Cinema & TV

“É importante saber em quem você está batendo”, diz roteirista Maurício Rizzo, que oferece masterclass sobre técnicas de humor

Autor da TV Globo e atualmente roteirista do programa “Tá no Ar”, depois do sucesso da primeira edição, oferece a segunda oficina para roteiristas e atores em São Paulo neste sábado

Publicado em 14/09/2018 | Por Anna Castro

Espera, não é bater literalmente! Maurício Rizzo e a oficina “A Lógica por trás do Humor” voltam a desmitificar o humor a roteiristas, entusiastas e atores. Como em suas palavras, “Por trás de uma risada existem técnicas e estratégias e não precisa ser engraçado para fazer comédia. A segunda edição da masterclass acontece no sábado (15), às 10h30, no Centro Cultural B_arco, em Pinheiros, São Paulo. Com a procura alta na primeira oficina ofertada internamente na Globo, para os colegas do programa “Zorra”, Maurício voltou à cidade para quebrar barreiras e mostrar os bastidores daqueles que produzem humor.

Ao ampliar o lado versátil e sensível dos participantes dos seus cursos, o autor coloca técnicas chave para compreender o motivo pelo qual uma pessoa ri, inclusive para construção de roteiros e interpretação deles, com cenas práticas e demonstrações. “Por mais que o humor tenha seu lado intuitivo, é bom poder contar com códigos e técnicas para evoluir o talento”, afirma o humorista. E sua trajetória no gênero, ele começou desde que bebia da fonte de TV Pirata, Chico Anysio, Chacrinha e outros programas e humoristas de sucesso que fizeram parte do seu estudo.

A missão não é novidade para Maurício, que já oferece cursos sobre humor há quase 4 anos, mas em um formato maior. As oficinas permitiram levar o curso em menor escala para outros estados. A experiência vem da atuação e dos roteiros assinados, como “A Diarista”, “A Grande Família”, “Os Caras-de Pau” e “Cilada”. Além disso, também atuou como o garçom Freitas na série “Cidade Proibida”, da TV Globo.

Foto: Gui Maia

Em sua trajetória, além de roteiros para TV, também possui trabalhos no teatro, como seu último espetáculo “Como é que Pode?”, escrito em parceria com Gabriel Louchard. Já no cinema, escreveu e dirigiu o curta-metragem “Quintas Intenções”, com Bruno Mazzeo e Renata Castro Barbosa. O curta ganhou diversos prêmios, como o troféu de Melhor Roteiro de Curta-Metragem Digital no Festival Cine-PE (2009) e Menção Honrosa na categoria Ficção/Vídeo no Festival Gramado Cine Vídeo (2008).

Atualmente, Maurício assina os roteiros de “Tá no Ar”, que estreia a sexta temporada em outubro. Quanto ao que esperar, ele faz mistério. “Não posso falar muito, mas o programa continua com a proposta do humor ácido, crítico e com a preocupação mesmo de bater em quem merece”, comenta o autor.

Seu trabalho mostra sua visão quanto ao papel do humor e do próprio humorista. “O limite do humor deve ser dado pelo comediante. Não sou a favor de contar qualquer piada, mas quando você proíbe, tende a potencializar o humor com isso. Acho que depende muito do bom senso do humorista para contar as piadas e entender a responsabilidade envolvida. É importante saber em quem você está batendo. Falar sobre preconceitos, por exemplo, é como usar uma mira para criticá-los. Se for falar sobre, que esteja mirando para bater de frente contra aquilo”, defende. Mauricio acredita não ter restrições dos assuntos que escreve sobre e nem tabus, mas que pensa no propósito de cada roteiro e sempre com responsabilidade. E completa: humor é desnudar o ridículo!.

Para desmitificar o humor com Maurício e inscrever-se, acesse http://barco.art.br/curso/por-tras-do-humor

 

“Masterclass: “A Lógica por trás do Humor”

Sábado, 15 de setembro, d 10h30 às 13h30

Centro Cultural B_arco, na Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, nº 246. Pinheiros – São Paulo, SP.

Telefone: (11) 3081-6986

Whatsapp: (11) 94528-8833

Pesquisas relacionadas