No elenco de ‘Todas as flores’, Valentina Bandeira bomba nas redes com humor e gostaria de ter programa anárquico


A atriz grava produção Globoplay com Douglas Silva e adianta mais da relação da dupla na trama. Ela tem apreciado cada vez mais a relação direta com o público nas redes. “Acho que a identificação vem por que falo de assuntos que incomodam, só que elaboro essa angústia humana, comum a todos nós, e transformo em piada. Acredito que as pessoas ficam menos pesadas. Teria programa para contemplar alegrias e tristezas. Tenho uma forma mais leve de lidar com a vida”

*Por Brunna Condini

Vista na TV pela última vez em ‘Quanto mais vida melhor‘, Valentina Bandeira grava até setembro ‘Todas as Flores‘, próxima novela original Globoplay, e tem feito sucesso na internet com seus stories matinais e vídeos divertidíssimos. O charme da coisa toda está no fato de a atriz não se levar tão a sério, mas comunicar o que toca. “Acho que a identificação das pessoas vem porque falo assuntos que incomodam. Só que elaboro essa angústia humana, comum a todos nós, e transformo em piada. Acredito que as pessoas ficam menos pesadas, mais tranquilas com a constatação que no fundo todos somos uns m$&*# (risos). De verdade, acho que alivio as pessoas, ouço muito isso nas ruas, que se sentem mais leves. Até me reconhecem hoje mais pela internet do que pela TV”, conta a atriz de 28 anos, que dos 8 aos 18 fez só teatro e, depois, foi para a TV e a internet.

Valentina Bandeira (styling @a.producao) fala sobre o sucesso nas redes e ‘Todas as Flores’, próxima novela original Globoplay (Foto: Beto Roma)

E comenta sobre essa relação com o público. “Recebo muitas mensagens e até compartilho os prints de algumas. Na maioria curto, as pessoas entram na brincadeira. Claro que nem todos são bacanas, às vezes mandam um: “Você é feia pra c&*$%” ou falam palavras violentas, e disso passo reto. Uns também dizem que sou forçada. Jura? (risos). Claro que posso ser, ali também tem um humor over. É como se eu pegasse uma parcela da minha personalidade e colocasse uma lente de aumento, quase caricaturando. E, outras vezes, sou mais Valen mesmo. Não é muito pensado, deixo fluir”, diz.

“Mas entendo que à medida que o trabalho vai expandindo, vão ter pessoas que amam, e gente que não gosta do que faço. Não dá para agradar todo mundo, apesar disso em algum momento me frustrar. Faço muita análise para entender esses e outros pontos comuns a todos”, acrescenta ela, que por conta dos vídeos chamou à atenção também de Felipe Neto e João Pedro Paes Leme, e fechou contrato com a Play9, estúdio de conteúdo da dupla. A ideia é profissionaliza sem perder a essência da atriz.

"Acho que a identificação das pessoas vem porque falo coisas que incomodam, só que elaboro essa angústia humana, comum a todos nós, e transformo em piada" (Foto: Beto Roma)

“Acho que a identificação das pessoas vêm por que falo temas que incomodam, só que elaboro essa angústia humana, comum a todos nós, e transformo em piada” (Foto: Beto Roma)

Apesar do entusiasmo com as redes, Valentina também está empolgada com a participação na próxima novela de João Emanuel Carneiro. Inclusive, recentemente virou notícia após entrevista em que deu um pequeno spoiler sobre a relação com Douglas Silva na trama. “Pois é, disse que teríamos cenas engraçadas juntos, que até ‘lambo’ a cara dele (risos). Olha, aprender a dar entrevista é uma arte. Estava no podcast de amigos, a Foquinha e o André Brandt (‘Donos da Razão’), falei e nem pensei. Aí saíram umas dezesseis matérias repercutindo isso (risos). Sério, a única coisa que me incomodou foi que disseram que eu faria par com o DG, e isso de certa forma, invisibiliza a Mary Sheila, que faz o par romântico dele na novela. Sou uma amante, estou em 20 capítulos em que faço uma loucura na vida do personagem dele e depois vou embora. É por aí e nem posso falar mais que isso”, adianta.

À medida que o trabalho vai expandindo vão ter pessoas que amam e gente que não gosta do que faço – Valentina Bandeira, Atriz

A atriz brilha na internet (Foto: Beto Roma)

A atriz brilha na internet (Foto: Beto Roma)

A atriz brilha na internet (Foto: Beto Roma)

A atriz brilha na internet (Foto: Beto Roma)

Com humor ágil que lembra o de Tatá Werneck, mas estilo bem próprio, de alguém que poderia mesmo estar na próxima esquina bebendo uma cervejinha, como ela mostra nos vídeos ou ainda, propondo sábias e debochadas reflexões nas redes, Valentina faz humor com afeto. “Muitas vezes me inspiro mesmo na Tatá. E também no Casimiro Miguel, pego umas expressões do Rogerinho do Ingá, junto tudo e faço do meu jeito. Sou um grande composé de referências (risos). E amo que a Tatá esteja neste pacote, claro. Acho que nenhuma mulher que faz comédia no Brasil depois dela vai existir sem tê-la em mente”.

“À medida que o trabalho vai expandindo, vão ter pessoas que amam e gente que não gosta do que faço. Não dá para agradar todo mundo” (Foto: Beto Roma)

À frente do podcast Macht o Papo, em que os ouvintes relatam histórias inusitadas do Tinder, Valentina diz se sentir preparada para assumir um programa quando chegar a hora. “Comecei a apresentar esse podcast sem a menor noção do que iria fazer, e quando vi, consegui. Não sou de ficar planejando. Faço das oportunidades que surgem os meus sonhos realizados, sabe? Então torço para ter oportunidades incríveis, e que elas me surpreendam. Quero fazer tudo, não quero ter limite de nada. Em tudo o que me quiserem, eu quero estar (risos)”.

Sou um grande composé de referências (risos). E amo que a Tatá Werneck esteja neste pacote, claro – Valentina Bandeira, Atriz

E a nosso pedido, sonha: “Gostaria de um programa bem anárquico, sensível, mas transbordante como eu. Teria que contemplar as alegrias e tristezas. Tenho uma forma mais leve de lidar com a vida, claro que não sou sempre assim, mas é minha essência. E é uma jogada de mão dupla, porque ao mesmo tempo que isso melhora as pessoas, também me faz bem, porque uso na minha arte o que tenho de melhor”.

Valentina comenta sobre a importância do humor através dos tempos. “É uma ferramenta, mas pode ser para o amor ou para um lado que agrida. Não dá para conscientemente violentar o outro. Valorizo muito fazer um humor carinhoso. Outro dia mesmo, o Pedro Scooby compartilhou um vídeo meu em que eu o mencionava. Ele curtiu, entendeu. Quero fazer as pessoas rirem, serem felizes, mas sendo do bem, não quero saca%$&* ninguém, sabe? Sou da construção e isso é fundamental para mim. Amo trabalhar, e quero, se tenho um desejo, é ser inesquecível para a cultura do país. Sonho pequeno (risos). Pronto”.

"Se tenho um desejo, é ser inesquecível para a cultura do país. Sonho pequeno (risos). Pronto" (Foto: Beto Roma)

“Se tenho um desejo, é ser inesquecível para a cultura do país. Sonho pequeno (risos). Pronto” (Foto: Beto Roma)