Cinema & TV

‘Se pudesse ser protagonista, seria um momento único em minha vida’, diz Bruna Aiiso sobre cinema nacional

Atriz filha de baiana e japonês faz sua estreia em novelas como a tradutora japonesa que trabalha com Alberto (Antônio Fagundes) na editora Prado Monteiro em ‘Bom Sucesso”, trama das 19h da Globo

Publicado em 21/10/2019 | Por Heloisa Tolipan

Uma nova personagem chegou a “Bom Sucesso“, a bem-sucedida novela da Globo exibida às sete da noite. Na trama, escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, Bruna Aiiso, atriz nipo-brasileira que faz sua estreia em novelas, interpreta Toshi Noshimura, tradutora japonesa apaixonada pelo Brasil que trabalha com Alberto (Antônio Fagundes) na editora Prado Monteiro. A personagem de Bruna vem parar no país acompanhando o japonês Yuki Kojima (Carlos Takeshi) durante a Bienal do Livro. Para a atriz, cuja mãe é baiana e pai japonês, interpretar uma japonesa é um desafio e tanto: ela não foi criada dentro da cultura daquele país e sequer fala o idioma. Para compensar, está começando a aprender a língua.

“Toshi é ingênua, inocente, e quer morar no Brasil. A personagem transita em todos os núcleos da novela”, diz Bruna. E o contato da atriz com a cultura nipônica vem sendo compensada com aulas de japonês e influências pop do país do sol nascente. “Além das aulas de língua japonesa, me inspiro muito em Marie Kondo (guru japonesa que prega analisar suas posses uma por uma, jogar fora o que “não dá alegria” e arrumar minuciosamente o que sobrar) para pegar os trejeitos corporais”, revela.

Bruna Aiiso e a representatividade de um povo (Foto: Hudson Senna)

Quanto à reação do público, ela é otimista: “O brasileiro, em geral, é muito solidário com estrangeiros e acha engraçado quando falam português com sotaque. Acredito que a reação será boa”, acredita a atriz. “Minha estreia em Bom Sucesso’ foi discreta. No começo muita gente imaginou que eu faria só uma participação. Mas, conforme a Toshi foi aparecendo e sua história foi se desenrolando, o público se deu conta de que ela veio para ficar. A receptividade dos espectadores tem sido muito boa, eles acham a personagem fofa. Além disso, recebi muitas mensagens de orientais que se identificaram com ela e ficaram felizes em me ver em uma grande emissora de TV”.

Bruna tem traços e comportamentos que a aproximam da tradição oriental. “Meu contato com a cultura nipônica é pequeno, essa troca de experiências acontece em encontros com meus familiares por parte de pai”, comenta. Nessa entrevista, exclusiva para o site Heloisa Tolipan, a artista conta que sua preparação para o trabalho necessita de muito empenho junto à fonoaudióloga e das aulas de japonês. “É um trabalho de repetição, cena por cena. Aos poucos, vou aperfeiçoando as características da personagem. A expectativa é a melhor possível. Acredito que a Toshi ainda vai fazer o público sorrir e se emocionar. Torço por ela”, pontua.

A atriz conta que nunca esteve no Japão. “Tentei conhecer em 2018, mas meu visto foi negado. Ironias do destino. Acabei visitando a China, mas ainda sonho em viajar e conhecer o Japão. Na primavera, de preferência, uma estação linda. Quero ver de perto a mecânica do país, admiro como as coisas funcionam perfeitamente por lá. Ah, e tenho vontade de andar num trem bala também”, acrescenta.

A paixão pela arte foi descoberta quando tinha apenas dez anos e participou, na escola, de uma montagem de “Chapeuzinho Vermelho”, clássico escrito pelo francês Charles Perrault no século XVII. Fora do palco, ela se define nas palavras justiça, empatia e honestidade. E se define, também, como uma pessoa de muitos amigos. Acredita que as amizades que conquistou pela vida são de extrema importância, pessoas verdadeiras e de bom coração.

A maior inspiração, porém, vem mesmo do cinema brasileiro. “Meu maior sonho é ser protagonista. Amo o cinema nacional. Se pudesse atuar como protagonista em uma produção audiovisual, esse momento seria único na minha vida”.

Até aqui, a atriz já realizou boa parte do que queria e chegou à telinha em grande estilo. O caminho é longo, mas não duvide: em breve você vai ouvir falar muito em Bruna Aiiso.

A atriz fez sua estreia nas telinhas em grande estilo (Foto: Hudson Senna)

 

Pesquisas relacionadas