Cinema & TV

Em editorial exclusivo, Agatha Moreira mergulha na natureza e reflete sobre vida digital

A atriz, que vive a vilã ardilosa Jô de “A Dona do Pedaço”, analisou como é vital desacelerar um pouco de uma vida cuja velocidade, hoje, pode ser sinônimo de tecnologia, aprendizado, mas também de doenças sérias, como a silenciosa depressão, que ataca seres humanos de qualquer classe social, e falou também sobre o trabalho desenvolvido pelo SOS Jovem para salvar vidas

Publicado em 02/07/2019 | Por Heloisa Tolipan

(Foto: Giselle Dias/ Styling: Gabi Werden/ Make: Walter Lobato/ Créditos: Vestido Iorane / Lenço Louis Vuitton / Brincos Pricci / Colar Ju Bochner)

(Colaborou Domênica Soares)

Ficção x Realidade. A vilã ardilosa de “A Dona do Pedaço”, novela das nove da Globo, na vida real é pura delicadeza e sensibilidade. Sim, estamos falando de Agatha Moreira, que dá vida na TV à Josiane, filha mimada e cruel de Maria da Paz (Juliana Paes), que odeia quando a mãe a chama pelo nome completo (‘Eu já falei que é Jô, mãe’, afirma sempre com ar arrogante) e que sonha em ser uma digital influencer nem que para isso tenha que comprar likes e aprontar todas com a cumplicidade do amante Régis (Reynaldo Gianecchini), passando por cima de ética e do caráter. Convidamos a atriz, em pleno feriado de Corpus Christi, para um mergulho em um paraíso verde. E ela topou!

(Foto: Giselle Dias/ Styling: Gabi Werden/ Make: Walter Lobato/ Créditos: Vestido Iorane / Pulseira Amsterdam Sauer / Brincos Amsterdam Sauer / /Luvas acervo)

O Rio de Janeiro proporciona esses encantos. E lá fomos nós para Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste. Depois de cruzar uma estrada de barro, nos deparamos com o mais lindo horto (ou seria um oásis em plena cidade?), repleto de todas os exemplares da Mata Atlântica, onde está instalado o Numa Bistrô, uma construção em vidro, em sintonia com o meio ambiente. Agatha chegou às 8h, ainda cansada do ritmo intenso das gravações da novela no dia anterior. Mas, em questão de minutos, a bela tirou os óculos escuros e a fisionomia era de êxtase com aquele contraste do verde em simbiose com o céu azul e o cheiro do “mar” de plantas ao seu redor. Com criação de arte e fotografia de Giselle Dias, styling assinado por Gabi Werden e make by Walter Lobato, a atriz encarnou em imagens incríveis quase que uma pós-moderna Alice no País das Maravilhas

(Foto: Giselle Dias/ Styling: Gabi Werden/ Make: Walter Lobato/ Créditos: Casaco Carolina Herrera / Saia Carolina Herrera / Brincos Pricci / Luva acervo)

Ao som dos passarinhos cantando e a paz transmitida por toda aquela natureza, Agatha conversou sobre seus anseios, sonhos e fez observações contundentes sobre o social e realidade do mundo digital. Revelou que sua autenticidade vai muito além dos estereótipos criados pela sociedade com relação à palavra celebridade e que pauta a sua vida por valores como “personalidade, humildade, gratidão e simplicidade”. Ela frisou que a fama proporciona uma maior proximidade com o público e justamente aí reside a oportunidade de levantar questões como solidariedade, inclusão e respeito ao próximo.

