BBB20: Com vocês, a história de vida de Babu Santana, o recordista de indicações em paredões


O brother confinado na casa mais vigiada do país é alvo de muitos integrantes e revelou ter sofrido muito preconceito na vida. “Uma das coisas que eu vim fazer aqui é me mostrar para o mercado de trabalho. Eu não preciso ficar fazendo personagens no BBB, porque eu atuei em 43 filmes, mais de quinze novelas, mais de vinte peças. Quer saber quem é o Babu Santana? Dá um Google”, disparou

O ator e brother Babu Santana é recordista de indicações ao paredão no BBB (Imagem: reprodução)

*Por Rafael Moura

Indicado mais uma vez ao paredão lado de Pyong Lee e Rafa, Babu Santana já se tornou o recordista de paredões da 20ª edição do Big Brother Brasil. Do lado de fora, o ator é um dos participantes mais populares dessa edição. Ele ficou conhecido ao interpretar o cantor Tim Maia, fez mais de quarenta filmes e atuou ao lado de Lázaro Ramos no longa Mundo Cão, de 2016. Recentemente, no BBB, Babu colocou as ‘cartas na mesa’ e enquadrou ‘seu best’ Felipe Prior sobre qual era o motivo de estar no reality show. “Uma das coisas que eu vim fazer aqui é me mostrar para o mercado de trabalho. Eu não preciso ficar fazendo personagens aqui dentro, porque eu fiz 43 filmes, mais de 15 novelas e mais de 20 peças de teatro. Quer saber quem é o Babu, dá um Google”, disparou. “Eu não vim vender minha alma”

O artista que entrou na vigésima edição do BBB, pelo grupo ‘Camaronte’ composto por famosos e influencers, vem sendo altamente rejeitado pelos outros brother e até sofrendo ataques racistas. O último veio de Ivy ao falar do ‘pente-garfo’, do brother, um símbolo de luta, resistência e beleza dentro da comunidade negra. “Quem que penteia cabelo com um trem desse?”.

https://twitter.com/VemBigBrother/status/1239107720705388544?s=20

A luta de Babu, nascido Alexandre Santana, contra o racismo começou desde cedo. “Tinha Olimpíadas na escola, e eu era o goleiro. Era o mais alto do time, acabava indo para o gol. Inventaram uma musiquinha porque era indisciplinado. Um belo dia, fui em um jogo, era muito espalhafatoso, brigão. Um moleque falou que eu parecia um babuíno, enquanto passava um vídeo de primatas”, contou Babu, em entrevista à Marília Gabriela, em 2014. “Fizeram a musiquinha. Eu lembro que quando acabou a musiquinha, eu voei na galera, bati em quem eu via na frente. Foi um tormento na minha vida”. Na última semana no BBB, Babu Santana disse para Manu Gavassi que sofreu muito preconceito da classe artística e, consequentemente, caiu em depressão.

Babu Santana interpretando o grande astro da música brasileira Tim Maia no cinema (Foto: Divulgação)

Babu lembra mais detalhes daquele jogo entre colegas de escola. “Um menino, o Reinaldo, me chamou diversas vezes de babuíno”. disse, acrescentando: “Eu virei para dar nele e falei: ‘não faz isso'”. Então, o garoto passou a chamá-lo apenas de Babu. O participante do reality show acabou aceitando a sugestão por um motivo: esse era o apelido de seu pai, que trabalhava como segurança na Globo. “Tinha apelido de Babu, por outro motivo. Era personagem da série ‘Jeannie é um Gênio’, um gênio atrapalhado chamado Babu. Meu pai era distraído e ganhou o apelido. Coincidência, meu pai e eu com o mesmo apelido, por questões distintas. Falei está bom, Reinaldo, Babu pode.

Babu Santana entrou no reality show dizendo estar com problemas financeiros e querendo mostrar seu perfil aos espectadores

Babu começou a trilhar seus primeiros passos no mundo da arte em 1997 no grupo de teatro ‘Nós do Morro’, no Vidigal, comunidade da zona sul do Rio. O ator que viu a fama chegar em 2014 quando estreou a biografia de Tim Maia no cinema, anunciou que está ‘duro’ e quer ser o primeiro negro a vencer o reality da Globo.

Amigo de Babu há mais de 10 anos, o ator Felipe Botelho divide com ele o aluguel de R$ 1.500 de uma casa de dois quartos, de cerca de 60m² localizada na Ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca, no Rio. A região conta com imóveis variados desde os mais simples aos mais luxuosos. O astro confirmou que entrou no BBB com o aluguel atrasado.

Aos 40 anos, Alexandre Santana, venceu cinco prêmios no cinema, três por ‘Estômago’, 2007 e 2009, como Melhor ator coadjuvante e dois em 2015 por ‘Tim Maia’, como Melhor ator. O #TeamBabu vem crescendo muito nas redes sociais desde a sua entrada no programa da TV Globo. O cantor tem recebido chuvas de mensagens de apoio, seja de fãs anônimos ou famosos como Anitta, por exemplo.