Rodrigo Santoro dubla sofrido coelho cobaia na campanha global pela proibição do teste de cosméticos em animais


A Humane Society International apresenta “#SaveRalph, um alerta de que os animais ainda estão sofrendo na indústria de cosméticos. “Quando recebi o convite, fiquei impactado com o depoimento do Ralph. Depois, soube do envolvimento de artistas tão sérios pelo mundo com o projeto. Pra mim, foi uma honra contribuir com uma causa tão importante. Não percam – e vamos à reflexão!”, frisou Santoro. O ator emprestou sua voz na dublagem brasileira do sofrido coelho falante Ralph sendo entrevistado enquanto vai para sua rotina diária de trabalho como cobaia em um laboratório toxicológico

*Com Bell Magalhães

Em apoio à causa animal, Rodrigo Santoro empresta a voz ao coelho Ralph na versão brasileira do curta-metragem em stop-motion #Save Ralph, que faz a denúncia sobre a prática de empresas de cosméticos que insistem em testes em animais pelo mundo e lança luz sobre o sofrimento dos bichos e envolve consumidores e políticos na missão de banir a testagem. As cenas do curta mostram o coelho falante sendo entrevistado enquanto vai para sua rotina diária de trabalho como cobaia em um laboratório toxicológico.

Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac Efron, Olivia Munn, Pom Klementieff, Tricia Helfer e outros grandes nomes estão juntos para ajudar a Humane Society International (HSI) a mudar este cenário. Segundo Jeffrey Flocken, presidente da Humane Society International, “o filme é um alerta de que os animais ainda estão sofrendo na indústria da beleza e que é tempo de parar. Hoje temos uma oferta abundante de produtos confiáveis que são livres de testes em animais e com abordagens que garantem sua confiabilidade. Não existe mais desculpa para fazermos animais como Ralph (o coelho porta-voz da campanha global) sofrerem para que a indústria possa testar seus produtos”, acredita.

"Quando recebi o convite, fiquei impactado com o depoimento do Ralph. Foi uma honra contribuir com uma causa tão importante"

Rodrigo Santoro: “Quando recebi o convite, fiquei impactado com o depoimento do Ralph. Foi uma honra contribuir com uma causa tão importante” (Foto: Henrique Fonseca)

Em algumas partes do mundo, coelhos como Ralph estão amarrados pelo pescoço, tendo produtos cosméticos e seus ingredientes sendo pigados em seus olhos e na pele raspada de suas costas. Porquinhos da índia e ratos têm químicos espalhados em suas peles raspadas ou orelhas. Nenhum desses animais recebem alívio de dor e todos são mortos no final. Rodrigo Santoro diz que quando recebeu o convite ficou “impactado com o depoimento do Ralph. Depois, soube do envolvimento de artistas tão sérios pelo mundo com o projeto. Pra mim, foi uma honra contribuir com uma causa tão importante. Não percam – e vamos à reflexão!”.

De acordo com Antoniana Ottoni, relações governamentais da HSI no Brasil, “a discussão a respeito do banimento dos testes de cosméticos em animais já dura quase 10 anos no Brasil. Nós recrutamos Ralph como nosso porta-voz para ajudar essas leis a ultrapassarem a linha de chegada. E líderes da indústria, como Lush, Unilever, P&G, L’Oréal e Avon estão trabalhando conosco para reforçar que mais nenhum animal precise sofrer ou morrer por conta de testes de cosméticos. Agora, nós convocamos todos os senadores para votar urgentemente pela lei PLC 70/2014 e pôr um fim nessas práticas cruéis e desnecessárias”.

A campanha é focada em 16 países prioritários, incluindo Brasil, Canadá, Chile, México, África do Sul e 10 nações do sudoeste asiático. “Nossas organizações parceiras são Humane Society dos Estados Unidos e Humane Society Fundo Legislativo, focada em legislação americana. Nós também estamos levantando lugares que já estão com a proibição em vigor, como na Europa, onde autoridades estão tentando explorar uma brecha legal para pedir novos testes em animais para ingredientes em cosméticos, de acordo com a legislação química. #SaveRalph irá iluminar esses países, levando-os em direção ao futuro livre de crueldade animal que o público e os consumidores esperam”, pontua Antoniana.

