Minas Trend: Palestra da analista de Saúde do Sesi MG, Vanessa Winter, vai propor reflexões sobre saúde mental e qualidade de vida nos tempos high tech


No maior Salão de Negócios da América Latina, expositores, e compradores do Norte a Sul do país contarão com o SESI E SENAI TALKS. A analista de Saúde do SESI MG, Vanessa Winter Nunes abordará a importância da saúde mental para nossa qualidade de vida e apontará estratégias para hábitos mais saudáveis. “Percebemos um grande interesse e preocupação das empresas com a temática saúde mental no momento. Muitas procuram por apoio para a saúde mental tanto dos trabalhadores como também da liderança. Alguns serviços como atendimento psicossocial, mapeamento do perfil de saúde mental da empresa, capacitação da liderança e inteligência emocional têm sido os mais requisitados”. pontua

Mais um capítulo será escrito para a história da moda brasileira e em um momento em que o cuidado com a saúde mental e a qualidade de vida são cada vez mais pontos de alerta para o mundo, já que pode interferir na capacidade de lidar com qualquer situação na rotina. O Minas Trend – Maior Salão de Negócios da América Latina -, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em contagem regressiva para a 27ª edição do Minas Trend de portas abertas para os melhores negócios da moda, entre os dias 19 e 21, além de reunir expositores de Norte a Sul do país e compradores de olho nas criações Primavera/Verão 2023, também proporcionará uma seleção de palestras. O SESI e SENAI TALKS vai lançar luz sobre o setor moda e os novos tempos que começam já para toda a cadeia produtiva da moda e os profissionais nela envolvidos.

Entre as palestras presenciais confirmadas, está a da analista de Saúde do SESI MG, Vanessa Winter Nunes, dia 21, às 17h, que propõe uma reflexão sobre saúde mental e sua evolução, bem como os fatores que impactam para uma vida mais saudável e estratégias de intervenção. “Vou abordar também a importância da saúde mental para nossa qualidade de vida e apontar estratégias para hábitos mais saudáveis”, explica a analista, que realiza a palestra exclusiva para lojistas e compradores.

Recentemente, eu escrevi aqui no site que, dentro dessa concepção mais abrangente, o conceito de qualidade de vida tem muitos pontos em comum com a definição de saúde. Tornou-se fundamental analisar o corpo, a mente e até mesmo o contexto social no qual o indivíduo está inserido para conceituar melhor o estado de saúde. De acordo com a OMS, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Ter qualidade de vida envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais (família e amigos), saúde, educação, habitação e saneamento básico, entre outras circunstâncias da vida.

Intrinsecamente ligada à saúde física, a saúde mental depende do bem-estar físico e social. De acordo com a conceituação da Organização Pan-Americana da Saúde/OMS (OPAS/OMS), diversos fatores ameaçam nossa saúde mental. Rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos são alguns exemplos. Em resumo, saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, consegue lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade.

Vanessa Winter detalha o trabalho que realiza para o SESI MG no desenvolvimento de soluções para melhoria da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria. “Realizamos mapeamentos do perfil de saúde mental dos trabalhadores para maior conhecimento do público e assertividade nas soluções. Também fazemos intervenções com foco na prevenção e promoção à saúde, tanto para o público de forma geral como para a liderança, utilizando recursos didáticos pautados na educação em saúde, andragogia (educação para adultos) e como base psicológica a teoria cognitiva comportamental”.

A Porta-voz da equipe Sesi Saúde, Vanessa Winter Nunes, que propõe uma reflexão sobre saúde mental e sua evolução, bem como os fatores que impactam para uma vida mais saudável (Divulgação)

Analista de Saúde do SESI MG, Vanessa Winter Nunes, propõe uma reflexão sobre saúde mental e sua evolução, bem como os fatores que impactam para uma vida mais saudável

Sobre a importância do tema no cenário atual, ela também comenta. “Existem benefícios comprovados quando a empresa implementa melhorias na qualidade de vida dos funcionários. Para as empresas são sinônimos de maior produtividade e menos custos com saúde, rotatividade e absenteísmo. Já para os trabalhadores, maior conhecimento sobre sua saúde, produtividade, satisfação e motivação com o trabalho”, lista. E acrescenta dados para elucidar: “Dados da Organização Mundial de Saúde, (OMS), mostram que a depressão é a mais incapacitante, entre os transtornos – 7,5% e a ansiedade responde por 3,4%. Os problemas relacionados à saúde mental são reconhecidos como  a maior causa de ausência ao trabalho e aposentadoria precoce”.

 

Vanessa também fala sobre como a pandemia e a retomada gradativa dos negócios influenciaram diretamente na atuação desta área nas empresas: “Percebemos um grande interesse e preocupação das empresas com a temática saúde mental no momento. Muitas procuram por apoio para a saúde mental tanto dos trabalhadores como também da liderança. Alguns serviços como atendimento psicossocial, mapeamento do perfil de saúde mental da empresa, capacitação da liderança e inteligência emocional têm sido os mais requisitados”.