Cinema & TV

A internacionalidade de Adriano Toloza: ator brasileiro comemora sucesso de novela em Portugal e filme no Irã

O galã de Verdades Secretas já integra a sua segunda dramaturgia em terras lusitanas. Interpretando o vilão, ele comentou sobre as nuances do que considera 'o melhor personagem que já fez nas telinhas'. Em papo com o site, o rapaz ainda comentou sobre xenofobia, as gravações no Irã, e a volta da série de Walcyr Carrasco

Publicado em 09/11/2018 | Por Ana Clara Xavier

Com novela em Portugal e filme no Irã, o brasileiro Adriano Toloza não pretende parar de investir em sua carreira internacional. Direto de Verdades Secretas, o galã vem acumulando sucesso por terras lusitanas ao atuar em sua segunda novela no país, Valor da Vida, e ainda participar de um programa de televisão chamado Somos Portugal. Cheio de projetos e propostas na manga, o ator garantiu que não pensa mais em se estabelecer em um único país. “Se depender de mim, pretendo ficar a minha vida inteira neste bate e volta”, garantiu. Em entrevista para o site HT, o artista falou sobre a novela da TVI, preconceito, a segunda temporada da série de Walcyr Carrasco, o longa de maior sucesso no Irã e muito mais. Vem!

O convite para trabalhar em Portugal veio de maneira inusitada. Às vésperas do fim de Verdades Secretas, o ator foi convidado para fazer um teste para a trama Ouro Verde, que contou com um núcleo brasileiro integrado por Zezé Motta, Thaiane Anjos e Bruno Cabrerizo. O sucesso foi tão grande que a trama foi indicada ao Emmy Award e ainda rendeu o convite para Adriano atuar como o vilão de Valor da Vida. Na trama, o galã vive um antagonista com vocação para o bem. O rapaz faz parte de uma rede que compra bebês e órgãos para revendê-los posteriormente. Embora, na lógica do personagem, acredite estar fazendo o bem por salvar quem está à beira da morte e dar uma criança para quem não pode ter um filho,  acaba cometendo algumas atrocidades por amor. No entanto, ao longo da narrativa, o papel vai amadurecendo. “É o melhor personagem que já fiz na televisão, porque ele possui diversas curvas dramatúrgicas e paradoxos. Poderei atuar de A a Z”, garantiu.

Adriano Toloza é o vilão da novela portuguesa Valor da Vida (Foto: Divulgação)

As empreitadas não param por aí. Adriano Toloza também está trabalhando, esporadicamente, como apresentador em Portugal. O ator integra o time de repórteres do programa Somos Portugal, que passeia por várias cidades revelando costumes e tradições através de bate-papos com moradores. “Nunca tive a ambição de ser repórter, mas acabei sendo convidado para fazer parte deste show após o fim da novela Ouro Verde. Foi bem difícil e desafiador, porque gosto de me expor sob a proteção do personagem, algo que não existia neste show. Além disso, temos que olhar sempre para a câmera, enquanto na novela colocamos uma quarta parede para gerar o naturalismo. Com o tempo, fui entendendo que existe um jogo com os entrevistados e isto me pareceu muito com o meu trabalho. É similar”, comentou. O programa passa todos os domingos ao vivo e conta com um rodízio de apresentadores.

Adriano Toloza está atuando em uma novela em Portugal, a segunda no país estrangeiro (Foto: Divulgação)

Com passaporte italiano, Adriano nunca teve a ambição de morar fora do Brasil realizando trabalhos artísticos. “Não tinha nenhuma intimidade com Portugal. Afinal, fazia mais de 10 anos que eu não visitava o país e, além disso, nunca tinha assistido as novelas deles. As coisas realmente foram acontecendo”, salientou. O resultando acabou sendo surpreendente. O ator nunca pensou que gostaria tanto ao ponto de querer continuar no local. “A qualidade de vida daqui é incrível. Moro atualmente em Lisboa e tenho acesso a tudo daqui como boa gastronomia, lazer, segurança e beleza natural. Beira a perfeição”, garantiu. Ao mesmo tempo, nem tudo é um mar de rosas. O galã garantiu que não conseguiria estabelecer uma residência permanente em terras lusitanas devido a sua nacionalidade. “O fato de eu ser brasileiro é um tanto limitador, afinal, é necessário haver um núcleo cênico estrangeiro para eu fazer parte do casting. O motivo disto é bem específico: o português deles é muito mais difícil para nós falarmos do que ao contrário”, lamentou. De qualquer forma, Adriano garantiu que se sente muito confortável em viver nesta ponte-aérea.

Adriano Toloza pensa em expandir a sua área de atuação em Portugal para os palcos (Foto: Divulgação)

Com a crise econômica que chafurda o país, muitos brasileiros estão se mudando e Portugal representa um dos principais fluxos migratórios. Pelo aumento da bolha imobiliária lusitana, existe alguns relatos que circulam pela internet e manchetes de jornais de casos explícitos de xenofobia contra os brasileiros. Apesar disto, o ator garantiu que nunca passou por nenhuma situação parecida e, de fato, a pronúncia é o único caráter impeditivo para a manutenção da carreira de Adriano em Portugal. “Nunca sofri discriminação por ser brasileiro. Sempre fui muito bem tratado e integrado. Obviamente, o preconceito existe em qualquer lugar do mundo. De qualquer forma, Lisboa é uma cidade que está na moda e por ter muita gente vindo para a cidade, acaba mudando as pessoas daqui também. De uma forma geral, todos são muito gentis e tolerantes”, analisou.

Adriano Toloza garantiu que pretende continuar morando na ponte-aérea Rio-Lisboa (Foto: Divulgação)

De Portugal para o Irã. O filme iraniano Texas é mais um exemplo da internacionalidade da carreira de Adriano, que só foi possível graças à liberdade artística do mesmo. O longa trata-se de uma co-produção do Irã com o Brasil. Tendo sido rodado em São Paulo, o artista integrou o núcleo brasileiro, não tendo sido necessário aprender outra língua. O sucesso da produção foi tão grande que chegou a ser o filme mais visto no país estrangeiro enquanto ficou em cartaz. O saldo positivo garantiu uma segunda parte, que será filmada em janeiro no país do Oriente Médio.

Sem vontade de parar de trabalhar tão cedo, Adriano contou que uma de suas ambições para o futuro é investir nos palcos portugueses. “Teatro é a minha raiz. Tenho a vontade de participar de uma peça por aqui, mas, graças a Deus, estou recebendo muitos convites para a televisão. Sendo assim, deve demorar um pouco para eu embarcar em um projeto do gênero, afinal, novela acaba sendo mais remunerado. De qualquer forma, em um breve futuro pretendo me aventurar pelos palcos portugueses”, adiantou. Além dos palcos, o galã também está cotado para participar da segunda temporada –já confirmada por Walcyr Carrasco- de Verdades Secretas. “Ainda não houve uma conversa formal com os atores, mas ouvi dizer que o projeto foi adiado para 2021. Pelo o que entendi, o Walcyr vai escrever um novela das 9 e alguns dos protagonistas também não poderiam por conta da agenda cheia”, informou. Vem muita coisa boa por aí.

Adriano Toloza recebeu o convite para fazer o teste para a novela no exterior durante as gravações de Verdades Secretas (Foto: Divulgação)

Pesquisas relacionadas