Como a plebeia Amália de “Deus Salve o Rei”, Marina Ruy Barbosa comemora personagem em novela medieval e comenta crescimento na profissão: “Acham que é fácil”


No novo trabalho, a atriz tem o desafio de interpretar uma personagem que, segundo Marina, é uma mistura de fogo e terra. “Eu me sinto poderosa quando estou de Amália”, contou a atriz que destacou a oportunidade na trama das 19h da Globo. “Eu quero fazer personagens que me desafiem e me tirem da zona de conforto”

Na vida, tudo é uma questão de escolha e, em “Deus Salve o Rei”, próxima novela das 19h da Globo, uma opção irá mudar o rumo de dois reinos. Na trama, que irá se passar na Era Medieval, Marina Ruy Barbosa é a plebeia Amália que, após um encontro apaixonado com Afonso (Rômulo Estrela), será o motivo de o personagem abrir mão de seu reino. Corajosa, mas também doce, a personagem de Marina promete ser intensa e, desde já, um desafio para a atriz. “Eu acho que a personagem é uma mistura de fogo e terra porque ela tem postura e garra. E isso está me inspirando bastante porque todos os trabalhos que fazemos mexem com a gente. Eu me sinto poderosa quando estou de Amália”, contou.

Leia também: Ambientada na Era Medieval, “Deus Salve o Rei” estreia em janeiro na Globo com elenco estelar e destaque para computação gráfica e figurino: “Muito simbólico”, disse diretor

Porém, a contribuição de Amália na vida de Marina Ruy Barbosa já vai além desta sensação de poder. De acordo com a atriz, o trabalho em “Deus Salve o Rei” possui características parecidas entre a ficção e a realidade. “Eu sou intensa e focada como a Amália. Desde muito nova eu já trabalho e sempre lutei muito por aquilo que eu queria, minha carreira e meus sonhos. Porém, eu reconheço que a personagem é muito mais guerreira que eu”, apontou Marina que destacou que a Amália também tem um contraste doce e romântico. “Os personagens do Daniel (Adjafre, autor) são muito bem construídos e nenhum tem uma característica apenas. No meu caso, a Amália tem o lado forte, segura e guerreira, mas também é romântica e um pouco delicada. No final, acaba sendo uma mistura de tudo”, disse.

Marina Ruy Barbosa será Amália em “Deus Salve o Rei” (Foto: Divulgação/GShow)

Para um projeto tão rico, Marina Ruy Barbosa também precisou se redescobrir fora das telinhas. Durante a preparação para a Amália, a atriz ultrapassou os estudos teóricos e psicológicos e teve diversas novas experiências. Entre elas, Marina aprendeu culinária, luta com espada, dança medieval, arco e flecha e hipismo. Aliás, este último foi um dos principais desafios neste período anterior. “Eu já andava a cavalo, mas correr foi uma sensação diferente. Confesso que tive um pouco de receio de me machucar”, lembrou a atriz que destacou que toda a novela vem sendo um desafio profissional na carreira. “Nós estamos inseridos em uma realidade tão distante da nossa. São roupas, cenários e posturas diferentes que nos exigem trabalhar ainda mais com a imaginação”, ressaltou.

Mas ela está dando conta do recado. Com toda esta bagagem, em cena, Marina Ruy Barbosa tem traduzido a Amália com toda a força e leveza que a personagem exige. E quando esta energia enfraquece, a atriz revelou que tem um ritual para resgatar a potência da personagem. “Eu tenho um aquecimento que foi surgindo em que eu bato o pé no chão e dou um grito de força que é para, justamente, pegar essa energia que tem a Amália. Ela é muito terra e, ao mesmo tempo, tem um vulcão dentro dela”, contou Marina que, apesar das dificuldades, comemorou a oportunidade. “Eu quero fazer personagens que me desafiem e me tirem da zona de conforto. Uma história de época, por exemplo, era algo que eu queria muito e agora estou tendo essa oportunidade. Na minha carreira, já são 12 novelas e eu nunca tinha feito algo descolado da realidade e, agora, estou em um cenário mágico com um projeto tão inovador. Aqui eu já estou realizando o meu sonho”, disse emocionada.

Bruna Marquezine, Rômulo Estrela, Marina Ruy Barbosa e Tatá Werneck no lançamento da novela (Foto: AgNews)

Aliás, gratidão e emoção são dois sentimentos que têm marcado a vida profissional de Marina. Nas telinhas desde os nove anos, a ruiva destacou o encontro que está tendo em “Deus Salve o Rei” com Bruna Marquezine, outro grande exemplo de atriz mirim que cresceu aos olhos do Brasil. “Eu admiro muito as meninas que começaram pequenas como eu e estão aí até hoje. Esse nosso encontro em cena, que nunca tinha acontecido, está sendo muito bom. É lindo ver duas meninas que estão crescendo e virando mulheres, cada uma com seu jeito e estilo, lutando pelos sonhos na mesma profissão”, apontou Marina que se definiu como realizada neste momento da carreira. “A gente começa muito pequena com muitos sonhos, vontades e desejos. Às vezes, as pessoas acham que é fácil. Mas não é. Nós lutamos e estudamos demais para termos aquilo que queremos. Essa é uma profissão que eu respeito muito e a cada dia eu me orgulho mais do meu ofício”, disse com lágrimas nos olhos.

E ela completou: “Eu amo muito atuar. É isso o que eu quero fazer para o resto da minha vida. O meu trabalho é o que me motiva diariamente, me emociona e que me traz a maior felicidade. Todos os dias eu saio do Projac muito realizada, ainda mais neste trabalho. É uma novela completamente diferente de tudo, com muita intensidade e união”, comentou Marina que, além da realização profissional, comemorou o momento de alegrias com o casamento com Xandinho Negrão há dois meses. “Eu me sinto feliz e plena hoje porque eu trabalho com o que eu amo e tenho uma pessoa do meu lado que entende isso”, concluiu a atriz Marina Ruy Barbosa. Fofa, né?