Marcello Antony: Morando em Portugal, ator não atua na profissão. É empresário de delivery de hambúrguer


Anos antes desse hiato, ele foi morar em Lisboa ao receber convite para integrar o elenco da novela ‘Valor da Vida’, da TVI, exibida até maio de 2019. Na região de Cascais, onde atualmente vive com a família, mulher, três filhos e dois enteados, trabalha com delivery de hambúrguer. Mesmo morando longe de seu país de origem, ele manteve em funcionamento no bairro carioca da Barra da Tijuca, a hamburgueria Yámã. E até planeja abrir uma filial em breve. Mas deixa claro que não abandonou a área artística. O ator planeja passar pelo menos mais dois anos longe do Brasil, mas pode retornar a qualquer momento, se for necessário. “Se tiver um convite antes disso, a minha disponibilidade é total. O Brasil é a minha base, eu não deixei de ser ator”, observou no programa The Noite, do SBT, onde foi entrevistado pelo apresentador Danilo Gentili

Marcello Antony é entrevistado por Danilo Gentili, no The Noite. O rosto do ator aparece em uma tela na frente do corpo de um integrante da equipe do programa (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Marcello Antony é entrevistado por Danilo Gentili, no The Noite. O rosto do ator aparece em uma tela na frente do corpo de um integrante da equipe do programa (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

“Não estou trabalhando com a minha profissão”. À princípio, os fãs de Marcello Antony ficaram chocados quando ouviram, ontem, no programa The Noite, de Danilo Gentili, esta revelação vinda do próprio ator sobre o seu momento de vida, em Portugal, onde está morando com a família. Afinal, ele colecionou sucessos em novelas da Globo, como Terra Nostra (1999/2000), Mulheres Apaixonadas (2003), Senhora do Destino (2004/2005), Passione (2010/2011) e Amor à Vida (2013/2014), desde sua estreia na televisão com O Rei do Gado, em 1996. No programa do SBT, o astro foi entrevistado por videochamada. Uma tela foi colocada na frente de um integrante da equipe de Gentili, dando a impressão que o corpo deste rapaz era o do ator.

Marcello foi para o país europeu por conta de um convite para participar da trama de Valor da Vida, exibida até maio de 2019, na TVI. Ele nem cogitava essa mudança. “Na vida nada é por acaso. Trouxe minha família na esperança que eles pudessem se adaptar e gostar”, disse. O desejo se concretizou. Os filhos Stephanie e Francisco (do casamento com a ex, a atriz Mônica Torres) e Lorenzo (da união com sua atual mulher, Carolina Villar), e os enteados Lucas e Louis quiseram ficar lá, após o término das gravações. Mas a velha rotina dos estúdios não se repetiu. “Desde então não tive nenhum trabalho aqui em emissora”, explica ele, que depois de morar na capital Lisboa, vive agora na região de Cascais. Aliás, antes de se mudar para Portugal, Marcello cogitou ir de mala e cuia para Orlando, na Flórida, Estados Unidos. “Mas aqui foi uma grata surpresa. O sistema americano talvez me oprimisse tanto quanto o brasileiro no sentido do estresse”, analisa.

Em Portugal, Marcello atuou na novela Valor da Vida, exibida até maio de 2019 (Foto: Reprodução Instagram)

Em Portugal, Marcello atuou na novela Valor da Vida, exibida até maio de 2019 (Foto: Reprodução Instagram)

A família vem vivendo com a renda do lado empresarial no ramo alimentício. Em setembro de 2016, o ator e a mulher abriram, em sociedade, na Rua Olegário Maciel, na  Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, a Yámã Burger Vibrations. A ideia surgiu após duas viagens à Jamaica, de onde trouxeram sabores e tradições para empreendimento. De tanto ouvir uma palavra, ficou com aquela sonoridade na cabeça, tanto que batizou o negócio com ela. “A intenção era que o que oferecêssemos  fosse realmente muito bom. Não adianta eu colocar meu nome à frente de um negócio e vender algo que não seja tão gostoso. E, logo na inauguração, vimos que estamos no caminho certo”, assegurou Marcello na época, quando ressaltou também: “A família da Carolina sempre gostou muito de cozinhar. Ela faz a comida para os nossos filhos e essa cultura gastronômica é muito forte lá em casa. Quando batemos o martelo pela hamburgueria, fizemos alguns testes para a família e amigos experimentarem. E foi um sucesso.”

Mesmo residentes há três anos em outro continente, eles não se desfizeram da lanchonete. “Estamos pensando em abrir outra no Rio e a intenção é trazer para Portugal”, contou o ator para o apresentador Danilo Gentili. E, na realidade, eles já trabalham com o ramo também em terras portuguesas. “No sistema delivery, não temos ponto físico”, acrescentou. E lembrou de um fato marcante vivido na Jamaica: “É diferente você escutar um reggae estando lá, onde o Bob Marley (1945-1981) é um Deus.”

Em entrevista no programa do SBT, o ator contou que mesmo morando longe mantém a hamburgueria Yámã, no Rio (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Em entrevista no programa do SBT, o ator contou que mesmo morando longe mantém a hamburgueria Yámã, no Rio (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Mas Marcello não abandonou sua profissão. E está aberto à convites para trabalhar no Brasil. Ele não planeja voltar a morar em nosso país pelos próximos dois anos, até por conta das questões escolares dos filhos. “Mas se tiver um convite antes disso, a minha disponibilidade é total, sabe, o Brasil é a minha base, eu não deixei de ser ator”, acrescentou ele.

