Blind date! Thalita Rebouças estreia programinha que pretende diminuir o número de encalhados no mercado!


Escritora consagrada vai passar dicas de como deixar de ser nerd e investir pesado na paquera

Figurinha fofa entre o público infanto-juvenil, a escritora Thalita Rebouças ganha um programa de tv que vai mostrar uma outra faceta sua, a de conselheira amorosa. “Desencalha” é a nova atração do canal pago Multishow que estreia agora, dia 18 de novembro, de segunda a sexta às 20h.

Thalita-Rebouças-por-Juliana-Coutinho

O formato do programa, já consagrado tanto na TV aberta como fechada, é um game show entre quatro solteiros que irão disputar o coração do encalhado do dia. Ou seja, quase um ato de caridade em prol do mela cueca alheio. Eles vão participar de várias provas e brincadeiras até o momento final do programa, quando o tal encalhado vai poder escolher se quer desencalhar com um daqueles pretendentes ou se, diante das opções (ou da falta de ), vai entrar para um convento.

O Homem do Baú, Silvio Santos, foi um dos pioneiros neste tipo de programa, estreando o “Namoro na TV” em 1967, ainda na TV Paulista. Já dono do SBT, Silvio apresentou “Em Nome do Amor”. Em 2000, a MTV começou a assumir sua porção cupido e enveredou numa saga interminável para formar casais pelo Brasil, digna de fazer qualquer padre casamenteiro ruborizar de inveja. O primeiro programa do canal foi “Fica Comigo”, com a eterna rainha da luxúria Fernanda Lima. Em seguida rolou Daniela Cicarelli com o “Beije o Sapo” – e óbvio que ninguém está falando de Kermitt, aquele sapo verde de pano dos Muppets. O último foi “Luv” com Ellen Jabour. Ou seja, a MTV foi capaz de escalar quase todas as boazudas do seu casting para alavancar a audiência às custas daqueles tímidos desajustados – ou nerds – para quem dar um chega em uma paquera era algo tão humanamente impossível como fazer Cleópatra ficar uma dia sem banho de leite. Sem esquecer Rodrigo Faro, presente na Record com o “Vai dar Namoro”, que rende boas risadas para quem gosta de ver uma pagação de mico juramentada.  Nada como ver o povo se esforçando para ser ridículo. E tem até Eliana no SBT, comandando o quadro “Rola ou Enrola”, que encerra seu dominical. É impressionante o time de subcelebridades curvilíneas que, para voltar à ribalta midiática, se oferecem para dar uma pinta e fazer um charme extra com algum mancebo afim de abiscoitar um pitéu. Gente bacanérrima, tipo a Laila (ex-BBB, ui!) ou Adriana (daquele grupo Adriana e a Rapaziada), provando que de rapaziada ela entende. Medo.  

Então o que Thalita Rebouças, casada há 16 anos, poderia trazer de diferente para quem está a procura de um amor sincero? “A dica é não ficar no gargarejo e assumir o desencalhe, saber até que é possível arrumar um príncipe europeu ou um dançarino de mambo caliente na fila da padaria, no banco ou no metrô. Quando se fica angustiado, aí é que não rola mesmo”, diz a expert.

No programa de estreia, a primeira etapa será musical, com a participação do DJ Felipe Mar, moderninho das noite cariocas. Será que o gosto musical dos candidatos é igual ao do encalhado? Vamos ver. Na segunda fase, Thalita faz perguntas para testar os candidatos em situações absolutamente constrangedoras. Nem tudo são flores: a atração dá até  espaço para a sogra inconveniente, além da hora da verdade no almoçcinho esperto em família.

Para encerrar o desafio, a última fase é para incitar a criatividade. A prova é uma declaração de amor. De acordo com a autora de livros como “Tudo por um namorado”, “Fala sério”, “Amor” e “Ela disse, ele disse”, seu desafio agora é tentar deixar os participantes à vontade: “Não é fácil flertar em rede nacional”.

O DJ Felipe Mar e a apresentadora Thalita Rebouças

O DJ Felipe Mar e a apresentadora Thalita Rebouças

Fotos: divulgação

*Por Rafael Moura