(Foto: Giselle Dias/ Styling: Gabi Werden/ Make: Walter Lobato/ Créditos: Vestido Carolina Herrera /T-Shirt Levi’s/ Pulseiras Atelier Chilaze / Colares Ju Bochner)

Aos 27 anos, a atriz e modelo tem um belo currículo na TV. Com 14 anos de carreira, ela já atuou em “Malhação” (2012), “Em Família” (2014), “Verdades Secretas” (2015), “Haja Coração” (2016), “Novo Mundo” (2017), “Orgulho e Paixão” (2018) e, agora, uma das protagonista da trama “A Dona do Pedaço”. Agatha Moreira é um sucesso nas telinhas, mas sempre frisou que nunca tinha se imaginado na profissão de atriz até pôr os pés no palco pela primeira vez, por influência da diretora teatral Neide Lira. No primeiro editorial que fizemos com a atriz tendo como cenário a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, com uma pegada bem urbana, ela já havia ressaltado que, quando atuou pela primeira vez, sentiu o start tipo: “Isso é o que faltava na minha vida”.

(Foto: Giselle Dias/ Styling: Gabi Werden/ Make: Walter Lobato/ Créditos: Vestido Iorane / Lenço Louis Vuitton / Brincos Pricci / Colar Ju Bochner / Scarpin Cecconello)

E qual a análise que hoje faz a respeito de sua personagem? “A Josiane, a Jô, com toda aquela vilania, proporciona um constante aprendizado, e me distancio rapidamente do universo no qual ela vive ao terminar uma cena”. Só para lembrar você, leitor, esta é a segunda vez que Agatha faz dobradinha em cena com Gianecchini. Em “Verdades secretas“, de 2015, ela também fez uma polêmica personagem, Giovanna, que à época ela definiu como “o ressultado de tudo de errado”, ressaltando, no entanto que não era uma vilã. “Ela foi a consequência de uma família desestruturada. Na relação com o Antony (Reynaldo Gianecchini), a gente via que ela era só uma menina de 17 anos completamente insegura”. A frase vale até hoje. E Agatha sabe ser grata sempre por ter contracenado como atrizes como Drica Moraes Marieta Severo.

(Foto: Giselle Dias/ Styling: Gabi Werden/ Make: Walter Lobato/ Créditos: Casaco Carolina Herrera / Saia Carolina Herrera / Brincos Pricci / Luva acervo / Sapato Prada)

Conhecida pelo carisma e alto astral, Agatha analisou em meio aquele verde como é vital desacelerar um pouco de uma vida cuja velocidade, hoje, pode ser sinônimo de tecnologia, aprendizado, mas também de doenças sérias, como a silenciosa depressão, que ataca seres humanos de qualquer classe social. “Sabe, se alguém propusesse o fim das redes sociais, eu até apoiaria. Daqui algum tempo, espero, vamos reaprender a valorizar as relações pelo olho no olho e espero que consigamos compreender tudo isso. Demos um gap de evolução tecnológica muito rápido, em pouco tempo mesmo, e acho que é muito maior do que a capacidade que muitos seres humanos podem aguentar”, comentou. 

(Foto: Giselle Dias/ Styling: Gabi Werden/ Make: Walter Lobato/ Créditos: Vestido Iorane / Lenço Louis Vuitton / Brincos Pricci / Colar Ju Bochner / Scarpin Cecconello)

Apesar de estar sempre na frente dos holofotes, Agatha confessou que, na intimidade, é uma pessoa caseira, apaixonada por viagens, que ama estar com os amigos, seja para conversar ou ficar horas à mesa com jogos de tabuleiro. E esses momentos são curtidos ao lado do namorado, o ator Rodrigo Simas. Ela comentou que os dois se conhecem há anos, mas foi só agora que uma série de coincidências os uniu muito mais. Mesmo signo, mesma idade, mesma profissão e ideais de vida que se completam. Os fãs ficam em polvorosa nas redes sociais e vibram com o casal a cada viagem, conquistas, sonhos realizados… Muito unidos, eles emanam luz e alegria por onde passam, além de serem lindos juntos.

