Depois do sucesso da primeira temporada, as gravações de Sob Pressão estão a todo o vapor. A série da Globo ganhou notoriedade por funcionar como uma denúncia do sistema precário da saúde pública brasileira. Falta de medicamentos, correria, hiper lotação de hospitais e corrupção são alguns dos temas que o programa expõe em rede nacional para alertar a população sobre o descaso político com o Sistema Único de Saúde. O site HT conversou com a protagonista desta trama, Marjorie Estiano, que comemorou o grande feedback do público nas redes sociais. “Já recebi algumas mensagens de pacientes que já viveram algumas situações semelhantes com aquelas exibidas em cena. A maioria deles se identifica muito com a realidade que estamos mostrando, o que é lamentável, mas, ao mesmo tempo, fico feliz que os casos estão sendo denunciados. Acho que a série pega o telespectador de forma inesperada e faz com que ele se sensibilize”, afirmou. De acordo com ela, a população, na sua grande maioria, não se choca mais com a calamidade da saúde divulgada pelos jornais e a série acaba conseguindo captar o público de outra maneira, tornando esta aproximação mais real.
Embora Sob Pressão venha denunciar o SUS, Marjorie Estiano espera pelo dia que isto não será mais necessário. A atriz comentou que tem esperança que este quadro alarmante se altere e melhore com o tempo. Na verdade, para ela, a ideia é que, de alguma forma, este produto televisivo colabore para a melhora da saúde pública. “Se este trabalho tem alguma pretensão é esta. Acho importante poder instruir e denunciar. E, dessa forma, existe um sonho a melhora do sistema público. Infelizmente, esta mudança não será rápida, mas acredito que a nossa tentativa é sempre mobilizar e transformar”, considerou.
Na trama, a personagem de Marjorie carrega um passado repleto de situações conturbadas. Na primeira temporada, acompanhamos o lado sombrio da doutora Carolina que precisava lidar com o trauma de ter sido abusada sexualmente. Dessa vez, veremos um lado mais colorido da personagem, já que ela está apaixonada pelo personagem de Júlio Andrade. “Ela vai ter uma afinidade cada vez maior com o personagem do Júlio. Eles vão casar, mas ela vai voltar a ter esta sombra do abuso sexual que sofreu. Este tema ainda vai continuar em alguns episódios e deve afetar algumas decisões, inclusive, dentro da profissão. Acho que a trajetória dela é no caminho da libertação desta lembrança”, explicou. Sob Pressão não foi o único trabalho que Júlio e Marjorie fizeram juntos. Os dois fazem parte do elenco de Paraíso Perdido, um longa-metragem de Monique Gardenberg, no qual contracenam com Erasmo Carlos, Seu Jorge e outros grandes artistas.
Para os próximos meses, a atriz garantiu que irá se dedicar unicamente à série Sob Pressão. “Este trabalho tem uma demanda física como puxar maca, além do desgaste emocional devido à tensão que há nas cenas. Acho que o segredo para não ser tão afetado pela trama é deixar o personagem no set, tentar não levar este peso para casa, o que nem sempre é possível. É um exercício diário”, salientou.
Artigos relacionados