BBB22 – Se Naiara Azevedo voltar do Paredão conseguirá ter reviravolta na sua jornada no reality?


A psicóloga Maria Rafart analisa a participação da cantora no reality até aqui e também fala da questão da saúde mental, já que a sertaneja revelou ter tido uma crise de ansiedade na última semana. Na noite deste domingo (23), Naiara quase desistiu do jogo, no qual vem apresentando comportamento bastante controverso. Será que ela resiste à berlinda do programa que quase abandonou? E se resistir, é possível que deseje e consiga trilhar uma jornada diferente agora? “Se ela voltar do Paredão, poderá ter a ilusão de que é forte aqui fora, e se tornar mais espaçosa ainda do que na semana passada – terá a validação de seu comportamento impulsivo. Naiara poderá compreender que ser ‘forte’ no jogo pode ser dizer as coisas sem filtro, como fez nos últimos dias. E aí não resistirá à uma próxima berlinda, porque em um reality, o público não perdoa quem não aprende”, opina a psicóloga

BBB22 - Se Naiara Azevedo voltar do Paredão conseguirá ter reviravolta na sua jornada no reality?

*Por Brunna Condini

A formação do primeiro Paredão no Big Brother Brasil 22, no último domingo (23), agitou o confinamento. Destaque para Naiara Azevedo, que indicada para a berlinda pelo líder Douglas Silva, reagiu mal. Nem lembra a participante desta segunda-feira, que se entrosava com o grupo.

Se a artista voltar da berlinda nesta terça-feira, pode ser uma chance de ‘redenção’ de uma jornada um tanto equivocada? Afinal, para além da questão de saúde mental revelada, o público tem achado a cantora egocêntrica, má ouvinte, e acomodada em não procurar conhecimento sobre assuntos que diz querer entender, como o racismo, por exemplo. Será que ainda dá para Naiara ter uma reviravolta em sua trajetória no BBB22?

“Caso retorne, ela poderá ter a ilusão de que é forte aqui fora, e se tornar mais espaçosa ainda do que na semana passada – terá a validação de seu comportamento impulsivo. Naiara poderá compreender que ser ‘forte’ no jogo pode ser dizer as coisas sem filtro, como fez nos últimos dias. E aí não resistirá à uma próxima berlinda, porque, em um reality, o público não perdoa quem não aprende”, opina a psicóloga Maria Rafart.

Logo após a formação do Paredão, que colocou Natália e Luciano ao lado da cantora na disputa, ela reuniu os participantes e se despediu, afirmando que não estava se sentindo bem na competição, ameaçando deixar o jogo. Naiara afirmou ainda, que teve uma crise de ansiedade nesta primeira semana do reality, e que desde 2018 não passava por isso. A cantora sentiu a pressão do jogo e não soube conviver em um universo onde é ‘mais uma’, e não a artista que arrasta multidões? Bom, dizem que nada como um dia após o outro, não é mesmo? Tanto, que no início da tarde desta segunda-feira (24), Naiara conversou com Jade Picon e parece ter mudado de ideia: “Se o público decidir que tenho que ficar, se votarem para eu ficar mesmo eu falando no ao vivo para dar oportunidade para essas duas pessoas…”. “Aí encara como um recomeço”, disse Jade, e a cantora assentiu: “Vou ter que encarar assim: ‘Se vira e tenta mais um pouco’. É mais um sinal”. As enquetes até agora apontam a eliminação de Luciano.

Naiara Azevedo reuniu os participantes e se despediu, afirmando que não estava se sentindo bem na competição, ameaçando deixar o jogo (Reprodução)

Naiara Azevedo reuniu os participantes e se despediu, afirmando que não estava se sentindo bem na competição, ameaçando deixar o jogo (Reprodução)

A psicóloga também esclarece os tipos de prejuízos que uma crise de ansiedade como a relatada pela cantora pode causar. “Esse tipo de crise geralmente se caracteriza por sintomas físicos muito desconfortáveis, como sudorese, palpitação, problemas respiratórios. Às vezes, é acompanhada de uma sensação de quase morte, e no caso chamamos de um ataque de pânico. Como são sintomas físicos que causam muito sofrimento, as pessoas quando têm uma crise de ansiedade costumam tentar retirar da sua frente aquilo que as atrapalha e que estaria causando este desconforto. No caso de Naiara, ela relacionou seu sofrimento diretamente à presença na casa. Ao ser votada no domingo, provavelmente amplificou essa necessidade de se retirar do ambiente que estava causando esse mal-estar”, analisa.
Naiara conversa com Pedro Scooby e Douglas Silva, que a indicou ao Paredão (Divulgação/ Globo)

