“Gilmore Girls”: 20 anos depois da estreia, série é vista como berço de estrelas do cinema e da TV


Seriado mostrando a rotina de Lorelai Gilmore e sua filha, Rory, projetou para o estrelato nomes como Rami Malek, Milo Ventimiglia, Seth MacFarlane, Krysten Ritter, Adam Brody e as vencedoras do Emmy Alexis Bledel e Melissa McCarthy

*Por Simone Gondim

Há 20 anos, Lorelai (Lauren Graham) e Rory Gilmore (Alexis Bledel) davam início à trajetória de sucesso do seriado “Gilmore Girls”, que durou sete temporadas seguidas e ganhou um revival de quatro episódios em 2016. Ambientada na pequena cidade de Stars Hollow, no interior do estado de Connecticut, a série foi responsável por projetar diversos nomes para o estrelato. A começar pela própria Alexis Bledel, que teve em Rory seu primeiro papel relevante da carreira e viria a ganhar um Emmy em 2017, pela Ofglen/Emily do drama “The handmaid’s tale”.

Outro que saiu do elenco fixo de “Gilmore Girls” para papéis relevantes foi Milo Ventimiglia, o bad boy Jesse Mariano, que disputou o coração de Rory com o bom moço Dean Forrester (Jared Padalecki) e atualmente faz sucesso como o Jack Pearson de “This is us”. Padalecki também fez bom proveito da passagem por Stars Hollow: foi convidado para ser Sam Winchester em “Supernatural”, trabalho que lhe rendeu notoriedade.

Rami Malek interpretou Andy, um dos colegas de Lane (Keiko Agena) na Faculdade Adventista (Foto: Divulgação)

Interpretar Sookie St. James, a melhor amiga de Lorelai, projetou Melissa McCarthy. Além de ter recebido dois prêmios Emmy, um pela série “Mike & Molly” e outro por uma participação em “Saturday night live”, ela foi indicada ao Oscar duas vezes, pelos filmes “Missão madrinha de casamento” e “Poderia me perdoar?”.

As participações especiais em “Gilmore Girls” também marcaram a estreia de algumas futuras celebridades do cinema e da TV. É o caso de Rami Malek – bem antes de levar o Oscar de Melhor Ator pelo Freddie Mercury de “Bohemian rhapsody”, ele apareceu em um episódio da quarta temporada da série como Andy, colega de Lane Kim (Keiko Agena) na Faculdade Adventista. Na mesma temporada, só que em outro capítulo, vemos Victoria Justice, conhecida atualmente pelas produções do Nickelodeon “Zoey 101” e “Victorious”, como uma das convidadas de um dos eventos da Dragonfly Inn, pousada de Lorelai e Sookie.

Jess (Milo Ventimiglia), Rory (Alexis Bledel) e Dean (Jared Padalecki): triângulo amoroso em “Gilmore Girls” (Foto: Reprodução Instagram)

A segunda temporada de “Gilmore Girls” traz Seth MacFarlane como Zac, um colega de Lorelai na faculdade. MacFarlane viria a criar a série de animação “Family guy”, vencedora de dois prêmios Emmy. Já na terceira temporada temos Adam Brody como Dave Rygalski, namorado de Lane. Ele deixou Stars Hollow para interpretar Seth Cohen em “The O.C.”.

Antes de brilhar como Jessica Jones na série homônima e viver Jane Margolis em “Breaking bad”, Krysten Ritter apareceu em oito episódios da sétima temporada de “Gilmore Girls” como Lucy, amiga de Rory em Yale. Já Danny Strong, que viria a ser um dos premiados criadores da série “Empire” e roteirista de filmes como “O mordomo da Casa Branca”, interpretou Doyle McMaster, o namorado de Paris Geller (Liza Weil).

E não faltaram homens charmosos disputando Lorelai. Além de David Sutcliffe, que fez Christopher Hayden, pai de Rory, e Scott Patterson, o Luke Danes, Jon Hamm, antes de ser Don Draper em “Mad men”, levou a filha de Richard e Emily para um encontro. Billy Burke foi além e namorou a personagem de Lauren Graham na terceira temporada do seriado.

Parte do elenco fixo de “Gilmore Girls” (Foto: Divulgação)