Além do curta-metragem, foram divulgados materiais educacionais sobre o status atual de testes em animais e uma petição para exigir que as autoridades brasileiras apoiem as medidas propostas pela campanha #LiberteSeDaCrueldade, pela proibição de testes cosméticos em animais e a venda de cosméticos testados desta forma, estão disponíveis agora em: hsi.org/Ralph.

Além de apoiar a proibição de testes de cosméticos em animais, Rodrigo Santoro, em sua vida particular, há anos mudou o estilo de alimentação em prol da vida dos bichos. O ator é vegetariano e sempre contou que o processo foi lento e precisou retirar um tipo de carne de cada vez — bovina, suína, caprina, aves e peixes. 

Cartaz do curta 'Save Ralph' (Divulgação)

Cartaz do curta ‘Save Ralph’ (Divulgação)

Embora proibida em 40 países, a prática dos animais que servem de cobaia é legalizada em vários países e está, inclusive, voltando em algumas regiões, fazendo com que milhares de animais sejam submetidos ao sofrimento e morte. O projeto ganhou vida com a união do roteirista e diretor Spencer Susser, de ‘Hesher’ (2010) e ‘O Rei do Show’ (2017) e o produtor Jeff Vespa, ‘Voices of Parkland’ (2020), que se vincularam ao estúdio Arch Model, do grande criador de marionetes, Andy Gent, na produção que trouxe à vida o personagem do coelhinho Ralph. 

O coelho falante Ralph, dublado por Rodrigo Santoro, sendo entrevistado enquanto vai para sua rotina diária de trabalho como cobaia em um laboratório toxicológico (Foto: Reprodução/Instagram)

O coelho falante Ralph, dublado por Rodrigo Santoro, sendo entrevistado enquanto vai para sua rotina diária de trabalho como cobaia em um laboratório toxicológico (Foto: Reprodução/Instagram)

Durante a pandemia, além do isolamento social com a mulher, Mel Fronckowiak, e Nina, a filha do casal, ele se emocionou ao levar a mãe, Maria José Junqueira dos Reis, para tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Em uma mensagem de emoção e solidariedade, publicou em suas redes sociais que estava sentindo um misto de alegria e alívio: “Quando vi os olhinhos dela de alegria por trás dos óculos embaçados, senti uma emoção que nunca tinha experimentado antes. Olhando as outras pessoas que também estavam lá fiquei pensando que muitas famílias vão voltar para casa com o mesmo alívio que eu. Sim, estamos avançando mas ainda precisamos enfrentar uma longa jornada. Proteja-se, proteja as pessoas ao seu redor. Distanciamento, máscara, álcool em gel, sempre. Foco na prevenção, confiança na ciência e sonhar com dias melhores”, disse. 

Spoiler da nova empreitada de Rodrigo Santoro (Reprodução Instagram)

Spoiler da nova empreitada de Rodrigo Santoro (Reprodução Instagram)

Com a consolidada carreira internacional, Rodrigo interpretou o personagem Hector Escaton, na sérieWestworld‘ (HBO), e participou do longa ‘Last Call’ (2020), de Steven Bernstein, que conta a história do autor Dylan Thomas. No Brasil, o artista marca presença na 5ª temporada de ‘Sessão de Terapia’, pela Globoplay e com direção de Selton Mello. E as novidades não param de chegar. Ontem, ainda no seu Instagram, ele publicou uma série de fotos em preto e branco com a legenda: ‘novo trabalho. Vamos com fé’, em frente a um galpão. Em uma das imagens, ele está com dois profissionais que se revezam na aplicação de uma mistura de maquiagem de efeitos especiais, muito usada nas produções do audiovisual. O que será que vem por aí?