Tributo merecido! Nelson Pereira dos Santos ganha retrospectiva de sua carreira cinematográfica no MoMA, em Nova York


Na lista dos filmes que serão exibidos no museu estão o documentário sobre Tom Jobim, o filme mais recente do cineasta e clássicos como “Vidas Secas”

*Por Júnior de Paula

O Museu de Arte Moderna de Nova York, ou só MoMA para os mais íntimos, está com uma programação cada vez mais irresistível. Se já não bastasse a linda exposição retrospectiva de Björk, sobre a qual já falamos aqui, eles agora estão preparando uma homenagem ao cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos. Entre os dias 9 e 17 de abril, serão exibidos oito longas da trajetória de 60 anos do diretor.

Nelson Pereira dos Santos: atração do MoMA, em NY (Foto: Divulgação)

Nelson Pereira dos Santos: atração do MoMA, em NY (Foto: Divulgação)

“Aos 27 anos, Nelson Pereira dos Santos revolucionou o cinema brasileiro com seu filme de estreia, “Rio, 40 Graus”, com a injeção de uma estética neorrealista ao cotidiano da cidade. Sessenta anos depois, Pereira segue firme com força, vigor e vivacidade como criador e segue apaixonado por música, pessoas e a política de seu país. Um bom exemplo disso é o documentário de 2012, “A Música segundo Tom Jobim”“, diz o texto de apresentação da mostra.

Os stills de um dos maiores filmes da trajetória de Nelson Pereira dos Santos: Vidas Secas

Os stills de um dos maiores filmes da trajetória de Nelson Pereira dos Santos: “Vidas Secas”

O doc, aliás, é o que abre a programação, no dia 9 de abril, na sala de cinema 1 do MoMA. Por lá ainda serão exibidos Rio, 40 Graus”; “Vidas Secas”; “Rio, Zona Norte”; “Azyllo Muito Louco”; “Como Era Gostoso o Meu Francês”; “O Amuleto de Ogum” e Memórias do Cárcere”. Imperdível, hein?