Minas Trend: Patrícia Sant’Anna, CEO da Tendere Pesquisa, comenta macrotendências sobre o comportamento do novo consumidor


No maior Salão de Negócios da América Latina, expositores, e compradores do Norte a Sul do país mergulham em vários temas sobre moda e comportamento com o SESI E SENAI TALKS. A CEO da Tendere Pesquisa, Patrícia Sant’Anna joga luz sobre os novos tempos em relação ao consumo e dá dicas aos empresários: “É fundamental saber exatamente para quem você trabalha, públicos, segmentações que atende. A partir desse conhecimento basilar, você consegue perceber como as informações sobre economia, criatividade, comportamento do consumidor, podem ser interpretadas para a sua realidade de negócio. A partir daí podemos pensar em como atuar de maneira tanto sustentável, quanto digital, dentro daquilo que o cliente deseja. Prospectar futuro não é adivinhar o futuro, mas é compreender como as ideias e gostos de seus clientes são formados, e qual o próximo passo que ele dará para consumir e comprar algo”

O comportamento do novo consumidor já vinha sendo desenhado mesmo antes da pandemia, mas foi acelerado nos últimos dois anos. Estamos em uma realidade phygital não só na forma como reaprendemos a viver e a conviver na pandemia e as empresas tiveram que lançar mão de propostas inovadoras e com ênfase no omnichannel. Palavras e ações como Reinvenção e correlatas, Reestruturação, Mudança, Transformação são de extrema importância neste cenário. As empresas que vinham investindo em seu omnichannel estão gerenciando de forma crescente os modelos de negócio. E o Minas Trend – Maior Salão de Negócios da América Latina -, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em sua 27ª edição portas abertas para os melhores negócios da moda, além de reunir expositores de Norte a Sul do país e compradores de olho nas criações Primavera/Verão 2023, também proporcionará uma seleção de palestras. O SESI e SENAI TALKS vai lançar luz sobre o setor moda e os novos tempos que começam já para toda a cadeia produtiva da moda e os profissionais nela envolvidos.

Entre as palestras, a CEO da Tendere Pesquisa, Patrícia Sant’Anna nos fala sobre o comportamento do consumidor de moda no Brasil e o que está sendo alinhavado para 2023: “O cenário mundial e do país será ainda de adaptação à nova ordem mundial, na qual, por um lado temos a sustentabilidade como um elemento fundamental, que movimenta a economia, e por outro, uma ampliação cada vez mais forte para um mundo digitalizado forte, que impacta toda a classe média mundial”.

"Para tomar decisões de como captar novos clientes, é importante ter consciência de como as segmentações que você atende sofrem impactos das transformações que acontecem em todo mundo" (Divulgação)

“Para tomar decisões de como captar novos clientes é importante ter consciência de como as segmentações que você atende sofrem impactos das transformações que acontecem em todo mundo”

Patrícia destaca a importância deste tipo de conteúdo como base para estratégias e planejamento de uma grife. “Muitas vezes tendemos a pensar que as transformações mundiais não têm consequências em nossas adjacências, mas têm. Ter consciência das transformações pelas quais o mundo passa, os perfis das novas gerações, saber como elas se manifestam no Brasil, na sua região, em sua cidade, em seu bairro… é uma informação fundamental para elaborarmos coleções e serviços condizentes com as demandas de nossos clientes. Para tomar decisões de como captar novos clientes, para formação de público de sua marca, é importante ter consciência de como as segmentações que você atende sofrem impactos das transformações que acontecem em todo mundo”, comenta a especialista.

E acrescenta: “É fundamental saber exatamente para quem você trabalha, os públicos, segmentações que atende. A partir desse conhecimento basilar, você consegue perceber como as informações sobre economia, criatividade e comportamento do consumidor podem ser interpretadas para a sua realidade de negócio. Tendemos a buscar por receitas, mas pense bem: será que você tem todos esses ingredientes? Será que eles são ingredientes que satisfazem as suas segmentações? O que realmente faz sentido para o seu negócio? A partir daí podemos pensar em como atuar de maneira tanto sustentável, quanto digital, dentro daquilo que o cliente deseja. Prospectar futuro não é adivinhar o futuro, mas é compreender como as ideias e gostos de seus clientes são formados, e qual o próximo passo que ele dará para consumir e comprar algo”.

 

Com graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Antropologia, doutorado em História da Arte, pela Unicamp, ela também participou do Curso de Formação de Quadros do CEBRAP (bolsista Capes Cebrap), tendo sempre a moda como objeto de estudo. “Em 2006, o Ministério da Cultura, demandou um estudo para demonstrar a importância da moda como manifestação cultural brasileira, e esse foi o primeiro que fiz fora do âmbito acadêmico, no caso para políticas públicas. Em seguida, participei tanto da elaboração quanto como júri do edital de Moda e Design do Projeto Rumos do Itaú Cultural, e aí percebi que poderia aplicar o meu conhecimento dentro do universo da economia criativa, debate que estava despontando em 2010, momento em que resolvi abrir a empresa a partir da pesquisa sobre as especificidades da produção de economia criativa no Brasil, com olhar sul orientado”, conta sobre a sua trajetória.
"Prospectar futuro não é adivinhar o futuro, mas é compreender como as ideias e gostos de seus clientes são formados, e qual o próximo passo que ele dará para consumir e comprar algo" (Divulgação)

“Prospectar futuro não é adivinhar o futuro, mas é compreender como as ideias e gostos de seus clientes são formados, e qual o próximo passo que ele dará para consumir e comprar algo” (Divulgação)

“A Tendere começou  na Incamp, incubadora da Unicamp, e é fruto da identificação de que as tendências (estudos prospectivos, ou future studies) eram feitos com olhos e atenção voltados apenas para o Hemisfério Norte e que, no Brasil, depois, tentávamos a todo custo, adaptar ou ‘forçar’ esses estudos para as nossas condições, não levando em consideração as culturas locais. Desde o início, a Tendere compreende que o Hemisfério Sul tem especificidades e demandas socioculturais que são específicas, e que, por isso, temos sensibilidades específicas tanto do ponto de vista criativo, quanto do ponto de vista de construção de futuro. Nossa motivação é criar informação estratégica do Brasil para o Brasil, do Hemisfério Sul para o Hemisfério Sul, do Hemisfério Sul para o mundo”.