registrado no meu coração”, assegura a atriz (Foto: Reprodução Instagram)

No dia, Susana se manifestou efusivamente em seu Instagram: “Acordei animada. A sensação era de euforia quando saí de casa. Estava alegre. Finalmente estava vendo a luz no fim do túnel. Sou muito grata aos cientistas. Sei que eles foram incansáveis nessa missão. Esse dia ficará para sempre registrado no meu coração. Tem sido um tempo difícil para a humanidade, mas há esperança! Seguiremos firmes e de máscara!” Dias antes, em 26 de fevereiro, em outra postagem, deu um conselho que se encaixa perfeitamente ainda hoje. “A PANDEMIA está incontrolável!!! Quem puder, fique em casa! Vamos respeitar a nossa vida e a do nosso próximo”, escreveu.

Susana estava namorando antes da pandemia. Agora, está há um ano solteira (Foto: Reprodução Instagram)

Susana estava namorando antes da pandemia. Agora, está há um ano solteira (Foto: Reprodução Instagram)

Um ano após o início dessa tragédia e do consequente isolamento social, ela não tira o sorriso dos lábios. “Não posso falar que foi uma coisa agradável, porque a cabeça da gente está um tumulto, as emoções, as saudades, a falta de um abraço, de beijo. A gente não vive só de comer ou de ir ao banheiro, porque eu fui roubada em um ano da minha vida e eu já estou na terceira fase…”, desabafou. Susana estava namorando até o início da quarentena. Agora, está sozinha há um ano. Até já confessou que é a primeira vez que isso acontece.

A cabeça de Susana está focada no que está por vir. “Tenho dois projetos importantes para fazer esse ano: terminar de escrever o livro que eu comecei (biografia escrita por ela e por Mauro Alencar) e visitar meu filho (o DJ Rodrigo Vieira) e meus netos (Rafael e Bruno), que moram em Miami”, contou ainda. Claro que esta segunda parte vai depender de como a pandemia se comportar. “Eu já fiz novela durante tantos anos, mas ainda estou alegre querendo fazer mais”, disse ainda, aos 61 anos de carreira e 50 de Globo. Seu mais recente trabalho, a novela Éramos Seis, teve seu último capítulo exibido em 27 de março do ano passado, quando a pandemia já estava instalada.

Assim que puder, Susana quer viajar para Miami para poder reencontrar o filho e os netos (Foto: Reprodução Instagram)

Assim que puder, Susana quer viajar para Miami para poder reencontrar o filho e os netos (Foto: Reprodução Instagram)

Sobre as novelas, ela frisa que “nunca se viu tanto quanto agora”. Reprises não param no canal Viva, na Globoplay e na Globo. No Viva, durante a pandemia, se viu na série Cinquentinha, e na Globo, na novela Mulheres Apaixonadas. “A gente percebeu que o público estava com saudade de ver novelas antigas. Acho que fiz quase todas as do Manoel Carlos. Em Mulheres Apaixonadas, ele quis colocar uma mulher mais velha com um namorado, mas fez com que o amor não fosse verdadeiro, como se fosse por interesse. Aí fiquei danada, porque ele a trocava por uma mais nova, o que é o mais comum de acontecer. E Cinquentinha, de Aguinaldo Silva, foi uma delícia de personagem, uma linguagem diferente e finalmente era a história de quatro mulheres de 50 anos. Não é todo dia que vemos isso”, ressaltou.

Durante a pandemia, Susana pôde se ver em reprises como Mulheres Apaixonadas e Cinquentinha (Foto: Reprodução Instagram)

Durante a pandemia, Susana pôde se ver em reprises como Mulheres Apaixonadas e Cinquentinha (Foto: Reprodução Instagram)

Nesse isolamento social, Susana também tem acompanhado a 21ª edição do Big Brother Brasil. Em uma postagem, enviou um recado ao diretor do reality Boninho. “Você não acha que está na hora de eu entrar naquela casa?”, questionou ela, em 12 de fevereiro. Mas Susana não participaria da competição. “Eu quero entrar um dia só”, disse.