Naiara conversa com Pedro Scooby e Douglas Silva, que a indicou ao Paredão (Divulgação/ Globo)

“Passada a crise, com o apoio dos companheiros de confinamento, ela começa a clarear mais os pensamentos e imaginar que pode, sim, esperar mais um pouco: já que está no Paredão, pode sair por movimento do público. No domingo, parecia que Naiara queria sair para evitar a rejeição de um Paredão, mas na segunda pareceu menos angustiada”.
Muito a perder
Naiara Azevedo tem 32 anos e começou a carreira há 11, por acaso, compondo uma música em ‘resposta’ ao single ‘Sou Foda’, da dupla Carlos & Jader, que para a cantora passava uma imagem negativa da mulher. Ela então, escreveu ‘Coitado’, com uma letra fortalecendo o ponto de vista feminino, e postou um vídeo no YouTube. A partir daí, Naiara ficou conhecida como a cantora que ‘defendia a mulherada’, lançou muitos hits, entre eles ’50 Reais’, que ganhou o país, disparando na lista das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras, além de entrar no Top 100 mundial de vídeos mais visualizados no YouTube, alcançando a 75ª posição. Chegando a fazer 32 shows por mês antes da pandemia, a artista também participou do Show dos Famosos, em 2018, mostrando uma veia competitiva, tendo performances elogiadas e ficando em terceiro lugar. No mesmo ano, foi indicada ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja, por ‘Contraste’. Com uma carreira em constante ascensão, no Big Brother ela revelou seu objetivo ao aceitar o convite. “Quero ser amada não só pelas músicas que faço, mas pelo ser humano que sou”, destacou. 
Mas por quê tanta gente nas redes sociais antipatizou de cara com a participação dela? “A internet não perdoa. Ao entrar com ‘os dois pés’ na casa, já foi interpretada como personagem agressivo. O público ama e odeia estes personagens. O que atrapalhou Naiara chamamos em Psicologia de impulso: pessoas impulsivas agem movidas pela emoção, com um uso apenas posterior das estruturas do lobo frontal, que evocam reflexão. A chance de pessoas impulsivas serem grosseiras e inadequadas é enorme. A fala de segunda-feira é mais reflexiva, e, portanto, mais racional. Agrada ao público”.
A cantora quando entrou no BBB22: o público criticou nas redes seu comportamento om os outros participantes (Reprodução)

A cantora quando entrou no BBB22: o público criticou nas redes seu comportamento om os outros participantes (Reprodução)

Além das situações controversas no confinamento, a sertaneja também teve seu nome envolvido aqui fora em uma polêmica. Ao anunciar, em dezembro, que lançaria em janeiro de 2022, quando já estaria no BBB, uma música gravada com Marília Mendonça há mais de um ano, Naiara foi criticada pelo irmão de Marília, João Gustavo. O cantor, da dupla com Murilo, acusou a participante do reality de querer se promover. A família de Marília inclusive fez um pronunciamento dizendo que Naiara não os procurou para pedir uma nova autorização, como outros artistas estavam fazendo. Mas recentemente, o jogo virou e a família autorizou a cantora a lançar a música. João Gustavo também pediu desculpas pela forma como falou sobre Naiara. Disso, ela ainda não faz nem ideia, no entanto, parece já temer por sua imagem aqui fora e sobre tudo que pode perder com isso. “Todo famoso, e em especial do mundo artístico, sabe que depende do seu público para ter seu ganha-pão. O fenômeno Karol Conká mostrou que o BBB não é a Disney, e Naiara sabe que pode perder muito. Talvez ela tenha entrado achando que a barra de não saber o que o público opina era mais leve. Por outro lado, mesmo famosa, talvez seu histórico de vida traga a necessidade constante de aprovação, mas é apenas uma inferência, já que não temos dados sólidos sobre isso”.

"Talvez ela tenha entrado achando que a barra de não saber o que o público opina era mais leve" (Divulgação/ Globo)

“Talvez ela tenha entrado achando que a barra de não saber o que o público opina era mais leve” (Divulgação/ Globo)