Maior centro latino-americano na produção de conhecimento da cadeia produtiva têxtil e de confecção, o SENAI CETIQT lança processo seletivo para ingresso no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Produtos de Moda, à distância, para o primeiro semestre de 2022. Este curso é uma das chancelas da instituição e recebe constantes inovações proporcionando ao aluno estar na vanguarda para uma trajetória de sucesso no mercado. A pós-graduação já formou designers conceituados no Brasil.
O diretor-executivo do SENAI CETIQT, Sergio Motta, sempre esteve muito atento ao que acontece no mundo com relação às tendências e como é possível dar suporte ao desenvolvimento da cadeia têxtil e de confecção. E, além de muita ação que corrobora o que escrevi acima, ele costuma pontuar: “Moda é a ponta do iceberg e tangibiliza tudo o que envolve os elos da cadeia têxtil e de confecção. Estes nossos ambientes democráticos estimulam as ideias, o design, a produção e o consumo com destaque para as novas tecnologias. Mais do que nunca, o SENAI CETIQT ocupa o espaço de ser o indutor do salto tecnológico para todo o universo acadêmico e empresas”.
Coordenadora acadêmica do curso, Ana Claudia Lopes comenta que o curso é voltado para pessoas com outras formações que tenham interesse em conhecer as etapas de criação e desenvolvimento de produtos de moda com foco em empreender na área, ou para alunos já formados em Design de Moda que procuram uma certificação de pós-graduação.
Leia mais: SENAI CETIQT: o designer de moda 4.0 e o universo de oportunidades na Quarta Revolução Industrial
Em novembro do ano passado, Sergio Motta participou de painel no Pavilhão do Brasil em Glasgow, durante a 26ª Conferência da ONU para Mudanças Climáticas, e abordou o tema sustentabilidade e economia circular como práticas para a indústria têxtil e de confecção pensando no hoje e no amanhã. Contou sobre a parceria entre SENAI CETIQT e Abit na criação do Núcleo de Sustentabilidade e Economia Circular (NuSEC) e os projetos inovadores que estão sendo desenvolvidos pelo Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI). Sergio Motta vê com otimismo o futuro da indústria no Brasil: ‘Nossos projetos ajudam o Setor Têxtil e de Confecção a enfrentar grandes desafios. A configuração no país é favorável à implantação, pois, graças ao conhecimento da tecnologia, podemos dar suporte a esses planos. Nossa biodiversidade riquíssima abre portas para novas oportunidades”.
Leia mais: SENAI CETIQT: Núcleo de Sustentabilidade e Economia Circular NuseC consolida relatório de ações
A PROPOSTA
O objetivo do curso é capacitar o aluno para o desenvolvimento de projetos de design com foco em produtos de vestuário, considerando os aspectos técnicos envolvidos no desenvolvimento de produtos. O resultado deste olhar para o Brasil decodifica a cultura brasileira e propõe novos caminhos e linguagens para superfícies, formas e estética de materiais e produtos de moda.
O curso tem duração de 13 meses e as aulas têm previsão de início no dia 14 de março (data limite para as inscrições) que podem ser feitas pelo link https://cursos.cetiqt.
As possibilidades de absorção no mercado de profissionais com esta expertise são inúmeras, como por exemplo, nas áreas de criação, projeto, desenvolvimento de produto e gestão, dentro de uma visão empresarial.
A EXPERTISE
O aluno aprenderá a trabalhar com a metodologia projetual para moda e sairá capacitado a atuar com desenvolvimento de produtos de vestuário; ele estará apto a trabalhar no setor de desenvolvimento de produto e em empreendimentos próprios voltados para moda. E reiterando: desenvolverá competências relacionadas à pesquisa sobre tendências e comportamento do consumidor que assessoram a criação dos produtos; habilidades técnicas de desenho; conhecimento sobre história da moda, materiais têxteis e processo criativo; e metodologia de projeto direcionada a produtos de moda.
Para proporcionar a democratização do ensino de Norte a Sul do país, o curso 100% EaD, vídeo tutorias e encontros on-line realizados com os professores; tutoria online permanente; material didático exclusivo; acesso à biblioteca virtual com mais de 7 mil títulos; diploma da Faculdade SENAI CETIQT, que teve a estrutura EaD avaliada com nota 5 pelo MEC (nota máxima) em 2019; acesso exclusivo ao banco de vagas do SENAI CETIQT; acesso à programas e concursos da instituição voltados para alunos e egressos.
Artigos relacionados