A 27ª edição do Minas Trend com o Salão de Negócios, o maior da América Latina, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) está de portas abertas e com o olhar voltado para a inovação e total criatividade apresentadas pelos players do setor moda e o colaborar para as ações com os compradores, propiciando assim a roda da economia nacional girar em alta potência. O momento é de ressignificar, transformar, e ‘arregaçar as mangas’ para os bons resultados anunciados com o aquecimento do setor.
E atuando na área do design há 17 anos, Cristiane Araújo, do Centro de Design SENAI Horto, compartilha sua experiência sobre o tema na palestra “Soluções para valorizar a Indústria da Moda“, com ênfase no case do Polo de Moda de Divinópolis, nesta quinta-feira (dia 21), às 14h, para lojistas e compradores. “Vamos conversar sobre a estratégia criada para ampliar a percepção de valor do vestuário da região de Divinópolis, tradicionalmente forte nos negócios da moda. A criação de uma identidade de marca local e coletiva contribuiu para o desenvolvimento do setor, fortalecimento das relações positivas e produtivas entre as empresas e com outros agentes e também para o desenvolvimento socioeconômico local”, antecipa.
“O principal destaque será a importância do autoconhecimento sobre o setor, da relevância em conhecer suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que envolvam o mercado, a fim de conseguir elaborar estratégias mais assertivas para ampliar sua competitividade, tanto individualmente quanto coletivamente. O objetivo do projeto, angariado pelo SINVESD (Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis) e coordenado pelo IEL/FIEMG (através do Programa Fiemg Competitiva), foi utilizar a marca coletiva como uma ferramenta estratégica de resgate à reputação positiva de Divinópolis como Polo da Moda. A região passou por algumas dificuldades devido à alta concorrência de produtos chineses, e estes serem encontrados em grande quantidade de pontos de revenda de produtos em Divinópolis. A marca coletiva contribuirá com um novo posicionamento de Divinópolis no mercado da moda. A percepção de valor e a visibilidade da região será ampliada e Divinópolis será reconhecida por meio da valorização da sua vocação local, elevando a competitividade das fábricas que trabalham com verdadeira produção local”.
A especialista em gestão de marcas, identidade corporativa e marketing, analisa o atual cenário para o empreendedor no business da moda. “O cenário é bastante desafiador não só para o empreendedor de moda, mas para todos que possuem um negócio. A pandemia acelerou os processos de transformação digital que já estavam engatilhados e impulsionou uma série de mudanças sociais e comportamentais. Para prosseguirem e irem além, será necessária uma mudança de mindset por parte dos empreendedores”, avalia.
“Os consumidores estão mais atentos às suas formas de consumo, mais exigentes quanto aos posicionamentos das marcas e querem cada vez mais, seus desejos realizados de forma instantânea. O universo da moda está e será bem diferente daquele com o qual estávamos acostumados. Já podemos vislumbrar a ampliação dos marketplaces e um maior protagonismo das vendas online, isso tudo exigirá um esforço maior dos empreendedores. Será necessário o desenho de operações com interações mais rápidas e eficientes, maior cuidado com questões ambientais, responsabilidade social e entender cada vez a relevância de acompanhar os novos caminhos traçados pelos consumidores”, pontua.
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