Minas Trend: Durante palestra, a produtora de conteúdo Ana Letícia Mattos aborda o poder do marketing de influência para o varejo


No maior Salão de Negócios da América Latina, expositores, e compradores do Norte a Sul do país foram brindados com o SESI E SENAI TALKS. Ana Letícia comentou a sinergia entre o marketing digital e o varejo apontando que o influenciador pode inspirar, agregar e ser referência para a label. “Às vezes, ter milhões de seguidores não basta. É insuficiente! O impacto das ações geradas é mais relevante. O envolvimento é o que mais conta”, pontua

Minas Trend: Durante palestra, a produtora de conteúdo Ana Letícia Mello aborda o poder do marketing de influência para o varejo

Tendência dos tempos digitais, o marketing de influência é uma das ações que o varejo tem lançado mão para falar aos seus consumidores. São novos tempos de experiências em vendas e consumo desenhados nos dois últimos anos em função da pandemia. E o Minas Trend – Maior Salão de Negócios da América Latina –, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG),  além de reunir expositores de Norte a Sul do país e compradores de olho nas criações Primavera/Verão 2023, também proporcionou uma série de palestras. O SESI e SENAI TALKS lançou luz sobre os caminhos da moda e os profissionais nela envolvidos.

A produtora de conteúdo, comunicadora e influenciadora digital Ana Letícia aborda o tema na palestra “Estratégias que vendem – posicionamento e presença digital” sobre a sinergia entre o marketing digital e o varejo apontando que o influenciador pode inspirar, agregar e ser referência para a label. “Às vezes, ter milhões de seguidores não basta. É insuficiente! O impacto das ações geradas é mais relevante. O envolvimento é o que mais conta”, pontua.

A influenciadora digital Ana Letícia faz palestra no dia 19 no Salão de Negócios do Minas Trend (Divulgação)

Ana Letícia Mattos fala sobre a relação do produtor de conteúdo digital e o varejo

Um estudo do Instituto de Pesquisa Nielsen mostra que 92% dos consumidores têm extrema confiança em recomendações de fontes confiáveis com relação a uma empresa. “Os influenciadores podem ser parceiros das marcas, principalmente, em relação à criação de conteúdos, projeção de nome, fixação da marca, e também com as vendas. E contribuem ainda para a presença da marca na internet, além de darem personalidade e identidade às marcas e produtos e se comunicarem de forma efetiva com possíveis clientes, o que tem sido essencial para gerar boas vendas no mercado atual”, comenta.

"Vou abordar a minha experiência como produtora de conteúdo digital e influenciadora, o mercado de influência, como influencers e marcas podem trabalhar em conjunto" (Divulgação)

Trabalhando como comunicadora e criadora de conteúdo na internet desde 2010, Ana Letícia conta que sua trajetória corre paralela à outra área. “Sou formada em Direito, fiz pós-graduação e Mestrado em Direito Público, publiquei alguns livros e dei aulas de Direito em universidades e cursinhos preparatórios para concurso público. Trabalhei por seis anos em Brasília, no Conselho Nacional do Ministério Público, já tendo passado também pela AGE/MG, IEPHA/MG, FNDE e PGR. Hoje, além do meu trabalho na área jurídica, já que sou concursada pública federal e trabalho na Defensoria Pública da União, sou também Consultora de Imagem e Estilo, fundei o Clube do Estilo, presto mentorias na área, e, em 2020, lancei a minha ‘menina dos olhos’, o curso O Poder do Estilo, que é resultado de 12 anos de trabalho com a moda e muito estudo e preparação”, pontua.

"O curso O Poder do Estilo, que é resultado de 12 anos de trabalho com a moda e muito estudo e preparação, que me autorizam a dizer que este é o melhor curso de estilo pessoal que você vai ouvir dizer" (Divulgação)

“O curso O Poder do Estilo que é resultado de 12 anos de trabalho com a moda”

Ana Letícia lembra que “a vida de influenciadora começou com a criação do blog, Anita Bem Criada. Com a ampliação do meu trabalho, do blog vieram o Canal no Youtube, o Instagram, canal no Telegram, os cursos, mentorias, consultorias e palestras com temáticas relacionadas à moda, estilo, imagem, carreira, posicionamento, postura e comportamento”.

E dá a sua opinião sobre a hora de fechar uma parceria: “O mais importante é entender se o produtor de conteúdo parte faz parte de quem consome os produtos da marca. Ele dialoga com quem você quer que compre? Ele tem um engajamento real, que vai além de um alto número de seguidores? Ele compartilha dos mesmos propósitos e visão de mundo?”.

"O mais importante na hora de fechar uma parceria assim, é entender se ele tem um bom 'fit' com a empresa. Ele faz parte faz parte de quem consome a sua marca" (Divulgação)