Cinema & TV

Star system: Danny Glover, Jacqueline Bisset e Abel Ferrara abrilhantam a abertura do 6º Paulínia Film Festival!

Repleta de estrelas nacionais e internacionais, cerimônia ainda contou com apresentação de Vera Holtz e Marcos Caruso

Publicado em 24/07/2014 | Por Alexandre Schnabl

*Por João Ker

Duas grandes estrelas do cinema internacional desembarcaram de mala e cuia esta semana no Brasil: Danny Glover e Jacqueline Bisset. Ambos compareceram à abertura da 6ª edição do Paulínia Film Festival, na noite desta terça (22/07), onde Danny foi premiado e Jacqueline deu um emocionante depoimento sobre a importância de Jean-Thomas Bernardini, fundador da Imovision. Apresentada por Vera Holtz e Pedro Caruso, a cerimônia homenageou os 25 anos da produtora de filmes independentes e grande colaboradora do festival de cinema.

O ator norte-americano e embaixador da UNICEF, Danny Glover (“Máquina Mortífera”), também recebeu honrarias durante a noite, ganhando a  Medalha Regina Moura, dedicada a personalidades que se destacam por seus trabalhos humanitários e sociais. Para receber o prêmio dedicado a Imovision, o franco-brasileiro Jean-Thomas Bernardini foi agraciado com a presença de várias estrelas internacionais, entre elas Jacqueline Bisset, dama do cinema e celebrada por filmes como “Assassinato no Expresso do Oriente” (“Murder On The Orient Express”, de Sidney Lumet, 1974), “Aeroporto” (Airport, de George Seaton, 1970) e “A Noite Americana” (“La nuit américaine”, de François Truffaut, 1973), e os diretores Abel Ferrara e Tony Gatlif. Abel e Jacqueline, por sinal, participam juntos do longa “Bem-Vindo a Nova York” (“Welcome To New York”), selecionado como filme de encerramento do Festival.

Abel Ferrara (Foto: Divulgação)

Abel Ferrara (Foto: Divulgação)

Casado com a brasileira Eliane Cavalleiro, Danny Glover agradeceu o prêmio e a oportunidade de visitar o país: ““Que ótima oportunidade estar aqui neste festival em Paulínia. Quero agradecer ao visionário que criou este festival e ao prefeito que concebeu este projeto. Nestas ocasiões, percebe-se a importância das imagens e das histórias. Esta homenagem é ainda mais especial porque acontece na terra natal da minha esposa bonita”. Em seguida, o ator José de Abreu subiu ao palco para elogiar a iniciativa do ex-prefeito Edson Moura, um dos idealizadores do projeto: ““Há dez anos, Paulínia era uma cidade em obras. Vi o Edson falar sobre o projeto desse polo e achei que ele era maluco. A última vez que eu tinha visto um político falar tanta loucura foi quando o Juscelino Kubitschek falou que ia mudar a capital federal para o Planalto Central”.

José de Abreu no tapete vermelho (Foto: Divulgação)

José de Abreu no tapete vermelho (Foto: Divulgação)

Quem também compareceu ao evento foi Martinho da Vila. O músico está promovendo o documentário “O Samba”, estrelado por ele, dirigido por Georges Gachot e com personagens como Mart’nália, Beth Carvalho, Ney Matogrosso e Zeca Baleiro. Outros grandes filmes nacionais que integram o line-up do Paulínia Film Festival são “Sangue Azul”drama ficcional dirigido por Lírio Ferreira e estrelado por Daniel de Oliveira e “Infância”, com Fernanda Montenegro sob a direção de Domingos Oliveira. A programação completa pode ser encontrada no site oficial e abaixo está uma galeria de convidados que compareceram ao evento, que ainda contou Bruna Lombardi, Cazé e Paulo Betti apimentando o evento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Divulgação

Pesquisas relacionadas