José Loreto celebra novo personagem na TV, mais um sedutor, exalta valorização na profissão e revela se está namorando


Ator vive bon vivant mal intencionado em ‘No Rancho Fundo’, próxima trama das 18h da Globo, que estreia nesta segunda-feira (15). Na novela de Mario Teixeira e Allan Fiterman, ele faz mais um sedutor para sua galeria, emendando três trabalhos seguidos na emissora. Prestes a completar 40 anos em maio, Loreto faz um balanço da carreira de quase duas décadas, deixa o que foi ruim para trás, revela se ainda está solteiro e diz como lida com o quesito sedução na vida e com o perigo de estereótipos a esse respeito na arte. “Seduzir é um jogo, que tem que ter humor, uma velocidade, que os diretores e produtores de elenco estão enxergando em mim. Venho para contribuir com essa ideia deles. Além disso, tem a minha cara de pau de assumir esse lugar. É pra se achar bonito, sedutor? Então, me acho mesmo. E quando a gente se acha, convence os outros”

*Por Brunna Condini

José Loreto emenda sua terceira novela seguida na Globo em ‘No Rancho Fundo’, trama das 18h da emissora, que estreia na próxima segunda-feira (15). Depois do ingênuo e resiliente Tadeu de ‘Pantanal’ (2022), ele foi o sexy cantor pop Lui Lorenzo em ‘Vai na fé’ (2023), e agora é Marcelo Gouveia na trama de Mario Teixeira e Allan Fiterman. Em comum com o último personagem, a natureza sedutora e o mood a la Don Juan. “Faço um homem que gosta de se dar bem a qualquer custo. Um vilão que o povo vai amar odiar. É carismático, divertido, leve. E ao mesmo tempo profundo, sofre por paixões. Teve uma vida sofrida, que justifica toda a vilania dele. Essa novela agora está no momento ‘lua de mel’ do relacionamento . Estou adorando tudo. E olha que estamos gravando todos os dias, umas dez horas por dia”, observa Loreto, que desta vez fará par romântico com Luisa Arraes, a Blandina, outra que tende mais para o lado sombrio da força em Lapão da Beirada.

Conversamos com Zé Loreto e perguntamos se ele sabe por que têm sido tão convocado para seduzir na TV. É muito sex appeal? “Acho que é por causa do meu carisma (risos). Ah, é divertido. Seduzir é um jogo, que tem que ter humor, uma velocidade, que os diretores e produtores de elenco estão enxergando em mim. Venho para contribuir com essa ideia deles. Além disso, tem a minha cara de pau de assumir esse lugar”. E acrescenta:

É pra se achar bonito, sedutor? Então, me acho mesmo. E quando a gente se acha, convence os outros – José Loreto

A seguir, o ator revela o quanto gosta de conquistar e diz se está seduzindo por aí ou namorando. E também destaca a valorização sentida na profissão prestes a fazer 40 anos.

José Loreto celebra novo personagem, mais um sedutor em novelas, fala da valorização na profissão e revela se está namorando (Foto: Globo/ Manoella Mello)

José Loreto celebra novo personagem, mais um sedutor em novelas, fala da valorização na profissão e revela se está namorando (Foto: Globo/ Manoella Mello)

“Estou nessa fase sedutora depois do Lui Lorenzo, mas no extremo oposto com Marcelo Gouveia. São personagens totalmente distintos, que têm essa ‘veia’ sexy. Tenho certeza que o público vai achar composições bem diferentes e até não acreditar que é o mesmo ator fazendo. Aposto nisso”, completa.

Perguntado sobre o quanto gosta de exercitar suas habilidades de sedução na vida, Loreto solta uma boa gargalhada antes de responder. “Sou um pouco mais pacato. Mas seduzir é bom, é gostoso. Gosto de ver, de me interessar, me aproximar, conhecer. Me tornar interessante para alguém. Acho que essa história de sedução está em tudo na vida. ‘Seduzo’ desde a minha filha, para conseguir que faça algo que é preciso, até alguém no âmbito romântico, afetivo. Mas gosto, estou aí para o ‘game'”.

"Estou nessa fase sedutora com os personagens" (Foto: Lucas Bori)

“Estou nessa fase sedutora com os personagens” (Foto: Lucas Bori)

A última pessoa com que ele se relacionou publicamente foi a influenciadora e ex-BBB Rafa Kalimann. O casal namorou durante seis meses, de agosto de 2002 a janeiro de 2023. De lá para cá, o ator não confirmou mais envolvimento com ninguém e tem se mantido discreto quanto à vida pessoal. Quisemos saber se ele anda seduzindo por aí, tal qual seus personagens, ou está com alguém no momento. “Continuo solteiro. Então, ando seduzindo por aí (risos). Faz bem, não é?”.

"Na vida sou um pouco mais pacato. Mas seduzir é bom, é um jogo gostoso. Gosto de ver, de me interessar, me aproximar, conhecer" (Foto: Lucas Bori)

“Na vida sou um pouco mais pacato. Mas seduzir é bom, é um jogo gostoso. Gosto de ver, de me interessar, me aproximar, conhecer” (Foto: Lucas Bori)

Prestes a completar 40 anos em 27 de maio, e 20 anos de carreira em 2025 – ele estreou em ‘Malhação’ (2005) – José Loreto celebra o fato de estar sendo ‘disputado’ pelas produções da Globo. “Os amigos com quem  trabalhei sempre pensam em mim, mas agora vou só no que me interessar. E tenho sorte porque são bons convites que chegam”. Ao comentar sobre o elenco, Loreto afirma ainda. “É um grupo tão bom, um clima de trupe. Vivemos mais o trabalho, a vida do personagem, do que nossas próprias vidas, então tem que ser bom. Com a experiência, com o exercício, também vamos ficando melhores. Tenho exercitado bem, é uma musculatura que é trabalhada”.

Águas passadas

A atual fase de Loreto não lembra em nada o caos que viveu com vida pessoal e profissional, uma entrando na outra, quando fazia ‘O Sétimo Guardião’ (2018), e aconteceram rumores de que estaria tendo um romance nos bastidores com Marina Ruy Barbosa, sua colega de trama. Depois, em janeiro de 2019 ele e Débora Nascimento separaram-se após um casamento de cinco anos e uma filha, Bella. Apesar do período conturbado e de ter sentido o ‘cancelamento’ no ‘tribunal da internet’ na pele, o ator disse ao repórter Lucas Pasin no lançamento da novela nesta segunda-feira (8), que superou o período difícil e vive um grande momento. “Não tinha como uma fofoca e vida pessoal ‘engolirem’ meu trabalho. Vivo agora a minha melhor fase profissional, podendo escolher os trabalhos”.

"Meu novo personagem gosta de se dar bem a qualquer custo. Um vilão que o povo vai amar odiar. É carismático, divertido, leve. E ao mesmo tempo profundo, sofre por paixões" (Foto: Globo/ Manoella Mello

“Meu novo personagem gosta de se dar bem a qualquer custo. Um vilão que o povo vai amar odiar” (Foto: Globo/ Manoella Mello