(Foto: Giselle Dias/ Styling: Gabi Werden/ Make: Walter Lobato/ Créditos: Vestido Carolina Herrera / Brincos e pulseiras Amsterdam Sauer / Colares Pricci)

A atriz tem tido uma conexão muito grande com seus fãs e a atitude que ela imprime diariamente levou até a criação de um perfil nas redes sociais no qual os seus seguidores abastecem com fotos mil. “Um dia me contaram sobre um perfil batizado ‘AgathaCloset’. Os fãs replicam até os looks que eu uso. Eles são incríveis e eu sei ser grata a todos”, afirmou. Agatha inspira 3 milhões de seguidores em seu Instagram. No entanto, ressaltou que, na mesma proporção que as pessoas estão se sentindo mais à vontade para expor opinião nas redes, elas precisam ser cautelosas com observações que podem ferir o próximo e até mesmo gerar graves prejuízos aqueles que estão sendo alvo. “Penso que, atualmente, uma palavra mal usada pode até gerar depressão. Não faz o menor sentido alguém entrar no perfil de uma pessoa só para depreciá-la publicamente sem nenhum motivo. E isso, infelizmente, ocorre”, disse.

(Foto: Giselle Dias/ Styling: Gabi Werden/ Make: Walter Lobato/ Créditos: Casaco Carolina Herrera / Saia Carolina Herrera / Brincos Pricci / Luva acervo / Sapato Prada)

O tema redes sociais, na opinião da atriz, é muito complexo e pode gerar frustrações também. “Algumas pessoas usam a ferramenta para expor suas insatisfações do dia a dia, outras ficam obcecadas pela vida que uma determinada pessoa pode aparentar ter e, de repente, ultrapassam o limite do respeito ao escrever algumas frases. A internet é um instrumento que é necessário ainda sabermos lidar com cautela”, afirmou. Além disso, a atriz citou a questão das fake news e o perigo das consequências. “Hoje não podemos acreditar em tudo que está disponível para a leitura e consumo”, disparou. Contudo, ela também ressaltou os pontos positivos, como “oferecer um feedback muito rápido do meu trabalho e possibilitar o contato com um público que agrega e muito”. Ainda sobre o assunto, Agatha reafirmou a necessidade de a sociedade colocar em uma balança os prós e contras do mundo digital e se aprofundar no tema, analisando também as doenças que estão sendo cada vez mais diagnosticadas, como a depressão.

Ela comentou que tem lido sobre o alto índice da doença que começa a aparecer a partir da frustração em relação à vida alheia e que conheceu e se encantou com o projeto social S.O.S Jovem. “Eu fico até arrepiada quando penso naquele dia. Depois de várias palestras sobre depressão, um dos coordenadores perguntou quem já havia pensado em suicídio e a maioria levantou a mão”. Além disso, a atriz que é muito consciente para com a sociedade, analisou ainda que não são apenas os aspectos de relacionamento que estão passando por uma grave crise. “Os dois presentes que ganhamos quando nascemos são a vida e estar nesse planeta. Algumas pessoas não sabem lidar com nenhum dos dois. Observe este lugar aqui. Só respirar esse ar puro já nos faz feliz”.

(Foto: Giselle Dias/ Styling: Gabi Werden/ Make: Walter Lobato/ Créditos: Vestido Iorane / Pulseira Amsterdam Sauer / Brincos Amsterdam Sauer / /Luvas acervo)

Fechamos o nosso papo perguntando a Agatha como avalia a questão da TV e a internet absorvendo um público gigantesco. Ela, que é fã da atuação do protagonista da série Breaking Bad, Bryan Cranston, frisou que as plataformas de streaming são uma realidade. No entanto, através de uma metáfora ela explicou muito bem como esse cenário se configura: “Eu adoro ir a um restaurante novo para experimentar um prato, mas não deixo de comer no dia a dia um belo arroz e feijão. Portanto, as pessoas amam acompanhar uma novela”. 

Créditos

Fotos: Giselle Dias
Maquiagem: Walter Lobato
Styling: Gabi Werden

Agradecimentos

NUMATU – Bistrô e Cafeteria

Pesquisas relacionadas