Renner mergulha no que há de mais high tech e lança coleção cápsula inovadora em 3D com experiências virtuais


Em plena Quarta Revolução Industrial, a label reforça a aposta na moda phygital como oportunidade de explorar novos modelos de negócio. É um passo giga ao utilizar ferramentas 3D para criação, modelagem e prova digital dos produtos, lançamento de loja exclusiva em realidade virtual para os consumidores interagirem com as peças. E a vanguarda está à sua disposição, leitor. A empresa utilizou o que há de mais moderno para desenvolver uma coleção cápsula criada de forma 100% digital. As peças já estão no e-commerce da marca com entrega na casa dos clientes. Detalhe: Rennata é a nossa amiga digital mostrando as novidades

Renner mergulha no que há de mais high tech e lança coleção cápsula inovadora em 3D com experiências virtuais

Tenho conversado com você, leitor, aqui, no site, sobre a realidade que está permeando a moda e tantos outros setores: a Quarta Revolução Industrial. Compreender o papel das máquinas, assim como o das inovações que elas promovem, é essencial para entender as novas tendências e formas de comportamento. Players das indústrias, profissionais inseridos em toda a cadeia produtiva e consumidores têm refletido (e colocado em prática) as tecnologias que permearão – com certeza – o produzir moda no Brasil e no mundo já sentimos o reverberar de vozes sobre programas de inovação tecnológica para o setor.

Cada vez vemos mais ações para implantação de práticas como tecnologias para automação, análise de dados, redução de custos, controle e customização operacional, utilização de processos de fabricação e matérias-primas que regeneram a natureza + uso consciente de recursos, ressignificando a produção do presente e para o futuro.

Pois venho aqui contar que a Renner deu um passo giga ao utilizar ferramentas 3D para criação, modelagem e prova digital dos produtos, lançamento de loja exclusiva em realidade virtual para os consumidores interagirem com as peças. E a vanguarda está à sua disposição, leitor. A empresa utilizou o que há de mais moderno para desenvolver uma coleção cápsula criada de forma 100% digital.

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As peças começam a ser vendidas no e-commerce da marca no dia 1º de abril, com entrega na casa dos clientes. Com a iniciativa, a Renner se torna a primeira grande varejista brasileira a fazer uma coleção com tecnologia tridimensional de ponta a ponta, unindo o mundo físico ao digital.

A coleção cápsula é parte da campanha Outono Inverno da varejista e consiste em 9 looks e 15 peças de moda feminina: os produtos trazem um mix de alfaiataria, estampas digitais com referências lúdicas que remetem a texturas da natureza e um toque esportivo. O principal diferencial é conectar, de ponta a ponta, as diversas tecnologias que a Renner já vem incorporando em etapas distintas do seu processo de criação e vendas. O resultado agrega inovação ao varejo e entrega aos consumidores uma experiência de compra diferenciada.

Foram utilizados softwares inovadores em todas as etapas de desenvolvimento, desde a criação e a modelagem, passando pela simulação de tecidos, texturas e estampas, para que a visualização do produto fosse o mais realista possível, garantindo a digitalização de toda a cadeia de desenvolvimento de produto de moda. A prova de roupas, que indica as adequações necessárias para dar mais conforto e vestibilidade, foi realizada em manequim virtual e sem o uso de amostras físicas – reduzindo custos, lead time e minimizando o impacto ambiental de todo processo.

Até o ciclo de aprovações internas ocorreu em um ambiente online. “Além de gerar uma coleção totalmente inovadora e alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, a iniciativa trouxe uma disrupção na forma como planejamos, desenvolvemos e vendemos roupas”, explica a diretora de Estilo da Lojas Renner, Fernanda Feijó.

O projeto pioneiro não se limita à criação das peças: a tecnologia 3D também está presente na jornada de compra. Uma loja 3D Renner, com realidade virtual, foi criada para apresentar os detalhes dos produtos e permitir que os clientes interajam com os itens. Será possível selecionar as peças, aproximar ou afastar o zoom e girá-las em 360°, com nível avançado de detalhes de cores e textura. Se desejarem fazer a compra, o sistema remeterá diretamente ao e-commerce da Renner.

“A coleção cápsula é mais uma iniciativa da Renner dentro do universo phygital, com objetivo de gerar produtos inovadores e experiências digitais surpreendentes. Queremos seguir avançando com o uso do 3D a serviço do encantamento do cliente, sempre explorando as possibilidades da tecnologia a favor da humanização e da cumplicidade, que são parte da essência da nossa marca”, afirma a diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner, Maria Cristina Merçon.

Nos próximos dias, as redes sociais da varejista trarão Rennata – a persona digital da marca – experimentando as peças e incentivando as consumidoras a mergulharem neste lançamento que une as oportunidades e benefícios da moda digital com a satisfação de vestir a qualidade e o estilo da Renner.