Doce de Mãe: bonito ver a terceira idade sendo mostrada com tanta delicadeza, humor e respeito na TV brasileira


Ganhadora do Emmy de Melhor Atriz, o Oscar da TV mundial, Fernanda Montenegro brilha com seu talento na pele de Dona Picucha

* Por Junior de Paula

Uma gostosura a estreia da série Doce de Mãe, nessa quinta-feira, na TV Globo, dirigida por Jorge Furtado e que tem a presença mais do que magistral de Fernanda Montenegro dando vida – e bota vida nisso! – à deliciosa Dona Picucha.

600doce_de_mae

Fernanda Montenegro arrasando como a Dona Picucha de Doce de Mãe

Trata-se de um desmembramento do especial de Natal de mesmo nome, exibido em 2012, e que rendeu à Fernanda um Emmy de Melhor Atriz no finzinho de 2013. A história da matriarca que se vê às voltas com a possibilidade de ficar sozinha em casa, aos 85 anos, para desespero de seus filhos a coloca em muitas situações que poderiam ser trágicas se não fossem cômicas. 

Dona Picucha, uma senhorinha animada, cheia de desejos, sonhos e discursos que só a idade pode permitir, fez tanto sucesso que o que era para ser só um telefilme ganhou uma série inteira para contar as muitas aventuras daquela mãe que conquistou todo mundo.

Com fôlego de iniciante, Fernanda, assim como a temporada, tem muita história para contar e muitas emoções para despertar. O elenco, que ainda tem Mariana Lima, Marco Ricca, Matheus Nachtergaele, Louise Cardoso e Daniel Oliveira, entre tantos outros maravilhosos atores é um trunfo, assim como a direção irretocável de Jorge Furtado e o texto inspirado e engraçado na medida certa assinado também por ele, em parceria com Ana Luiza Azevedo.

Bonito ver a terceira idade sendo mostrada com tanta delicadeza, humor e respeito na televisão, reafirmando a importância e suprindo um pouco da lacuna em relação à pouca atenção que se dá a uma geração que tanto fez e tanto faz, ainda, pela indústria cultural.

A reestreia de Doce de Mãe, aliás, chega em ótima hora, simultaneamente ao fim de Amor à Vida, que, apesar da sua inconstância e nonsense, prestou um bonito serviço aos senhores e senhoras da “melhor idade” com o casal Bernarda e Lutero, vivido por Nathalia Timberg e Ary Fontoura.

Que Doce de Mãe e a trama de Walcyr Carrasco, que teve seu último capítulo apresentado ontem, sejam só o início de um ciclo que coloca os idosos como protagonistas de histórias na televisão, conscientizando a grande massa da importância que esta turma tem para a engrenagem da vida real.

Que venham cada vez mais donas Picuchas, Bernardas e Luteros e que a gente possa, cada vez mais, ter a presença iluminada de atores que já ultrapassaram a casa dos 80 anos brilhando e enchendo as produções com seus talentos.

* Junior de Paula é jornalista, trabalhou com alguns dos maiores nomes do jornalismo de moda e cultura do Brasil, como Joyce Pascowitch e Erika Palomino, e foi editor da coluna de Heloisa Tolipan, no Jornal do Brasil. Apaixonado por viagens, é dono do site Viajante Aleatório, e, mais recentemente, vem se dedicando à dramaturgia teatral e à literatura.