Marcello, inclusive, sem meias palavras, falou dos trabalhos que mais o emocionaram em sua trajetória profissional na televisão.  “Os personagens são como filhos. Mas, até pela força da narrativa dramatúrgica, fiz dois grandes papéis em novelas do Benedito Ruy Barbosa: o Bruno Berdinazzi, de O Rei do Gado, na minha estreia, quando participei dos 7 primeiros capítulos da primeira fase. E depois, Terra Nostra (o personagem Marco Antônio), em 1999/2000, que selou de vez, passei a ser conhecido definitivamente”, relembrou Marcello, no The Noite, onde ressaltou ainda que lá em Portugal eles ainda não foram vacinados contra a Covid-19. “Este é um processo que por aqui está bem atrasado como em todo mundo”, apontou no The Noite.

"Se tiver um convite para trabalhar como ator no Brasil, minha disponibilidade é total (Foto: Reprodução Instagram)

“Se tiver um convite para trabalhar como ator no Brasil, minha disponibilidade é total (Foto: Reprodução Instagram)

Em Portugal, viveu dois anos em Lisboa, e há um ano está em Cascais. De lá, Marcello contou que desde que está lá, é sempre visto em alguma reprise nos mais variados canais. Em outubro do ano passado, por exemplo, estava no ar ao mesmo tempo com as tramas de Mulheres Apaixonadas (2003), Torre de Babel (1998/1999) e Malhação: Viva a Diferença (2017/2018), respectivamente no canais Viva, Globoplay e Globo. Edgar, papel que ele interpretou na 25ª temporada de Malhação, exibida até março de 2018, foi seu mais recente personagem na televisão brasileira. O ator gosta de rever seus trabalhos. Mas já entendeu que as pessoas evoluem na vida, então, em trabalhos mais antigos,  percebe uma imaturidade em cena.

Aonde vive atualmente, os portugueses o reconhecem, mas “são respeitosos na abordagem”. Relatou também uma curiosidade. “Quando pego algum transporte, eu e o motorista desenvolvemos um papo sobre Portugal, Brasil, amenidades. Aí quando estou deixando o carro, ele fala: ‘Gosto muito do seu trabalho (risos).’ Agora, lá tem muito angolano e eles são diferentes. Mesmo me vendo de máscara, me reconhecem e falam alto, são entusiastas”, frisou. E acrescentou: “Sou bastante conhecido aqui. A telenovela brasileira tem uma força incrível, assim como o futebol brasileiro já teve. Aqui, já fui reconhecido por russos, os angolanos são loucos pelos atores do Brasil.”

"A única diferença gritante entre as novelas de Portugal e do Brasil é o orçamento. No Brasil, a Globo é a Disneylândia das novelas”, disparou Marcello (Foto: Reprodução Instagram)

“A única diferença gritante entre as novelas de Portugal e do Brasil é o orçamento. No Brasil, a Globo é a Disneylândia das novelas”, disparou Marcello (Foto: Reprodução Instagram)

Com a experiência de ter trabalhado em apenas uma novela por lá, ele traçou um paralelo entre as produções brasileiras e portuguesas. “A mecânica de gravação é a mesma. É chegar no set, é maquiagem, ver figurino, troca de roupa, ensaiar as cenas. Os profissionais são ótimos, não deixam a desejar aos nossos. A única diferença gritante é o orçamento para a produção que fica em um nível muito mais abaixo. No Brasil, a Globo é a Disneylândia das novelas”, disparou para Gentili.

Em suas redes sociais, volta e meia, Marcello posta uma mensagem inspiradora. “A criança que fui, chora na estrada…Deixei-a ali quando vim ser quem sou…Mas, hoje, vendo que o que sou é nada. Quero ir buscar quem fui, onde ficou…”, postou, por exemplo, em novembro do ano passado, esse texto escrito pelo poeta português Fernando Pessoa (1888-1935).

Marcello relembrou ainda o início de sua trajetória profissional. Ele chegou a cursar uma faculdade de Comunicação, mas largou antes de decidir por ser jornalista ou publicitário. “Fiquei anos sem fazer nada, morava em Niterói. Não sabia o que fazer, mas sempre me interessei por assuntos esotéricos”, contou. Na época, soube que havia uma faculdade de Astrologia, no bairro carioca de Laranjeiras e foi até lá. Mas desistiu ao saber o valor da mensalidade. Aí foi até a CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) para tentar pegar carona com um amigo que estudava lá. Chegando lá, enquanto aguardava, começou a conversar com alguém sobre o curso principal de formação e ao saber do valor da mensalidade, viu que estava dentro do seu orçamento. Era o valor que queria ter encontrado na faculdade de Astrologia. Ali, começou a estudar para ser ator. Mas nem concluiu a CAL. No meio dos estudos, foi participar do grupo teatral do diretor Aderbal Freire Filho. Um tempo depois veio o convite para O Rei do Gado e a partir daí, a história de sucesso que todos já conhecem, como ele mesmo já disse sem nunca ter imaginado ser ator, muito menos estrear na Globo.

Marcello cita as novelas O Rei do Gado e Terra Nostra como seus dois trabalhos mais marcantes (Foto: Reprodução Instagram)

Marcello cita as novelas O Rei do Gado e Terra Nostra como seus dois trabalhos mais marcantes (Foto: Reprodução Instagram)