Direto de NY, Sonia Braga pede ajuda no crowdfunding para amiga que sofreu queimaduras de terceiro grau em incêndio


A atriz usou suas redes sociais para pedir a colaboração de todos para um crowdfunding em prol da amiga Clara, que sofreu queimaduras de terceiro grau e encontra-se internada em estado grave na UTI de um hospital em Nova York. “No começo de janeiro, ela foi vítima de uma verdadeira tragédia: um incêndio enquanto fazia uma faxina numa casa no East Village. Clara continua no hospital com graves queimaduras pelo corpo. Nesse momento, ela e a família precisam de muito apoio. Se possível, contribuam, e, por favor, divulguem”, escreveu Sonia, que mora nos EUA desde os anos 1980

*Por Vítor Antunes

No longa-metragem “Aquarius”, Sonia Braga interpretou Clara, uma mulher com várias memórias afetivas no prédio em que morava e não admitia que ele fosse demolido para dar vez à especulação imobiliária do Recife. Na vida real, Sonia tem em Clara – a mineira Maria Clara – uma de suas melhores amigas. E a atriz usou suas redes sociais para pedir a colaboração de todos para um crowdfunding em prol da amiga Clara, que sofreu queimaduras de terceiro grau e encontra-se internada em estado grave na UTI de um hospital em Nova York. “No começo de janeiro, ela foi vítima de uma verdadeira tragédia: um incêndio enquanto fazia uma faxina numa casa no East Village. Clara continua no hospital com graves queimaduras pelo corpo. Nesse momento, ela e a família precisam de muito apoio. Se possível, contribuam, e, por favor, divulguem”, escreveu Sonia direto de Nova York, onde mora.

A atriz ainda revela: “Clara é uma pessoa muito querida, de quem fiquei muito amiga, em Nova York. Além de um bom coração, ela tem uma habilidade muito grande de transformar qualquer plantinha em uma grande árvore. Foi num jardim, lugar que ela mais gosta de estar, que posamos para esta foto”.

Sonia Braga e Clara: apelo nas redes por ajuda à amiga (Foto: Reprodução/Instagram)

O sobrinho de Clara, Vinícius Sales, está à frente do crowdfounding na Internet a fim de angariar fundos para a tia, e encontra em Sonia Braga uma das maiores apoiadoras. Com recorrência, a atriz posta algo relacionado a esta vaquinha virtual e rende homenagens em solidariedade à amiga.

No dia 11 de janeiro, quando estava trabalhando no apartamento, houve um curto-circuito que resultou em um incêndio. Clara inalou fumaça e teve prejuízos tanto nos pulmões como queimaduras de terceiro grau e encontra-se internada em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo de um hospital de Nova York, “recebendo um ótimo tratamento”, segundo ressalta Sonia.

Por causa da gravidade dos ferimentos, minha tia está sedada e terá que passar por cirurgias de reconstrução de pele, além de outros procedimentos. Está respondendo bem ao tratamento, mas a recuperação é lenta. É preciso que alguém da família esteja presente para acompanhar e autorizar as intervenções médicas, por isso abrimos uma vaquinha para quem puder e quiser, nos ajude com os custos de viagem, estadia e permanência em outro país. Cada real conta neste momento, assim como cada compartilhamento (do crowdfounding) aumenta nossas chances de arrecadar um valor que nos ajude a, pelo menos, ter uma preocupação a menos no meio de tudo isso. – Vinícius Sales, sobrinho de Clara

A família de Clara é da cidade de Igarapé, distante cerca de 55 quilômetros da capital, Belo Horizonte. Ela mora desde 1999 nos Estados Unidos. Seu sobrinho a define como uma pessoa “de energia contagiante e que ama a vida. Muito batalhadora, ela sempre se dedicou a tudo que construiu, inclusive aos seus laços, e formou uma rede muito forte de pessoas que a amam e apoiam”.

Habilidosa com as plantas, Clara é fascinada por jardins (Foto: Reprodução/Instagram)

CLARA (S)

Há quem diga que a habilidade com as mãos na lida com plantas é algo especial. Só os escolhidos têm esse mistério. Ser comparada a uma força da natureza, como Sonia, cujos lábios equivaleram-se à cor do açaí em “Trem das Cores”, e que teve as garras “de felina” e a pele de “ouro marrom” imortalizadas em “Tigresa”, músicas de Caetano Veloso, fizeram-nas solidárias. Ambas têm uma qualidade inata ao tempo e à condição humana. E a amiga que dá vida às plantas recebe o auxílio da tigresa para (re)florescer.

Sonia Braga foi Clara em “Aquarius” (Foto: Divulgação)

Desde os anos 1980 residindo dos Estados Unidos, Sonia Braga tornou-se referência do talento, da beleza e força da mulher brasileira e tem brilhado em vários projetos cinematográficos. Esteve em “Extraordinário”, em participação especial, vivendo a mãe da personagem de Julia Roberts, e está em “Casamento Armado”, de Jason Moore, que estreou no fim de janeiro no Prime Video. No mesmo mês em que o filme ganhou as telas brasileiras, sua amiga, Clara, sofreu o grave acidente.

Sempre engajada em causas sociais, ambientais e políticas, na vida particular, Sonia, estrela de “Dancin’Days”, que volta no Globoplay,  pôde ser vista, recentemente, em participação especial na trama “Força de Um Desejo” (1999) e em sua última novela gravada no Brasil, “Páginas da Vida” (2006), reexibidas pelo Canal Viva. Ambas as tramas encontram-se disponíveis nos players digitais da Globo. A primeira, no Viva Play (App Canais Globo) e a segunda no Globoplay.

Além das novelas, Sonia tem outros trabalhos disponíveis no streaming. O mais recente é “Casamento Armado”, no qual interpreta Renata, mãe da personagem vivida por Jennifer Lopez. Trata-se de uma das experiências pontuais da atriz brasileira em comédias no cinema americano. Nos longas daquele país encontra-se trabalhando de forma ativa desde os anos 1980. No Brasil, participou dos dois maiores sucessos nacionais recentes: “Bacurau” e “Aquarius”, ambos do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho.